Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Tito
Tito, 3
1 Continua a lembrar-lhes que estejam sujeitos e sejam obedientes a governos e autoridades como governantes, que estejam prontos para toda boa obra,
2 que não ultrajem a ninguém, que não sejam beligerantes,*1 que sejam razoáveis,*2 exibindo toda a brandura para com todos os homens.
|
3 Pois até mesmo nós éramos outrora insensatos, desobedientes, desencaminhados, escravos de vários desejos e prazeres, procedendo em maldade e inveja, abomináveis, odiando-nos uns aos outros.
4 No entanto, quando se manifestou a benignidade e o amor ao homem*1 da parte de nosso Salvador, Deus,
|
5 não devido a obras de justiça que tivéssemos realizado, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou por intermédio do banho que nos trouxe à vida,*1 e por nos fazer novos por espírito santo.
|
6 Este [espírito] ele derramou ricamente sobre nós por intermédio de Jesus Cristo, nosso Salvador,
7 a fim de que, depois de sermos declarados justos em virtude da benignidade imerecida daquele, nos tornemos herdeiros segundo uma esperança de vida eterna.
8 Fiel é a palavra, e acerca destas coisas desejo que faças constantemente firmes asserções, a fim de que aqueles que creram em Deus possam fixar as mentes em manter obras excelentes. Estas coisas são excelentes e proveitosas para os homens.
9 Esquiva-te, porém, de questões tolas e de genealogias, e de rixas e lutas sobre a Lei, porque são sem proveito e fúteis.
10 Quanto ao homem que promove uma seita,*1 rejeita-o depois da primeira e da segunda admoestação,*2
|
11 sabendo que tal homem foi desviado do caminho*1 e está pecando, estando condenado por si mesmo.
|
12 Quando eu te enviar Ártemas ou Tíquico, faze o máximo para vir ter comigo em Nicópolis, pois é ali que decidi passar o inverno.
13 Supre cuidadosamente a Zenas, que está versado na Lei,*1 e a Apolo, para a viagem deles, para que não lhes falte nada.
|
14 Mas, que os nossos aprendam também a manter obras excelentes, a fim de satisfazer as suas necessidades prementes, para que não sejam infrutíferos.
15 Todos os comigo mandam-te os seus cumprimentos. Dá os meus cumprimentos aos que têm afeição por nós na fé. A benignidade imerecida seja com todos vós.