Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
2 Samuel
2 Samuel, 1
ou, segundo a Versão dos Setenta grega: O SEGUNDO DOS REIS
1 E sucedeu, depois da morte de Saul e quando o próprio Davi retornara de golpear os amalequitas,*1 que Davi ficou morando em Ziclague por dois dias.
|
2 E aconteceu que, no terceiro dia, eis que vinha um homem do acampamento, de Saul, com as suas roupas rasgadas e com terra na sua cabeça; e sucedeu que, vindo ele a Davi, lançou-se imediatamente por terra e prostrou-se.
3 E Davi passou a dizer-lhe: “Donde vens?” a que ele lhe disse: “Escapei do acampamento de Israel.”
4 E Davi prosseguiu, dizendo-lhe: “Em que resultou o assunto? Conta-me, por favor.” A isto ele disse: “O povo fugiu da batalha e também muitos do povo caíram, de modo que morreram, e até mesmo Saul e Jonatã, seu filho, morreram.”
5 Disse então Davi ao moço que o informava: “Como sabes realmente que Saul morreu, e também Jonatã, seu filho?”
6 A isto disse o moço que o informava: “Vim a estar inesperadamente no monte Gilboa, e eis Saul apoiando-se na sua lança; e eis que o haviam alcançado os condutores de carros*1 e os homens montados.
|
7 Quando se virou e me viu, então me chamou e eu disse: ‘Eis-me aqui!’
8 E ele prosseguiu, dizendo-me: ‘Quem és?’ a que eu lhe disse: ‘Sou amalequita.’
9 Então ele disse: ‘Por favor, fica de pé sobre mim e entrega-me definitivamente à morte, pois se apoderou de mim a cãibra,*1 porque toda a minha alma está ainda em mim.’
|
10 De modo que fiquei de pé sobre ele e o entreguei definitivamente à morte, porque eu sabia que não podia viver depois de ter caído. Tomei então o diadema que havia na sua cabeça e o bracelete que tinha no braço, a fim de trazê-los para cá ao meu senhor.”
11 Davi agarrou então as suas roupas e as rasgou, e assim fizeram também todos os homens que estavam com ele.
12 E começaram a lamentar, e a chorar, e a jejuar, até à noitinha, por Saul e por Jonatã, seu filho, e pelo povo de Jeová,*1 e pela casa de Israel, porque haviam caído pela espada.
|
13 Davi disse então ao moço que o informava: “Donde és?” a que ele disse: “Sou filho dum residente forasteiro, amalequita.”
14 Davi disse-lhe então: “Como é que não temeste estender a tua mão para arruinar o ungido*1 de Jeová?”
|
15 Com isso Davi chamou um dos moços e disse: “Chega-te perto. Acomete-o.” Por conseguinte, ele o golpeou, de modo que morreu.
16 Davi disse-lhe então: “A culpa de sangue por ti*1 seja sobre a tua própria cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: ‘Eu mesmo entreguei o ungido de Jeová definitivamente à morte.’”
|
17 E Davi passou a entoar esta endecha por Saul e por Jonatã, filho dele,
18 e a dizer que se devia ensinar aos filhos de Judá “O Arco”. Eis que está escrito no livro de Jasar:*1
|
19 “A formosura, ó Israel, foi morta sobre os teus altos. Como caíram os poderosos!
20 Não o conteis em Gate; Não o anuncieis nas ruas de Ascalom, Para que não se alegrem as filhas dos filisteus, Para que não se rejubilem as filhas dos incircuncisos.
21 Vós, montes de Gilboa, não haja sobre vós nem orvalho nem chuva, nem haja campos de contribuições sagradas;*1 Porque ali foi enodoado*2 o escudo de poderosos, O escudo de Saul, de modo que não havia nenhum ungido com óleo.
|
22 Do sangue dos que foram mortos, da gordura de poderosos, O arco de Jonatã não tornou atrás, E a espada de Saul não voltava sem êxito.
23 Saul e Jonatã, os amáveis e os agradáveis durante a sua vida, E não foram separados na sua morte. Eram mais velozes do que as águias, Eram mais poderosos do que os leões.*1
|
24 Vós, filhas de Israel, chorai por Saul, Que vos vestiu de escarlata com adornos, Que pôs enfeites de ouro na vossa vestimenta.
25 Como caíram os poderosos no meio da batalha! Jonatã, morto sobre os teus altos!
26 Estou aflito por ti, meu irmão Jonatã, Tu me eras muito agradável. Teu amor a mim era mais maravilhoso do que o amor das mulheres.
27 Como caíram os poderosos E pereceram as armas de guerra!”