Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
2 Samuel
2 Samuel, 11
1 E sucedeu, pela volta do ano,*1 no tempo em que os reis fazem surtidas, que Davi passou a enviar Joabe e seus servos com ele, e todo o Israel, para que arruinassem os filhos de Amom e sitiassem Rabá, enquanto Davi morava em Jerusalém.
|
2 E sucedeu, pela hora da noitinha, que Davi foi levantar-se da sua cama e andar pelo terraço da casa do rei; e do terraço avistou uma mulher a banhar-se,*1 e a mulher tinha aparência muito boa.
|
3 Davi mandou então indagar a respeito da mulher e alguém disse: “Não é esta Bate-Seba, filha de Elião,*1 esposa de Urias, o hitita?”
|
4 Depois Davi enviou mensageiros, a fim de tomá-la. De modo que ela entrou até ele e ele se deitou com ela, enquanto ela se santificava da sua impureza. Mais tarde ela voltou para a sua casa.
5 E a mulher ficou grávida. Portanto, mandou informar Davi e disse: “Estou grávida.”
6 Em vista disso, Davi enviou [recado] a Joabe, dizendo: “Envia-me Urias, o hitita.” Joabe, pois, enviou Urias a Davi.
7 Quando Urias chegou a ele, Davi começou a perguntar como Joabe estava passando e como o povo estava passando, e como ia a guerra.
8 Por fim, Davi disse a Urias: “Desce à tua casa e lava teus pés.” Por conseguinte, Urias saiu da casa do rei e o presente de cortesia do rei*1 saía atrás dele.
|
9 No entanto, Urias deitou-se à entrada da casa do rei com todos os outros servos do seu senhor e não desceu à sua própria casa.
10 Informou-se, pois, a Davi, dizendo: “Urias não desceu à sua própria casa.” Em vista disso, Davi disse a Urias: “Não chegaste duma jornada? Por que não desceste à tua própria casa?”
11 Urias disse então a Davi: “A Arca, e Israel, e Judá estão morando em barracas, e meu senhor Joabe e os servos do meu senhor estão acampados na superfície do campo, e eu — entraria eu na minha própria casa para comer e beber, e para me deitar com a minha esposa? Assim como tu vives e assim como a tua alma vive, não farei tal coisa!”
12 Davi disse então a Urias: “Mora aqui também hoje, e amanhã te mandarei embora.” Por isso, Urias ficou morando em Jerusalém naquele dia e no dia seguinte.
13 Além disso, Davi o chamou para que comesse e bebesse diante dele. De modo que o embriagou. Todavia, ele saiu à noitinha para se deitar na sua cama junto com os servos do seu senhor e não desceu à sua própria casa.
14 E sucedeu, de manhã, que Davi passou a escrever uma carta a Joabe e a enviá-la pela mão de Urias.
15 Escreveu, pois, na carta, dizendo: “Ponde Urias na frente das mais fortes cargas de batalha e tereis de retirar-vos de detrás dele, e ele terá de ser golpeado e morto.”
16 E aconteceu que, enquanto Joabe manteve a cidade sob guarda, ele manteve Urias no lugar onde sabia haver lá homens valentes.
17 E saindo os homens da cidade e lutando eles contra Joabe, caíram então alguns do povo, servos de Davi, e morreu também Urias, o hitita.
18 Joabe mandou então comunicar a Davi todos os assuntos da guerra.
19 E prosseguiu a dar ordens ao mensageiro, dizendo: “Assim que tiveres acabado de falar ao rei sobre todos os assuntos da guerra,
20 então tem de dar-se que, se se levantar o furor do rei e ele deveras te disser: ‘Por que tivestes de ir lutar tão perto da cidade? Não sabíeis que atirariam do alto da muralha?
21 Quem foi que golpeou a Abimeleque, filho de Jerubesete?*1 Não foi uma mulher que jogou sobre ele uma mó superior desde o alto da muralha, de modo que morreu em Tebes? Por que tivestes de ir tão perto da muralha?’ então terás de dizer: ‘Morreu também teu servo Urias, o hitita.’”
|
22 Assim, pois, o mensageiro foi, e chegou e contou a Davi tudo aquilo pelo qual Joabe o enviara.
23 E o mensageiro prosseguiu, dizendo a Davi: “Os homens mostraram-se superiores a nós, de modo que saíram contra nós ao campo; mas fomos empurrá-los até a própria entrada do portão.
24 E os atiradores atiravam contra os teus servos desde o alto da muralha, de modo que morreram alguns dos servos do rei; e também morreu teu servo Urias, o hitita.”
25 Então disse Davi ao mensageiro: “Assim dirás a Joabe: ‘Não deixes que este assunto pareça mau aos teus olhos, pois a espada come tanto a um como a outro. Intensifica a tua batalha contra a cidade e derruba-a.’ E encoraja-o.”
26 E a esposa de Urias chegou a ouvir que Urias, seu esposo, tinha morrido, e ela começou a lamentar seu dono.*1
|
27 Quando passou o período de luto, Davi mandou imediatamente [buscá-la] e a acolheu na sua casa, e ela se tornou a sua esposa. No devido tempo ela lhe deu à luz um filho, mas a coisa que Davi tinha feito parecia má aos olhos de Jeová.