Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2 Crônicas, 1

1 E Salomão, filho de Davi, continuou a fortalecer-se no seu reinado, e Jeová, seu Deus, era com ele e o fazia extraordinariamente grande.

2 E Salomão passou a dizer a palavra a todo o Israel, aos chefes de mil e de cem, e aos juízes, e a todos os maiorais de todo o Israel, os cabeças das casas paternas.

3 Então Salomão e toda a congregação*1 com ele foram ao alto que havia em Gibeão; pois era ali que viera ficar a tenda de reunião do [verdadeiro] Deus,*2 feita no ermo por Moisés, o servo de Jeová.

  1. “A congregação.” Hebr.: haq·qa·hál; gr.: ek·kle·sí·a.

  2. “Do [verdadeiro] Deus.” Hebr.: ha·’Elo·hím; gr.: The·oú; Sy: “Jeová”. Veja Ap. 1F.

4 No entanto, a arca do [verdadeiro] Deus tinha sido levada por Davi de Quiriate-Jearim para cima ao lugar que Davi preparara para ela, porque armara para ela uma tenda em Jerusalém.

5 E o altar de cobre feito por Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, tinha sido posto*1 diante do tabernáculo de Jeová; e Salomão e a congregação recorriam a ele como de costume.

  1. Lit.: “ele (alguém) pusera”, M; muitos mss. hebr.: “estava ali”.

6 Salomão fez então ali ofertas perante Jeová sobre o altar de cobre que pertencia à tenda de reunião e passou a oferecer sobre ele mil ofertas queimadas.

7 Durante aquela noite apareceu Deus a Salomão e então lhe disse: “Pede! Que te devo dar?”

8 Então Salomão disse a Deus: “És tu que exerceste grande benevolência*1 para com Davi, meu pai, e que me fizeste rei em seu lugar.

  1. Ou “amor leal”.

9 Agora, ó Jeová Deus, mostre-se fiel a tua promessa a Davi, meu pai, pois tu mesmo me fizeste rei sobre um povo tão numeroso como as partículas de pó da terra.

10 Dá-me agora sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair diante deste povo e para que eu possa entrar, porque quem pode julgar este grande povo teu?”

11 Deus disse então a Salomão: “Visto que isto se mostrou achegado ao teu coração e não pediste riquezas, nem bens materiais, nem honra, nem a alma*1 dos que te odeiam, nem mesmo pediste muitos dias, mas pediste sabedoria e conhecimento para ti, a fim de julgares meu povo sobre o qual te fiz rei,

  1. Ou “vida”.

12 são dados a ti a sabedoria e o conhecimento; também te darei riquezas, e bens materiais, e honra, tais como nenhum rei anterior a ti veio a ter, e tais como nenhum depois de ti virá a ter.”

13 Assim, Salomão veio *1 alto que havia em Gibeão, de diante da tenda de reunião, a Jerusalém, e continuou a reinar sobre Israel.

  1. “Do”, LXXVg.

14 E Salomão estava ajuntando carros e corcéis,*1 de modo que veio a ter mil e quatrocentos carros e doze mil corcéis, e ele os manteve aquartelados em cidades de carros e perto do rei em Jerusalém.

  1. Ou “cavaleiros”.

15 E o rei veio tornar a prata e o ouro em Jerusalém iguais às pedras; e a madeira de cedro ele tornou igual aos sicômoros que há na Sefelá,*1 por causa de sua grande quantidade.

  1. Ou “terra baixa”.

16 E do Egito havia uma exportação de cavalos para Salomão, e o grupo dos próprios mercadores do rei é que levava a tropa de cavalos por um preço.

17 E costumava-se trazer para cima e exportar do Egito um carro por seiscentas moedas de prata e um cavalo por cento e cinqüenta; e assim era para todos os reis dos hititas e para os reis da Síria. Era por meio deles que se fazia a exportação.