Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2 Crônicas, 11

1 Quando Roboão chegou a Jerusalém, congregou imediatamente a casa de Judá e de Benjamim, cento e oitenta mil homens seletos, aptos para a guerra, para lutar contra Israel, a fim de fazer voltar o reino a Roboão.

2 Então veio a palavra de Jeová a Semaías,*1 homem do [verdadeiro] Deus, dizendo:

  1. Significando “Jeová Ouviu”. Hebr.: Shema·‛eyá·hu.

3 “Dize a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel em Judá e em Benjamim, dizendo:

4 ‘Assim disse Jeová: “Não deveis subir e lutar contra os vossos irmãos. Voltai cada um para a sua casa, pois é da minha parte que esta coisa sucedeu.”’” Obedeceram, pois, à palavra de Jeová e retornaram de ir contra Jeroboão.

5 E Roboão continuou morando em Jerusalém e passou a construir cidades fortificadas em Judá.

6 Assim reconstruiu Belém, e Étão, e Tecoa,

7 e Bete-Zur, e Soco, e Adulão,

8 e Gate, e Maressa, e Zife,

9 e Adoraim, e Laquis, e Azeca,

10 e Zorá, e Aijalom, e Hébron, cidades fortificadas que se achavam em Judá e em Benjamim.

11 Além disso, reforçou as fortificações e pôs nelas líderes, e suprimentos de alimentos, e azeite, e vinho,

12 e em todas as diversas cidades escudos grandes e lanças; e prosseguiu reforçando-as a um grau muito alto. E Judá e Benjamim continuaram a ser seus.

13 E os próprios sacerdotes e levitas que estavam em todo o Israel tomaram a sua posição ao lado dele, procedentes de todos os seus territórios.

14 Pois os levitas abandonaram os seus pastios e sua propriedade, e então vieram a Judá e a Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os tinham dispensado de atuar como sacerdotes para com Jeová.

15 E ele passou a constituir para si sacerdotes para os altos, e para os demônios caprinos,*1 e para os bezerros que tinha feito.

  1. “Demônios caprinos.” Talvez os que os adoravam achassem que se tratava de criaturas peludas em forma de bode. Veja Le 17:7 n.: “caprinos”.

16 E seguiam-nos de todas as tribos de Israel os que davam seu coração para procurar a Jeová, o Deus de Israel, vindo eles mesmos a Jerusalém para oferecer sacrifícios a Jeová, o Deus de seus antepassados.

17 E continuaram a fortalecer o reinado de Judá e a confirmar Roboão, filho de Salomão, por três anos, pois andavam no caminho de Davi e de Salomão por três anos.

18 Roboão tomou então por esposa a Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi, e de Abiail, filha de Eliabe, filho de Jessé.

19 Com o tempo ela lhe deu à luz filhos, Jeús e Semarias, e Zaão.

20 E após ela tomou a Maacá, neta de Absalão. Com o tempo ela lhe deu à luz Abias, e Atai, e Ziza, e Selomite.

21 E Roboão amava mais a Maacá, neta de Absalão, do que a todas as suas outras esposas e suas concubinas; pois havia tomado dezoito esposas, também sessenta concubinas, de modo que se tornou pai de vinte e oito filhos e sessenta filhas.

22 Por conseguinte, Roboão constituiu a Abias, filho de Maacá, como cabeça, como líder entre os seus irmãos, pois [pensava em] fazê-lo rei.

23 No entanto, ele agiu com entendimento e distribuiu alguns dentre todos os seus filhos por todas as terras de Judá e de Benjamim, por todas as cidades fortificadas, e deu-lhes alimento em abundância e providenciou [para eles] uma multidão de esposas.