Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2 Crônicas, 34

1 Josias tinha oito anos de idade quando começou a reinar e reinou por trinta e um anos em Jerusalém.

2 E passou a fazer o que era direito aos olhos de Jeová e a andar nos caminhos de Davi, seu antepassado; e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.

3 E no oitavo ano do seu reinado, quando ainda era rapaz, principiou a buscar o Deus de Davi, seu antepassado; e no décimo segundo ano principiou a limpar Judá e Jerusalém dos altos, e dos postes sagrados, e das imagens entalhadas, e das estátuas fundidas.

4 Além disso, demoliram diante dele os altares dos Baalins; e ele cortou deles os pedestais-incensários que havia por cima; e destroçou os postes sagrados, e as imagens entalhadas, e as estátuas fundidas, e os reduziu a pó e [o] esparramou sobre a superfície das sepulturas dos que costumavam oferecer sacrifícios a eles.

5 E queimou ossos de sacerdotes sobre os seus altares. Assim limpou Judá e Jerusalém.

6 Também, nas cidades de Manassés, e de Efraim, e de Simeão, e até Naftali, nos seus lugares desolados em todo o redor,

7 ele foi até mesmo demolir os altares e os postes sagrados, e esmiuçou e pulverizou as imagens entalhadas; e cortou em toda a terra de Israel todos os pedestais-incensários, retornando depois a Jerusalém.

8 E no décimo oitavo ano do seu reinado, tendo purificado o país e a casa, enviou Safã, filho de Azalias, e Maaséias, chefe da cidade, e Joá, filho de Joacaz, o cronista, para consertar a casa de Jeová, seu Deus.

9 E eles passaram a chegar a Hilquias,*1 o sumo sacerdote,*2 e a entregar o dinheiro que se trazia à casa de Deus, que os levitas, os guardas das portas, haviam ajuntado da mão de Manassés e de Efraim, e de todo o restante de Israel, e de todo o Judá e Benjamim, e dos habitantes de Jerusalém.*3

  1. Significando “Meu Quinhão É Jeová”. Hebr.: Hhil·qi·yá·hu.

  2. Lit.: “o grande sacerdote”, MLXXVg.

  3. “Dos habitantes de Jerusalém”, MTLXXSyVg; Mmargem e muitos mss. hebr.: “retornaram a Jerusalém”.

10 Entregaram-no então à mão dos que faziam*1 a obra, os quais estavam encarregados da*2 casa de Jeová. Por sua vez, os que faziam a obra, que estavam ativos na casa de Jeová, usavam-no para reparar e consertar a casa.

  1. “Dos que faziam”, LXXSyVg e muitos mss. hebr.; M: “do que fazia”.

  2. Ou “na”.

11 Deram-no, pois, aos artífices e aos construtores, a fim de comprarem pedras lavradas e madeiras para cavilhas, e para construir com vigas as casas que os reis de Judá tinham arruinado.

12 E os homens agiam em fidelidade na obra; e deles foram encarregados Jaate e Obadias, os levitas, dos filhos de Merari, e Zacarias e Mesulão, dos filhos dos coatitas, para atuarem como supervisores. E os levitas, cada um dos quais era perito com instrumentos de canto,

13 estavam sobre os carregadores e os supervisores de todos os que faziam a obra para os diversos serviços; e dentre os levitas havia secretários, e oficiais, e porteiros.

14 Ora, quando traziam para fora o dinheiro que se levava à casa de Jeová, Hilquias, o sacerdote, achou o livro da lei de Jeová pela mão de Moisés.

15 De modo que Hilquias respondeu e disse a Safã, o secretário: “Achei na casa de Jeová o próprio livro da lei.” Com isto Hilquias deu o livro a Safã.

16 Então Safã levou o livro ao rei e replicou mais ao rei, dizendo: “Tudo o que se colocou na mão dos teus servos eles estão fazendo.

17 E despejam o dinheiro que se acha na casa de Jeová e o dão na mão dos encarregados e na mão dos que fazem a obra.”

18 E Safã, o secretário, prosseguiu, informando o rei, dizendo: “Hilquias, o sacerdote, deu-me um livro.” E Safã começou a lê-lo perante o rei.

19 E aconteceu que, assim que o rei ouviu as palavras da lei, rasgou imediatamente as suas vestes.

20 Então o rei ordenou a Hilquias e a Aicão, filho de Safã, e a Abdom, filho de Micá, e a Safã, o secretário, e a Asaías, servo do rei, dizendo:

21 “Ide, consultai a Jeová por mim e pelo que resta em Israel e em Judá com respeito às palavras do livro que se achou, pois grande é o furor de Jeová que se tem de derramar contra nós pelo fato de que os nossos antepassados não guardaram a palavra de Jeová, fazendo segundo tudo o que está escrito neste livro.”

22 Por conseguinte, Hilquias junto com os que o rei *1 foram ter com Hulda, a profetisa, esposa de Salum, filho de Ticvá,*2 filho de Harás,*3 o guarda-roupa, morando ela em Jerusalém, no segundo bairro; e passaram a falar-lhe neste sentido.

  1. “Designara”, LXX; M omite isso.

  2. Lit.: “Tocate”.

  3. Lit.: “Hasrá”. Mas veja 2Rs 22:14.

23 Por sua vez, ela lhes disse: “Assim disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Dizei*1 ao homem que vos enviou a mim:

  1. “Dizei”, no hebr., imperativo, masc., pl.

24 “Assim disse Jeová: ‘Eis que estou trazendo calamidade sobre este lugar e sobre os seus habitantes, todas as maldições que estão escritas no livro que se lê diante do rei de Judá,

25 pelo fato de que me abandonaram e foram fazer fumaça sacrificial a outros deuses, para me ofender com todos os feitos das suas mãos e para que meu furor se derrame sobre este lugar e não se apague.’”

26 E ao rei de Judá, que vos manda consultar a Jeová, deveis dizer o seguinte: “Assim disse Jeová, o Deus de Israel: ‘No que se refere às palavras que ouviste,

27 visto que o teu coração se amoleceu de modo que te humilhaste por causa de Deus,*1 quando ouviste as suas palavras referentes a este lugar e seus habitantes, e te humilhaste diante de mim, e rasgaste a tua roupa e choraste diante de mim, eu, sim, eu tenho ouvido, é a pronunciação de Jeová.

  1. “Deus”, MVg; Sy: “Jeová”; LXX: “mim”.

28 Eis que te ajunto aos teus antepassados e serás certamente recolhido ao teu cemitério*1 em paz, e teus olhos não olharão para toda a calamidade que estou trazendo sobre este lugar e sobre os seus habitantes.’”’” Levaram então a resposta ao rei.

  1. Lit.: “sepulturas”.

29 E o rei passou a mandar ajuntar todos os anciãos de Judá e de Jerusalém.

30 O rei subiu então à casa de Jeová com todos os homens de Judá, e com os habitantes de Jerusalém, e com os sacerdotes, e com os levitas, e com todo o povo, tanto o grande como o pequeno; e começou a ler aos ouvidos deles todas as palavras do livro do pacto, que fora achado na casa de Jeová.

31 E o rei ficou de pé no seu lugar e passou a concluir o pacto perante Jeová, para ir seguindo a Jeová e para guardar os seus mandamentos, e seus testemunhos, e seus regulamentos, de todo o seu coração e de toda a sua alma, cumprindo as palavras do pacto, que estavam escritas neste livro.

32 Ademais, fez todos os que se achavam em Jerusalém e em Benjamim tomar a sua posição [em relação ao mesmo]. E os habitantes de Jerusalém passaram a fazer segundo o pacto de Deus, o Deus de seus antepassados.

33 Depois Josias removeu todas as coisas detestáveis de todas as terras que pertenciam aos filhos de Israel e fez todos os que se achavam em Israel prestar serviço, para servirem a Jeová, seu Deus. Em todos os seus dias, não se desviaram de seguir a Jeová, o Deus de seus antepassados.