Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2 Crônicas, 29

1 O próprio Ezequias*1 tornou-se rei à idade de vinte e cinco anos e reinou por vinte e nove anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Abias, filha de Zacarias.

  1. Veja 2Rs 20:10 n.

2 E ele fazia o que era direito aos olhos de Jeová, segundo tudo o que Davi, seu antepassado, tinha feito.

3 Ele mesmo, no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa de Jeová e começou a consertá-las.

4 Então trouxe os sacerdotes e os levitas, e ajuntou-os na praça ao leste.

5 E passou a dizer-lhes: “Escutai-me, ó levitas. Santificai-vos agora e santificai a casa de Jeová, o Deus de vossos antepassados, e trazei a coisa impura para fora do lugar santo.

6 Porque os nossos pais agiram de modo infiel e fizeram o que era mau aos olhos de Jeová, nosso Deus, de modo que o deixaram e afastaram as suas faces do tabernáculo de Jeová e apresentaram-lhe a cerviz.

7 Fecharam também as portas do pórtico e mantiveram apagadas as lâmpadas, e não queimaram incenso, e não ofereceram sacrifício queimado ao Deus de Israel no lugar santo.

8 E a indignação de Jeová veio a ser contra Judá e contra Jerusalém, de modo que os fez objeto de estremecimento, objeto de assombro e causa para se assobiar, assim como vedes com os vossos próprios olhos.

9 E eis que os nossos antepassados caíram pela espada, e os nossos filhos, e as nossas filhas, e as nossas esposas estiveram em cativeiro por causa disso.

10 Está agora achegado ao meu coração concluir um pacto com Jeová, o Deus de Israel, para que a sua ira ardente recue de nós.

11 Agora, meus filhos, não fiqueis sossegados, porque vós sois os que Jeová escolheu para ficar de pé perante ele, a fim de ministrar-lhe, e para continuar como seus ministros e os que fazem fumaça sacrificial.”

12 Então se levantaram os levitas: Maate, filho de Amasai, e Joel, filho de Azarias, dos filhos dos coatitas; e dos filhos de Merari: Quis, filho de Abdi, e Azarias, filho de Jealelel; e dos gersonitas: Joá, filho de Zima, e Éden, filho de Joá;

13 e dos filhos de Elizafã: Sinri e Jeuel; e dos filhos de Asafe: Zacarias e Matanias;

14 e dos filhos de Hemã: Jeiel e Simei; e dos filhos de Jedutum: Semaías e Uziel.

15 Ajuntaram então os seus irmãos e santificaram-se, e chegaram segundo o mandamento do rei nas palavras de Jeová para limpar a casa de Jeová.

16 Os sacerdotes entraram então na casa de Jeová para fazer a limpeza e trouxeram toda a sujeira que acharam no templo de Jeová para fora ao pátio da casa de Jeová. Os levitas, por sua vez, receberam-na para levá-la ao vale da torrente do Cédron lá fora.

17 Principiaram assim no primeiro [dia] do primeiro mês com a santificação, e no oitavo dia do mês chegaram ao pórtico de Jeová; portanto, santificaram a casa de Jeová em oito dias e acabaram no décimo sexto dia do primeiro mês.

18 Depois chegaram para dentro, a Ezequias, o rei, e disseram: “Limpamos toda a casa de Jeová, o altar da oferta queimada e todos os seus utensílios, e a mesa do pão de pilha e todos os seus utensílios.

19 E preparamos e santificamos todos os utensílios que o Rei Acaz dispensou do uso durante o seu reinado, na sua infidelidade;*1 e eis que estão diante do altar de Jeová.”

  1. “Infidelidade”, M; gr.: a·po·sta·sí·ai, “apostasia”, do verbo a·fí·ste·mi, “apartar-se de”; o substantivo tem o sentido de deserção, abandono ou rebelião. Veja Jos 22:22; At 21:21; 2Te 2:3 n.

20 E Ezequias, o rei, passou a levantar-se cedo e a ajuntar os príncipes da cidade, e subiu então à casa de Jeová.

21 E eles vieram trazer sete novilhos, e sete carneiros, e sete cordeiros, e sete bodes como oferta pelo pecado para o reino, e para o santuário, e para Judá. Ele disse, pois, aos filhos de Arão, os sacerdotes, que os oferecessem no altar de Jeová.

22 Por conseguinte, abateram o gado vacum e os sacerdotes receberam o sangue e o aspergiram sobre o altar; depois abateram os carneiros e aspergiram o sangue sobre o altar, e abateram os cordeiros e aspergiram o sangue sobre o altar.

23 Depois fizeram chegar os bodes da oferta pelo pecado perante o rei e a congregação e deitaram suas mãos sobre eles.

24 Os sacerdotes abateram-nos então e com o seu sangue fizeram uma oferta pelo pecado sobre o altar, para fazer expiação por todo o Israel; porque o rei disse que a oferta queimada e a oferta pelo pecado [devia ser] para todo o Israel.

25 Entrementes, ele fizera os levitas ficar de pé na casa de Jeová, com címbalos, com instrumentos de cordas e com harpas, segundo o mandamento de Davi e de Gade, visionário do rei, e de Natã, o profeta, pois foi pela mão de Jeová que se dera o mandamento por intermédio dos seus profetas.

26 Os levitas ficaram assim parados com os instrumentos de Davi, e também os sacerdotes com as trombetas.

27 Então Ezequias disse que se oferecesse o sacrifício queimado sobre o altar; e na hora em que principiou a oferta queimada, principiou o canto de Jeová e também as trombetas, sim, sob a regência dos instrumentos de Davi, rei de Israel.

28 E toda a congregação*1 se curvava enquanto ressoava o canto e tocavam as trombetas — tudo isto até acabar a oferta queimada.

  1. “A congregação.” Hebr.: haq·qa·hál; gr.: he ek·kle·sí·a.

29 E assim que acabaram de a oferecer, o rei e todos os que se achavam com ele dobraram-se e prostraram-se.

30 Ezequias, o rei, e os príncipes disseram então aos levitas que louvassem a Jeová com as palavras de Davi e de Asafe, o visionário. De modo que começaram a oferecer louvor, sim, com alegria, e inclinavam-se e prostravam-se.

31 Por fim respondeu Ezequias e disse: “Agora enchestes a vossa mão de poder para Jeová. Aproximai-vos e trazei sacrifícios e sacrifícios de agradecimento à casa de Jeová.” E a congregação começou a trazer sacrifícios e sacrifícios de agradecimento, e também todo o de coração disposto, ofertas queimadas.

32 E o número das ofertas queimadas trazidas pela congregação veio a ser setenta cabeças de gado vacum, cem carneiros, duzentos cordeiros — todos estes como oferta queimada a Jeová;

33 e também as ofertas sagradas: seiscentas cabeças de gado vacum e três mil do rebanho.

34 Somente que os próprios sacerdotes vieram a ser demasiado poucos e não puderam esfolar todas as ofertas queimadas. Ajudaram-lhes, pois, seus irmãos, os levitas, até que se acabou a obra e até que os sacerdotes se puderam santificar, porque os levitas foram de coração mais reto para se santificarem do que os sacerdotes.

35 Também, era grande a quantidade de ofertas queimadas, com os pedaços gordos dos sacrifícios de participação em comum e com as ofertas de bebida para as ofertas queimadas. Assim se preparou o serviço da casa de Jeová.

36 Por conseguinte, Ezequias e todo o povo alegraram-se pelo fato de que o [verdadeiro] Deus tinha feito preparativos para o povo, porque a coisa ocorrera de repente.