Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2 Crônicas, 17

1 E Jeosafá, seu filho, começou a reinar em seu lugar e a fortalecer a sua posição sobre Israel.

2 E passou a pôr forças militares em todas as cidades fortificadas de Judá e a pôr guarnições na terra de Judá bem como nas cidades de Efraim, que Asa, seu pai, havia capturado.

3 E Jeová continuou com Jeosafá por ele andar nos caminhos anteriores de Davi, seu antepassado, e não buscar os Baalins.

4 Porque buscava o Deus de seu pai e andava no seu mandamento, e não segundo os feitos de Israel.

5 E Jeová manteve o reino firmemente estabelecido na sua mão; e todo o Judá continuava a dar a Jeosafá presentes, e ele veio a ter riquezas e glória em abundância.

6 E seu coração tornou-se ousado nos caminhos de Jeová e ele até mesmo removeu de Judá os altos e os postes sagrados.

7 E no terceiro ano do seu reinado mandou [chamar] seus príncipes, a saber, Ben-Hail, e Obadias, e Zacarias, e Netanel, e Micaías, para que ensinassem nas cidades de Judá,

8 e com eles os levitas Semaías, e Netanias, e Zebadias, e Asael, e Semiramote, e Jeonatã, e Adonias, e Tobijá, e Tobe-Adonias, os levitas, e com eles Elisama e Jeorão, os sacerdotes.

9 E eles começaram a ensinar em Judá e tinham consigo o livro da lei de Jeová; e eles davam volta através das cidades de Judá e ensinavam entre o povo.

10 E o pavor de Jeová veio a estar sobre todos os reinos dos países que havia ao redor de Judá e eles não lutaram contra Jeosafá.

11 E dos filisteus traziam-se a Jeosafá presentes e dinheiro como tributo. Também os árabes lhe traziam rebanhos, sete mil e setecentos carneiros e sete mil e setecentos cabritos.

12 E Jeosafá continuou a progredir e a tornar-se grande num grau superior; e ele prosseguiu, construindo em Judá fortes e cidades-armazéns.

13 E veio a ter muitos interesses nas cidades de Judá; e havia em Jerusalém guerreiros, homens poderosos, valentes.

14 E seus cargos eram estes, segundo a casa de seus antepassados: De Judá, os chefes de mil: Adná, o chefe, e com ele havia trezentos mil homens poderosos, valentes.

15 E sob o seu controle estava Jeoanã, o chefe, e com ele havia duzentos e oitenta mil.

16 E sob o seu controle estava Amasia, filho de Zicri, voluntário de Jeová, e com ele havia duzentos mil homens poderosos, valentes.

17 E de Benjamim havia o poderoso, valente Eliada, e com ele havia duzentos mil homens armados de arco e escudo.

18 E sob o seu controle estava Jeozabade, e com ele havia cento e oitenta mil homens equipados para o exército.

19 Estes eram os que ministravam ao rei, além dos que o rei colocou nas cidades fortificadas por todo o Judá.