Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2 Crônicas, 7

1 Ora, assim que Salomão acabou de orar, desceu dos céus o próprio fogo e passou a consumir a oferta queimada e os sacrifícios, e a própria glória de Jeová encheu a casa.

2 E os sacerdotes não puderam entrar na casa de Jeová porque a glória de Jeová enchera a casa de Jeová.

3 E todos os filhos de Israel eram espectadores quando o fogo desceu e a glória de Jeová estava sobre a casa, e dobraram-se imediatamente com os seus rostos para a terra, sobre o pavimento, e prostraram-se e agradeceram a Jeová, “porque ele é bom, pois a sua benevolência é por tempo indefinido”.

4 E o rei e todo o povo ofereciam sacrifício perante Jeová.

5 E o Rei Salomão prosseguiu, oferecendo o sacrifício de vinte e duas mil cabeças de gado vacum e cento e vinte mil ovelhas. Assim o rei e todo o povo inauguraram a casa do [verdadeiro] Deus.

6 E os sacerdotes estavam de pé nos seus postos de dever e os levitas com os instrumentos de canto para Jeová, feitos por Davi para agradecer a Jeová, “pois a sua benevolência é por tempo indefinido”, quando Davi dava louvor pela mão deles; e os sacerdotes tocavam alto as trombetas na frente deles enquanto todos os israelitas estavam de pé.

7 Salomão santificou então o centro do pátio que havia diante da casa de Jeová, porque ali fazia as ofertas queimadas e [ofertava] os pedaços gordos dos sacrifícios de participação em comum, pois o próprio altar de cobre que Salomão fizera não pôde conter a oferta queimada, e a oferta de cereais, e os pedaços gordos.

8 E Salomão passou a realizar a festividade naquele tempo por sete dias, e com ele todo o Israel, uma congregação*1 muito grande, desde a entrada de Hamate para baixo, até o vale da torrente do Egito.

  1. “Congregação.” Hebr.: qa·hál; gr.: ek·kle·sí·a; lat.: ec·clé·si·a.

9 Mas no oitavo dia realizaram uma assembléia solene, porque haviam celebrado a inauguração do altar por sete dias e a festividade por sete dias.

10 E no vigésimo terceiro dia do sétimo mês ele mandou o povo embora para os seus lares, alegre e sentindo-se bem de coração pela bondade que Jeová havia feito a Davi e a Salomão, bem como a Israel, seu povo.

11 Assim Salomão acabou a casa de Jeová e a casa do rei; e em tudo o que veio ao coração de Salomão para fazer com respeito à casa de Jeová e à sua própria casa ele se mostrou bem sucedido.

12 Jeová apareceu então a Salomão durante a noite e disse-lhe: “Ouvi a tua oração e escolhi este lugar para mim como casa de sacrifício.

13 Quando eu cerrar os céus para que não venha a haver chuva, e quando eu ordenar aos gafanhotos que consumam o país, e se eu enviar uma pestilência entre o meu povo,

14 e meu povo, que tem sido chamado pelo meu nome, se humilhar e orar, e procurar a minha face, e recuar dos seus maus caminhos, então eu mesmo ouvirei desde os céus e perdoarei o seu pecado, e sararei a sua terra.

15 Os meus próprios olhos se mostrarão agora abertos e os meus ouvidos atentos à oração neste lugar.

16 E agora deveras escolho e santifico esta casa, a fim de que o meu nome mostre estar ali por tempo indefinido, e meus olhos e meu coração certamente mostrarão estar ali para sempre.

17 “E se tu mesmo andares diante de mim assim como andou Davi, teu pai, sim, fazendo segundo tudo o que te ordenei, e se guardares os meus regulamentos e as minhas decisões judiciais,

18 então hei de estabelecer o trono do teu reinado assim como pactuei com Davi, teu pai, dizendo: ‘Não se decepará um homem teu de dominar sobre Israel.’

19 Mas se vós mesmos voltardes atrás e realmente abandonardes os meus estatutos e os meus mandamentos que pus diante de vós, e realmente fordes e servirdes a outros deuses, e vos curvardes diante deles,

20 então hei de desarraigá-los do meu solo que lhes dei; e esta casa que santifiquei ao meu nome lançarei para longe de diante da minha face, e eu a farei uma expressão proverbial e um escárnio entre todos os povos.

21 Quanto a esta casa que se terá tornado montões de ruínas,*1 todo aquele que passar por ela olhará assombrado e certamente dirá: ‘Por que razão fez Jeová isso a esta terra e a esta casa?’

  1. Veja 1Rs 9:8 n.

22 E terá de dizer-se: ‘Foi por terem deixado a Jeová, o Deus de seus antepassados, que os fizera sair da terra do Egito, e terem passado a agarrar-se a outros deuses, e a curvar-se diante deles e a servi-los. Foi por isso que trouxe sobre eles toda esta calamidade.’”