Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
2 Crônicas
2 Crônicas, 28
1 Acaz tinha vinte anos de idade quando começou a reinar e reinou por dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era direito aos olhos de Jeová, igual a Davi, seu antepassado.
2 Mas andou nos caminhos dos reis de Israel e fez até mesmo estátuas fundidas dos Baalins.
3 E ele mesmo fez fumaça sacrificial no vale do filho de Hinom*1 e passou a queimar seus filhos*2 no fogo, segundo as coisas detestáveis das nações que Jeová havia desalojado de diante dos filhos de Israel.
|
4 E oferecia regularmente sacrifícios e fazia fumaça sacrificial nos altos, e nos morros, e debaixo de toda sorte de árvore frondosa.
5 Por conseguinte, Jeová, seu Deus, entregou-o na mão do rei da Síria, de modo que o golpearam e levaram dele grande número de cativos, e trouxeram-nos a Damasco. E ele foi dado também na mão do rei de Israel, de modo que o golpeou com uma grande matança.
6 Conseqüentemente, Peca, filho de Remalias, matou em Judá cento e vinte mil num só dia, todos homens valentes, por terem abandonado a Jeová, o Deus de seus antepassados.
7 Além disso, Zicri, homem poderoso de Efraim, matou a Maaséias, filho do rei, e a Azricão, líder dos da casa, e a Elcana, o segundo depois do rei.
8 Outrossim, os filhos de Israel tomaram cativos a duzentos mil dos seus irmãos, mulheres, filhos e filhas; e também muitíssimo despojo tomaram para si como saque, levando depois o despojo a Samaria.
9 E aconteceu que havia ali um profeta de Jeová, cujo nome era Odede. Ele saiu, pois, diante do exército que chegava a Samaria e disse-lhes: “Eis que foi por causa do furor de Jeová, o Deus de vossos antepassados, contra Judá, que ele os entregou na vossa mão, de modo que fizestes uma matança entre eles com uma fúria que chegou até os céus.
10 E agora pensais*1 em reduzir os filhos de Judá e de Jerusalém a servos e a servas para vós. Todavia, não há com vós mesmos casos de culpa contra Jeová, vosso Deus?
|
11 E agora escutai-me e devolvei os cativos que capturastes de vossos irmãos, porque a ira ardente de Jeová está contra vós.”
12 Em vista disso, [certos] homens dos cabeças dos filhos de Efraim, Azarias, filho de Jeoanã, e Berequias, filho de Mesilemote, e Jeisquias, filho de Salum, e Amasa, filho de Hadlai, levantaram-se contra os que entravam da campanha militar
13 e disseram-lhes: “Não deveis trazer para cá os cativos, pois resultará em culpa da nossa parte contra Jeová. Pensais em acrescentar aos nossos pecados e à nossa culpa, porque abundante é a culpa que temos e há ira ardente contra Israel.”
14 Por conseguinte, os homens armados deixaram os cativos e o saque diante dos príncipes e de toda a congregação.
15 Então os homens designados por nomes levantaram-se e tomaram os cativos, e vestiram do despojo todos os que deles estavam nus. Vestiram-nos, pois, e forneceram-lhes sandálias, e alimentaram-nos, e deram-lhes de beber, e untaram-nos. Além disso, no caso de todos os que cambaleavam, deram-lhes transporte em jumentos e levaram-nos a Jericó, a cidade das palmeiras, para junto dos seus irmãos. Depois retornaram a Samaria.
16 Naquele tempo, o Rei Acaz enviou [mensageiros] aos reis da Assíria para que lhe ajudassem.
17 E novamente entraram os próprios edomitas, e então golpearam a Judá e levaram [consigo] cativos.
18 Quanto aos filisteus, fizeram uma incursão contra as cidades da Sefelá*1 e do Negebe*2 de Judá, e foram capturar Bete-Semes, e Aijalom, e Gederote, e Soco e suas aldeias dependentes, e Timná e suas aldeias dependentes, e Ginzo e suas aldeias dependentes; e passaram a morar ali.
|
19 Pois Jeová humilhou a Judá por causa de Acaz, rei de Israel,*1 porque deixara aumentar o desenfreio em Judá, e agia-se com grande infidelidade*2 para com Jeová.
|
20 Por fim chegou contra ele Tilgate-Pilneser, rei da Assíria, e causou-lhe aflição, e não o fortaleceu.
21 Porque Acaz despojou a casa de Jeová e a casa do rei e dos príncipes, e assim deu um presente ao rei da Assíria; mas isso não lhe era de auxílio.
22 Todavia, no tempo em que lhe causava aflição, ele agiu de modo ainda mais infiel para com Jeová, isto é, o Rei Acaz o fez.
23 E começou a oferecer sacrifícios aos deuses de Damasco que o golpeavam, e prosseguiu, dizendo: “Uma vez que os deuses dos reis da Síria os ajudam, oferecerei sacrifícios a eles para que me ajudem.” E estes mesmos se tornaram causa de tropeço para ele e para todo o Israel.
24 Ainda mais, Acaz ajuntou os utensílios da casa do [verdadeiro] Deus e retalhou os utensílios da casa do [verdadeiro] Deus, e fechou as portas da casa de Jeová e fez para si altares em cada esquina de Jerusalém.
25 E em todas as cidades, sim, nas cidades de Judá, ele fez altos para fazer fumaça sacrificial a outros deuses, de modo que ofendeu a Jeová, o Deus de seus antepassados.
26 Quanto ao resto dos seus assuntos e de todos os seus caminhos, os primeiros e os últimos, eis que estão escritos no Livro dos Reis de Judá e de Israel.
27 Por fim, Acaz deitou-se com os seus antepassados e enterraram-no na cidade, em Jerusalém, pois não o levaram às sepulturas dos reis de Israel. E Ezequias, seu filho, começou a reinar em seu lugar.