Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
2 Crônicas
2 Crônicas, 23
1 E no sétimo ano, Jeoiada mostrou-se corajoso e passou a tomar os chefes de cem, a saber, Azarias, filho de Jeroão, e Ismael, filho de Jeoanã, e Azarias, filho de Obede, e Maaséias, filho de Adaías, e Elisafate, filho de Zicri, fazendo com eles um pacto.
2 Depois fizeram a ronda através de Judá e reuniram os levitas de todas as cidades de Judá, bem como os cabeças das casas paternas de Israel. Chegaram, pois, a Jerusalém.
3 Toda a congregação concluiu então um pacto com o rei na casa do [verdadeiro] Deus, dizendo-lhes ele depois: “Eis que reinará o próprio filho do rei, assim como Jeová prometeu referente aos filhos de Davi.
4 Esta é a coisa que fareis: um terço de vós que estais entrando no sábado, dos sacerdotes e dos levitas, sereis guardas das portas;
5 e um terço ficará na casa do rei; e um terço ficará no Portão do Fundamento; e todo o povo ficará nos pátios da casa de Jeová.
6 E não deixeis a ninguém entrar na casa de Jeová, exceto os sacerdotes e aqueles dos levitas que estiverem ministrando. Estes são os que entrarão, porque são um grupo santo, e todos os do próprio povo cumprirão a obrigação para com Jeová.
7 E os levitas terão de rodear o rei em toda a volta, cada um com as suas armas nas mãos; e quanto a alguém que entrar na casa, deve ser morto. E permanecei com o rei quando ele entrar e quando sair.”
8 E os levitas e todo o Judá passaram a fazer segundo tudo o que Jeoiada, o sacerdote, ordenara. Portanto, tomaram cada um os seus homens que estavam entrando no sábado, junto com os que iam sair no sábado, porque Jeoiada não dispensara as turmas do dever.
9 Além disso, Jeoiada, o sacerdote, deu aos chefes de cem as lanças e os escudos, e os escudos redondos, que pertenceram ao Rei Davi, os quais estavam na casa do [verdadeiro] Deus.
10 E foi colocar todo o povo, sim, cada um com a sua arma de arremesso na mão, desde o lado direito da casa até o lado esquerdo da casa, junto ao altar e junto à casa, em todo o redor, perto do rei.
11 Trouxeram então para fora o filho do rei e puseram sobre ele o diadema e o Testemunho, e fizeram-no rei, e assim o ungiram Jeoiada e seus filhos e disseram: “Viva o rei!”
12 Quando Atalia ouviu o ruído do povo correndo e louvando o rei, foi imediatamente ter com o povo na casa de Jeová.
13 Então ela viu, e eis o rei de pé junto à sua coluna*1 na entrada, e os príncipes e as trombetas junto ao rei, e todo o povo da terra alegrando-se e tocando as trombetas, e os cantores com os instrumentos de canto, bem como os que davam o sinal para se oferecer louvor. Atalia rasgou imediatamente as suas vestes e disse: “Conspiração! Conspiração!”
|
14 Mas Jeoiada, o sacerdote, fez sair os chefes de cem, os encarregados da força militar, e disse-lhes: “Levai-a para fora das fileiras; e quanto a qualquer que for atrás dela, deve ser morto à espada!” Porque o sacerdote havia dito: “Não a deveis entregar à morte na casa de Jeová.”
15 De modo que deitaram mãos nela. E chegando ela à entrada do portão dos cavalos, da casa do rei, entregaram-na ali imediatamente à morte.
16 Jeoiada concluiu então um pacto entre si*1 e todo o povo, e o rei, de que continuariam como povo de Jeová.
|
17 Depois chegou todo o povo à casa de Baal e a demoliu; e destroçaram os seus altares e as suas imagens, e mataram a Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares.
18 Outrossim, Jeoiada pôs os cargos da casa de Jeová na mão dos sacerdotes [e] dos levitas,*1 a quem Davi tinha posto em turmas sobre a casa de Jeová para oferecer os sacrifícios queimados de Jeová, conforme o que está escrito na lei de Moisés, com alegria e com cântico, pelas mãos de Davi.
|
19 De modo que colocou em posição os porteiros nos portões da casa de Jeová para que não entrasse ninguém que de algum modo fosse impuro.
20 Tomou então os chefes de cem, e os majestosos, e os governantes do povo, e todo o povo da terra, e fez o rei descer da casa de Jeová. Então chegaram à casa do rei através do portão superior e fizeram o rei assentar-se no trono do reino.
21 E todo o povo da terra continuou a alegrar-se; e a própria cidade teve sossego, e a Atalia tinham entregue à morte pela espada.