Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2 Crônicas, 5

1 Finalmente estava terminada toda a obra que Salomão tinha de fazer para a casa de Jeová e Salomão começou a levar para dentro as coisas tornadas sagradas por Davi, seu pai; e a prata, e o ouro, e todos os utensílios ele pôs nos tesouros da casa do [verdadeiro] Deus.

2 Foi então que Salomão passou a congregar os anciãos de Israel e todos os cabeças das tribos, os maiorais das casas paternas dos filhos de Israel, em Jerusalém, para que fizessem a arca do pacto de Jeová subir da Cidade de Davi, isto é, Sião.

3 De modo que todos os homens de Israel se congregaram ao rei na festividade, a do sétimo mês.

4 Vieram, pois, todos os anciãos de Israel, e os levitas começaram a carregar a Arca.

5 E foram levar a Arca para cima, bem como a tenda de reunião e todos os utensílios sagrados que havia na tenda. Os sacerdotes, os levitas,*1 levaram-nos para cima.

  1. “Os sacerdotes, os levitas”, M; TLXXSy e 24 mss. hebr.: “Os sacerdotes e os levitas”; Vg: “Os sacerdotes com os levitas”.

6 E o Rei Salomão e toda a assembléia dos israelitas que mantinham seu encontro com ele diante da Arca estavam sacrificando ovelhas e gado vacum que não se podiam contar nem computar pela sua multidão.

7 Então os sacerdotes levaram a arca do pacto de Jeová para dentro, ao seu lugar, ao compartimento mais recôndito da casa, ao Santíssimo, debaixo das asas dos querubins.

8 Os querubins estendiam assim continuamente as suas asas sobre o lugar da Arca, de modo que os querubins cobriam por cima a Arca e seus varais.

9 Mas os varais eram compridos, de modo que as pontas dos varais eram visíveis do Santo*1 na frente do compartimento mais recôndito, mas não eram visíveis de fora, e continuam*2 ali até o dia de hoje.

  1. “Santo”, LXX, cinco mss. hebr. e 1Rs 8:8; M: “Arca”.

  2. “Continuam”, TLXXSy, muitos mss. hebr. e 1Rs 8:8; M: “continua”.

10 Não havia nada na Arca a não ser as duas tábuas que Moisés dera em Horebe, quando Jeová fez um pacto com os filhos de Israel quando saíam do Egito.

11 E sucedeu que, quando os sacerdotes saíram do lugar santo, (porque todos os sacerdotes que se podiam achar santificaram-se, da sua parte — não havia necessidade de se observarem turmas,)

12 e os levitas que eram cantores pertencentes a todos eles, a saber, a Asafe, a Hemã, a Jedutum, e aos seus filhos, e aos seus irmãos, vestidos de tecido fino, com címbalos e com instrumentos de cordas e harpas, estavam de pé ao leste do altar e junto com eles sacerdotes [no número de] cento e vinte tocando as trombetas;

13 e sucedeu que, assim que os que tocavam as trombetas e os cantores eram como que um, fazendo um só som ser ouvido em louvor e em agradecimento a Jeová, e assim que elevaram o som com as trombetas, e com os címbalos, e com os instrumentos de canto, e com louvor a Jeová, “porque ele é bom, pois a sua benevolência*1 é por tempo indefinido”, a própria casa se encheu duma nuvem, a própria casa de Jeová,

  1. Ou “amor leal”.

14 e os sacerdotes não puderam ficar de pé para ministrar por causa da nuvem; porque a glória de Jeová encheu a casa do [verdadeiro] Deus.