Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Sofonias
Sofonias, 1
1 A palavra de Jeová que veio a haver para Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá:
2 “Sem falta acabarei com tudo na superfície do solo”, é a pronunciação de Jeová.
3 “Acabarei com o homem terreno e com o animal. Acabarei com a criatura voadora dos céus e com os peixes do mar, e com as pedras de tropeço junto com os iníquos; e deceparei o gênero humano*1 da superfície do solo”, é a pronunciação de Jeová.*2
|
4 “E eu vou estender a minha mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém, e vou decepar deste lugar os que restarem de Baal,*1 o nome dos sacerdotes de deuses estrangeiros*2 junto com os sacerdotes,
|
5 e os que se curvam nos terraços diante do exército dos céus, e os que se curvam, fazendo juramentos a Jeová e fazendo juramentos por Malcão,*1
|
6 e os que retrocedem de seguir a Jeová e que não procuraram a Jeová e não o consultaram.”
7 Cala-te diante do Soberano Senhor Jeová; porque está próximo o dia de Jeová, pois Jeová preparou um sacrifício; ele santificou os seus convidados.
8 “E terá de acontecer, no dia do sacrifício de Jeová, que vou voltar a [minha] atenção para os príncipes, e para os filhos do rei, e para todos os que usam vestuário estrangeiro.
9 E vou voltar a [minha] atenção para todo aquele que naquele dia trepar ao palanque,*1 os que encherem a casa de seus amos*2 com violência e engano.
|
10 E naquele dia”, é a pronunciação de Jeová, “terá de ocorrer o som dum clamor procedente do Portão do Peixe, e um uivo do segundo bairro, e um grande estrondo desde os morros.
11 Uivai, habitantes de Mactés,*1 pois foi silenciado todo o povo comerciante; foram decepados todos os que pesavam a prata.
|
12 “E naquele tempo terá de acontecer que vasculharei Jerusalém com lâmpadas e vou voltar a [minha] atenção para os homens*1 que ficam rígidos sobre as suas borras [e] que dizem no seu coração: ‘Jeová não fará o que é bom e não fará o que é mau.’
|
13 E sua riqueza terá de ficar para a rapina e suas casas, um baldio desolado. E construirão casas, mas não [as] ocuparão; e plantarão vinhedos, mas não beberão o vinho deles.
14 “Está próximo o grande dia de Jeová.*1 Está próximo e se apressa muitíssimo. O ruído do dia de Jeová é amargo. Ali o poderoso*2 deixa escapar um grito.
|
15 Este dia é dia de fúria, dia de aflição e de angústia, dia de tempestade e de desolação, dia de escuridão e de trevas, dia de nuvens e de densas trevas,
16 dia de buzina*1 e de sinal de alarme, contra as cidades fortificadas e contra as altas torres de ângulo.
|
17 E vou causar aflição à humanidade,*1 e hão de andar como cegos; porque foi contra Jeová que eles pecaram. E seu sangue será realmente derramado como pó e suas vísceras como fezes.
|
18 Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da fúria de Jeová; mas toda a terra*1 será devorada pelo fogo do seu zelo, porque ele fará uma exterminação, sim, uma terrível,*2 de todos os habitantes da terra.”
|