Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2 Crônicas, 22

1 Então os habitantes de Jerusalém fizeram rei a Acazias,*1 filho mais moço dele, em seu lugar, (porque a guerrilha que chegara com os árabes ao acampamento matara todos os mais velhos,) e Acazias, filho de Jeorão, começou a reinar como rei de Judá.

  1. “Acazias.” Hebr.: ’Ahhaz·yá·hu. É o mesmo que o “Jeoacaz” em 21:17, também significando “Jeová se Apoderou”. Aqui, o nome de Deus, abreviado como Yá·hu, segue a “Acaz” em vez de vir antes deste nome.

2 Acazias tinha vinte e dois*1 anos de idade quando começou a reinar e reinou por um ano em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Atalia, neta*2 de Onri.

  1. “Vinte e dois”, LXXLSy e 2Rs 8:26; MVg: “quarenta e dois”; LXX: “vinte”.

  2. Lit.: “filha”.

3 Ele mesmo também andou nos caminhos da casa de Acabe, porque a sua própria mãe tornou-se sua conselheira em agir iniquamente.

4 E ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová, igual à casa de Acabe, pois estes mesmos se lhe tornaram conselheiros depois da morte de seu pai, para a sua ruína.

5 Foi também no seu conselho que ele andou, de modo que foi com Jeorão, filho de Acabe, rei de Israel, à guerra contra Hazael, rei da Síria, em Ramote-Gileade, onde os atiradores chegaram a golpear Jeorão.*1

  1. Lit.: “Jorão”.

6 Por isso ele voltou para se curar em Jezreel das feridas que lhe infligiram em Ramá, quando lutou contra Hazael, rei da Síria. Quanto a Azarias,*1 filho de Jeorão, rei de Judá, desceu ele para visitar Jeorão, filho de Acabe, em Jezreel, pois estava doente.

  1. “Quanto a Azarias.” Hebr.: wa·‛Azar·yá·hu; nos vv. 1, 2, 7-11: “Acazias”.

7 Mas era da parte de Deus que ocorreu a queda de Acazias, porque fora ter com Jeorão; e quando chegou, saiu com Jeorão a Jeú, neto*1 de Ninsi, a quem Jeová havia ungido para decepar a casa de Acabe.

  1. Lit.: “filho”.

8 E sucedeu que, assim que Jeú tinha entrado em disputa com a casa de Acabe, ele foi achar os príncipes de Judá e os filhos dos irmãos de Acazias, ministros de Acazias, e passou a matá-los.

9 Depois foi procurar Acazias, e por fim o capturaram, enquanto se escondia em Samaria, e o trouxeram a Jeú. Entregaram-no então à morte e enterraram-no, pois disseram: “Ele é neto de Jeosafá que buscou a Jeová de todo o seu coração.” E não havia ninguém da casa de Acazias que retivesse poder para o reino.

10 Quanto a Atalia, mãe de Acazias, viu ela que seu filho tinha morrido. Ela se levantou, pois, e destruiu toda a descendência real da casa de Judá.

11 No entanto, Jeosabeate, filha do rei, tomou a Jeoás,*1 filho de Acazias, e o furtou dentre os filhos do rei que iam ser mortos, e pôs tanto a ele como a sua ama no quarto interior dos leitos. E Jeosabeate, filha do Rei Jeorão, esposa de Jeoiada, o sacerdote, (pois acontecia que ela mesma era irmã de Acazias,) manteve-o escondido por causa de Atalia e esta não o entregou à morte.

  1. Lit.: “Joás”. Veja 2Rs 11:21 n.

12 E ele permaneceu escondido com eles na casa do [verdadeiro] Deus por seis anos, enquanto Atalia governava como rainha sobre o país.