Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
2 Crônicas
2 Crônicas, 25
1 Amazias tornou-se rei à idade de vinte e cinco anos e reinou por vinte e nove anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Jeoadã, de Jerusalém.
2 E ele fazia o que era direito aos olhos de Jeová, apenas não de pleno coração.
3 E sucedeu que, assim que o reino se tornara forte sobre ele, matou prontamente os seus servos que tinham golpeado o rei, seu pai.
4 E não entregou à morte os filhos deles, mas [fez] conforme o que está escrito na lei, no livro de Moisés, que Jeová ordenou, dizendo: “Os pais não devem morrer por causa dos filhos, nem devem os próprios filhos morrer por causa dos pais; mas cada um deve morrer pelo seu próprio pecado.”
5 E Amazias passou a reunir Judá e a fazê-los ficar de pé, segundo a casa de seus antepassados, pelos chefes de mil e pelos chefes de cem para todo o Judá e Benjamim; e ele foi registrá-los da idade de vinte anos para cima, e por fim achou que [eram] trezentos mil homens seletos que saíam para o exército, manejando a lança e o escudo grande.
6 Além disso, contratou de Israel cem mil homens poderosos, valentes, por cem talentos*1 de prata.
|
7 E chegou a ele certo homem do [verdadeiro] Deus, dizendo: “Ó rei, não deixes vir contigo o exército de Israel, porque Jeová não está com Israel, [isto é,] todos os filhos de Efraim.
8 Mas vem tu mesmo, age, sê corajoso para a guerra. O [verdadeiro] Deus poderia fazer-te tropeçar diante dum inimigo; porque com Deus*1 há poder para ajudar e para fazer tropeçar.”
|
9 Em vista disso, Amazias disse ao homem do [verdadeiro] Deus: “Mas que se deve fazer a respeito dos cem talentos que dei às tropas de Israel?” A isto disse o homem do [verdadeiro] Deus: “Há com Jeová o meio de dar-te muito mais do que isso.”
10 Por conseguinte, Amazias separou-os, a saber, as tropas que chegaram a ele de Efraim, para que fossem ao seu próprio lugar. No entanto, a ira deles acendeu-se muito contra Judá, de modo que retornaram ao seu próprio lugar em ira acesa.
11 E Amazias, da sua parte, tomou coragem e passou a chefiar seu próprio povo e a ir ao Vale do Sal; e ele foi golpear os filhos de Seir, dez mil [deles].
12 E havia dez mil que os filhos de Judá capturaram vivos. Levaram-nos, pois, ao cume do rochedo e passaram a lançá-los do cume do rochedo; e todos eles rebentaram.
13 Quanto aos membros da tropa que Amazias fez retornar de ir com ele à guerra, começaram a fazer incursões contra as cidades de Judá, desde Samaria até Bete-Horom, e foram golpear três mil deles e tomar grande saque.
14 Sucedeu, porém, depois de Amazias chegar de golpear os edomitas, que ele trouxe então os deuses dos filhos de Seir e os estabeleceu para si como deuses e começou a curvar-se diante deles, e a eles começou a fazer fumaça sacrificial.
15 Conseqüentemente, acendeu-se a ira de Jeová contra Amazias, e por isso lhe enviou um profeta e disse-lhe: “Por que buscaste os deuses do povo, que não livraram o seu próprio povo da tua mão?”
16 E aconteceu que, falando-lhe ele, [o rei] lhe disse imediatamente: “Acaso te constituímos conselheiro do rei? Deixa isso, por tua própria causa. Por que se devia golpear-te?” Por conseguinte, o profeta cessou, mas disse: “Sei com certeza que Deus resolveu arruinar-te por teres feito isto e por não teres escutado meu conselho.”
17 Amazias, o rei de Judá, aconselhou-se então e mandou dizer a Jeoás, filho de Jeoacaz, filho de Jeú, rei de Israel: “Vem! Olhemo-nos um ao outro na face.”
18 Então Jeoás, rei de Israel, mandou dizer a Amazias, rei de Judá: “A própria planta espinhosa que estava no Líbano mandou dizer ao cedro que estava no Líbano: ‘Dá deveras a tua filha ao meu filho por esposa.’ Todavia, um animal selvático do campo, que estava no Líbano, passou por ali e pisou a planta espinhosa.
19 Disseste a ti mesmo: Eis que golpeei Edom. E teu coração te elevou para ser glorificado. Agora, fica deveras morando na tua própria casa. Por que devias empenhar-te numa luta em posição má e ter de cair, tu e Judá contigo?”
20 Mas Amazias não escutou; porque isto era da parte do [verdadeiro] Deus, com o fim de entregá-los na sua mão, visto que tinham buscado os deuses de Edom.
21 De modo que subiu Jeoás, rei de Israel, e passaram a olhar-se um ao outro na face, ele e Amazias, rei de Judá, em Bete-Semes, que pertence a Judá.
22 E Judá veio a ser derrotado diante de Israel, de modo que se puseram em fuga, cada um para a sua tenda.*1
|
23 E foi a Amazias, rei de Judá, filho de Jeoás, filho de Jeoacaz, que Jeoás, rei de Israel, capturou em Bete-Semes, levando-o depois a Jerusalém e fazendo uma brecha na muralha de Jerusalém, desde o Portão de Efraim até o Portão da Esquina, quatrocentos côvados.*1
|
24 E *1 todo o ouro e a prata, bem como todos os objetos que se achavam na casa do [verdadeiro] Deus com Obede-Edom, e os tesouros da casa do rei e os reféns, e então retornou a Samaria.
|
25 E Amazias, filho de Jeoás, rei de Judá, seguiu vivendo depois da morte de Jeoás, filho de Jeoacaz, rei de Israel, por quinze anos.
26 Quanto ao resto dos assuntos de Amazias, os primeiros e os últimos, não estão escritos no Livro dos Reis de Judá e de Israel?
27 E desde o tempo em que Amazias se desviou de seguir a Jeová passaram a formar uma conspiração contra ele em Jerusalém. Por fim ele fugiu para Laquis; porém, mandaram persegui-lo até Laquis e ali o entregaram à morte.
28 Carregaram-no, pois, sobre cavalos e enterraram-no com os seus antepassados na cidade de Judá.*1
|