Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
2 Crônicas
2 Crônicas, 36
1 O povo da terra tomou então a Jeoacaz, filho de Josias, e o fez rei em lugar de seu pai em Jerusalém.
2 Jeoacaz*1 tinha vinte e três anos de idade quando começou a reinar e reinou por três meses em Jerusalém.
|
3 Todavia, o rei do Egito o removeu em Jerusalém e multou o país em cem talentos*1 de prata e um talento de ouro.
|
4 Outrossim, o rei do Egito fez Eliaquim, seu irmão, rei sobre Judá e sobre Jerusalém, e mudou-lhe o nome para Jeoiaquim; mas Neco tomou a seu irmão Jeoacaz e o levou ao Egito.
5 Jeoiaquim tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou por onze anos em Jerusalém; e continuou a fazer o que era mau aos olhos de Jeová, seu Deus.
6 Contra ele subiu Nabucodonosor, rei de Babilônia, para prendê-lo com dois grilhões de cobre, a fim de levá-lo a Babilônia.
7 E Nabucodonosor levou a Babilônia alguns dos utensílios da casa de Jeová, e então os pôs no seu palácio*1 em Babilônia.
|
8 Quanto ao resto dos assuntos de Jeoiaquim e às suas coisas detestáveis que fez, e o que se podia achar contra*1 ele, eis que estão escritos no Livro dos Reis de Israel e de Judá; e Joaquim, seu filho, começou a reinar em seu lugar.
|
9 Joaquim tinha dezoito*1 anos de idade quando começou a reinar e reinou por três meses e dez dias em Jerusalém; e ele continuou a fazer o que era mau aos olhos de Jeová.
|
10 E na volta do ano, o Rei Nabucodonosor mandou trazê-lo a si a Babilônia, junto com os objetos desejáveis da casa de Jeová. Ademais, fez rei a Zedequias, irmão [do pai] dele, sobre Judá e Jerusalém.
11 Zedequias tinha vinte e um anos de idade quando começou a reinar e reinou por onze anos em Jerusalém.
12 E ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová, seu Deus. Não se humilhou por causa de Jeremias, o profeta, às ordens de Jeová.
13 E até mesmo se rebelou contra o Rei Nabucodonosor, que o fizera jurar por Deus; e enrijecia sua cerviz e endurecia seu coração para não retornar a Jeová, o Deus de Israel.
14 Mesmo todos os chefes dos sacerdotes e o próprio povo praticavam infidelidade em grande escala, de acordo com todas as coisas detestáveis das nações, de modo que aviltaram a casa de Jeová, que ele havia santificado em Jerusalém.
15 E Jeová, o Deus de seus antepassados, enviava contra eles [avisos] por meio dos seus mensageiros, enviando-os vez após vez,*1 porque teve compaixão do seu povo e da sua habitação.
|
16 Eles, porém, caçoavam continuamente dos mensageiros do [verdadeiro] Deus e desprezavam as suas palavras, e zombavam dos seus profetas até que subiu o furor de Jeová contra o seu povo, até que não havia mais cura.
17 Portanto, fez subir contra eles o rei dos caldeus, que passou a matar os seus jovens à espada, na casa do seu santuário, tampouco teve ele compaixão com o jovem ou com a virgem, com o velho ou com o senil. Tudo Ele lhe entregou na mão.
18 E todos os utensílios, grandes e pequenos, da casa do [verdadeiro] Deus, e os tesouros da casa de Jeová, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo ele levou a Babilônia.
19 E passou a queimar a casa do [verdadeiro] Deus e a demolir a muralha de Jerusalém; e queimou com fogo todas as suas torres de habitação e também todos os seus objetos desejáveis, para causar a ruína.
20 Além disso, ele levou cativos a Babilônia os que foram deixados pela espada, e eles vieram a ser servos dele e dos seus filhos até o começo do reinado da realeza da Pérsia;
21 para se cumprir a palavra de Jeová pela boca de Jeremias, até que a terra tivesse saldado os seus sábados. Todos os dias em que jazia desolada, guardava o sábado, para cumprir setenta anos.
22 E no primeiro ano de Ciro,*1 rei da Pérsia, para que se consumasse a palavra de Jeová pela boca de Jeremias, Jeová despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, de modo que fez passar uma proclamação através de todo o seu reino, e também por escrito, dizendo:
|
23 “Assim disse Ciro, rei da Pérsia: ‘Jeová, o Deus dos céus,*1 deu-me todos os reinos da terra, e ele mesmo me comissionou para lhe construir uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem dentre vós for de todo o seu povo, esteja com ele Jeová, seu Deus. Portanto, que suba!’”
|