Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2 Crônicas, 35

1 Josias celebrou então em Jerusalém uma páscoa a Jeová, e eles abateram a vítima pascoal no décimo quarto dia do primeiro mês.

2 Assim, ele pôs os sacerdotes sobre as coisas sob o seu cuidado e encorajou-os no serviço da casa de Jeová.

3 E prosseguiu, dizendo aos levitas, os instrutores de todo o Israel, os que eram santos para Jeová: “Ponde a Arca sagrada na casa construída por Salomão, filho de Davi, rei de Israel; não é vossa como carga sobre o ombro. Agora servi a Jeová, vosso Deus, e ao seu povo Israel.

4 E fazei preparativos conforme a casa de vossos antepassados, segundo as vossas turmas, pelo que foi escrito por Davi, rei de Israel, e pelo que foi escrito por Salomão, seu filho.

5 E ficai de pé no lugar santo segundo os grupos*1 da casa dos antepassados, para os vossos irmãos, os filhos do povo, e o quinhão duma casa paterna, pertencente aos levitas.

  1. Lit.: “divisões”.

6 E abatei a vítima pascoal e santificai-vos, e fazei preparativos para os vossos irmãos, para fazer segundo a palavra de Jeová por intermédio de Moisés.”

7 Josias contribuiu então, para os filhos do povo, rebanhos, cordeiros e cabritinhos,*1 todos como vítimas pascoais, para todos os que se podiam achar, no número de trinta mil, e gado vacum, três mil. Estes procediam dos bens do rei.

  1. Lit.: “filhos dos bodes”.

8 E os próprios príncipes dele fizeram uma contribuição como oferta voluntária para o povo, para os sacerdotes e para os levitas. Mesmo Hilquias,*1 e Zacarias, e Jeiel, como líderes da casa do [verdadeiro] Deus, deram aos sacerdotes, como vítimas pascoais, dois mil e seiscentos, bem como trezentas cabeças de gado vacum.

  1. “Hilquias.” Hebr.: Hhil·qi·yáh.

9 E Conanias, e Semaías, e Netanel, seus irmãos, bem como Hasabias, e Jeiel, e Jozabade, chefes dos levitas, contribuíram para os levitas, como vítimas pascoais, cinco mil, bem como quinhentas cabeças de gado vacum.

10 E preparou-se o serviço e os sacerdotes ficaram de pé nos seus lugares, e os levitas, segundo as suas turmas, de acordo com o mandamento do rei.

11 E passaram a abater a vítima pascoal e os sacerdotes aspergiram [o sangue] da mão deles,*1 enquanto os levitas tiravam as peles.

  1. “O sangue da mão deles”, LXX; Sy: “um pouco do sangue”.

12 Além disso, prepararam*1 as ofertas queimadas de modo a dá-las aos grupos segundo a casa paterna, aos filhos do povo, para fazer uma apresentação a Jeová de acordo com o que está escrito no livro de Moisés; e assim também com o gado vacum.

  1. “Prepararam”, LXX; M: “removeram”.

13 E foram cozinhar a oferta pascoal sobre o fogo, segundo o costume; e as coisas tornadas sagradas cozinharam em panelas, e em caldeirões, e em tachos de banquete, trazendo-as depois depressa a todos os filhos do povo.

14 E posteriormente fizeram preparativos para si mesmos e para os sacerdotes, porque os sacerdotes, os filhos de Arão, estavam empenhados em oferecer os sacrifícios queimados e os pedaços gordos até à noite, e os levitas, da sua parte, fizeram preparativos para si e para os sacerdotes, os filhos de Arão.

15 E os cantores, os filhos de Asafe, estavam na sua função segundo o mandamento de Davi, e de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, visionário do rei; e os porteiros estavam nos diversos portões. Não havia necessidade de se desviarem do seu serviço, porque seus irmãos, os próprios levitas, fizeram preparativos para eles.

16 E todo o serviço de Jeová foi preparado naquele dia para se celebrar a páscoa e para se oferecerem as ofertas queimadas sobre o altar de Jeová, segundo o mandamento do Rei Josias.

17 E os filhos de Israel, que se podiam achar, passaram a celebrar a páscoa naquele tempo, e também a festividade dos pães não fermentados, por sete dias.

18 E nunca se celebrara em Israel uma páscoa igual a esta, desde os dias de Samuel, o profeta, nem fez qualquer um dos outros reis de Israel celebrar uma páscoa igual à celebrada por Josias, e pelos sacerdotes, e pelos levitas, e por todo o Judá e Israel, que se podiam achar, e pelos habitantes de Jerusalém.

19 Esta páscoa se celebrou no décimo oitavo ano do reinado de Josias.

20 Após tudo isso, quando Josias tinha preparado a casa, subiu Neco,*1 rei do Egito, para lutar em Carquemis, junto ao Eufrates. Josias saiu então ao encontro dele.

  1. Ou “Necao (Necau)”.

21 Em vista disso, este enviou-lhe mensageiros, dizendo: “Que tenho eu que ver contigo,*1 ó rei de Judá? Não venho hoje contra ti,*2 mas a minha luta é contra outra casa e o próprio Deus disse que devo causar perturbação. Refreia-te para o teu próprio bem por causa de Deus, que está comigo, e não deixes que te arruíne.”

  1. Lit.: “Que [há] para mim e para ti?” Esta é uma expressão idiomática hebr.; é uma pergunta de repulsa, indicando objeção à intervenção de Josias. Veja Ap. 7B.

  2. “Não venho hoje contra ti”, LXXSyVg; M: “Não é contra ti mesmo, hoje.”

22 E Josias não virou sua face dele, mas disfarçou-se para lutar contra ele e não escutou as palavras de Neco provenientes da boca de Deus. Chegou assim para lutar no vale plano de Megido.

23 E os atiradores foram atirar contra o Rei Josias, de modo que o rei disse aos seus servos: “Tirai-me daqui, porque fui seriamente ferido.”

24 Portanto, seus servos tiraram-no do carro e fizeram-no andar no segundo carro de guerra que era dele, e levaram-no a Jerusalém. Assim morreu ele e foi enterrado no cemitério de seus antepassados; e todo o Judá e Jerusalém pranteavam por Josias.

25 E Jeremias*1 começou a entoar um canto fúnebre por Josias; e todos os cantores e todas as cantoras falam sobre Josias nas suas endechas até o dia de hoje; e puseram-nas por regulamento em Israel, e eis que estão escritas entre as endechas.

  1. “Jeremias.” Hebr.: Yir·meyá·hu.

26 Quanto ao resto dos assuntos de Josias e dos seus atos de benevolência,*1 segundo o que está escrito na lei de Jeová,

  1. Ou “amor leal”.

27 bem como seus assuntos, os primeiros e os últimos, eis que estão escritos no Livro dos Reis de Israel e de Judá.