Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
2 Samuel
2 Samuel, 5
1 Com o tempo, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hébron, e disseram: “Eis que nós mesmos somos teu osso e tua carne.
2 Tanto ontem como anteriormente, quando sucedia que Saul era rei sobre nós, tu mesmo te tornaste aquele que fazia Israel sair e o fazia entrar. E Jeová passou a dizer-te: ‘És tu que pastorearás meu povo Israel e és tu que te tornarás líder de Israel.’”
3 Vieram, pois, todos os anciãos de Israel ao rei em Hébron e o Rei Davi concluiu com eles um pacto em Hébron, perante Jeová; depois ungiram a Davi rei sobre Israel.*1
|
4 Davi tinha trinta anos de idade quando se tornou rei. Reinou por quarenta anos.
5 Em Hébron reinou sobre Judá por sete anos e seis meses; e em Jerusalém reinou por trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.
6 Por conseguinte, o rei e seus homens foram a Jerusalém contra os jebuseus que habitavam no país, e estes começaram a dizer a Davi: “Aqui não entrarás, mas os cegos e os coxos hão de repelir-te”, pensando: “Davi não entrará aqui.”
7 Todavia, Davi passou a capturar a fortaleza de Sião, isto é, a Cidade de Davi.
8 De modo que Davi disse naquele dia: “Aquele que golpear os jebuseus estabeleça contato por meio do túnel de água tanto com os coxos como com os cegos que são odiosos para a alma de Davi!” Por isso é que se diz: “O cego e o coxo não entrarão na casa.”
9 E Davi passou a morar na fortaleza e ela veio a ser chamada de Cidade de Davi; e Davi começou a construir em todo o redor, desde o Aterro*1 e para dentro.
|
10 Davi foi assim ficando cada vez maior e Jeová, o Deus dos exércitos,*1 era com ele.
|
11 E Hirão, rei de Tiro, passou a enviar mensageiros a Davi, bem como cedros e trabalhadores em madeira e trabalhadores em pedra para os muros, e eles começaram a construir uma casa para Davi.
12 E Davi ficou sabendo que Jeová o estabelecera firmemente como rei sobre Israel e que exaltara seu reino por causa do seu povo Israel.
13 No ínterim, Davi tomava mais concubinas e esposas de Jerusalém, depois de ter chegado de Hébron; e continuaram a nascer a Davi mais filhos e filhas.
14 E estes são os nomes dos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, e Sobabe, e Natã, e Salomão,
15 e Ibar, e Elisua, e Nefegue, e Jafia,
16 e Elisama, e Eliada, e Elifelete.
17 E os filisteus chegaram a ouvir que haviam ungido a Davi rei sobre Israel. Em vista disso subiram todos os filisteus para procurar a Davi. Quando Davi ouviu isso, então desceu ao lugar de difícil acesso.
18 E os filisteus, da sua parte, entraram e andaram percorrendo a baixada de Refaim.
19 E Davi começou a indagar de Jeová, dizendo: “Devo subir contra os filisteus? Entregar-mos-ás na mão?” A isto Jeová disse a Davi: “Sobe, porque sem falta entregarei os filisteus nas tuas mãos.”
20 Portanto, Davi chegou a Baal-Perazim e Davi foi golpeá-los ali. Por isso ele disse: “Jeová irrompeu através dos meus inimigos na minha frente, como uma brecha feita por águas.” É por isso que chamou aquele lugar pelo nome de Baal-Perazim.*1
|
21 Por conseguinte, deixaram ali os seus ídolos,*1 e Davi e seus homens os levaram assim embora.
|
22 Mais tarde, os filisteus subiram mais uma vez e andaram percorrendo a baixada de Refaim.
23 Em vista disso, Davi indagou de Jeová, mas ele disse: “Não deves subir. Vai em contorno até a retaguarda deles, e tens de chegar a eles defronte dos lentiscos.*1
|
24 E suceda que, quando ouvires o ruído de marcha*1 nas copas dos lentiscos, nesta hora age com determinação, porque nesta hora Jeová terá ido na tua frente para golpear o acampamento dos filisteus.”
|
25 Por conseguinte, Davi fez assim, exatamente como Jeová lhe ordenara, e ele foi golpear os filisteus desde Geba*1 até Gezer.
|