Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Ester
Ester, 4
1 E o próprio Mordecai soube de tudo o que se tinha feito; e Mordecai passou a rasgar as suas vestes e a vestir-se de serapilheira e a pôr cinzas, e foi saindo ao meio da cidade e a clamar com um clamor alto e amargo.
2 Por fim chegou até defronte do portão do rei, pois ninguém devia entrar pelo portão do rei vestido de serapilheira.
3 E em todos os diversos distritos jurisdicionais, aonde quer que chegasse a palavra do rei e a sua lei, havia grande pranto entre os judeus, bem como jejum, e choro, e lamento. Mesmo serapilheira e cinzas vieram a ser estendidas como leito para muitos.
4 E as moças de Ester e seus eunucos começaram a entrar e a contar-lhe [isso]. E a rainha sentiu-se muito condoída. Ela enviou então roupas para vestir a Mordecai e para remover dele a sua serapilheira. E ele não [as] aceitou.
5 Ester chamou então a Hataque, um dos eunucos do rei, que este fizera assistir a ela, e passou a dar-lhe uma ordem concernente a Mordecai, para saber o que isto significava e de que se tratava.
6 Portanto, Hataque saiu até Mordecai, à praça pública da cidade, que estava diante do portão do rei.
7 Mordecai contou-lhe então todas as coisas que lhe sobrevieram e a especificação do dinheiro que Hamã disse que se pagaria ao tesouro do rei contra os judeus, para destruí-los.
8 E entregou-lhe uma cópia da escrita da lei que tinha sido promulgada em Susã para aniquilá-los, para mostrar a Ester, e para comunicar-lhe e impor-lhe a ordem de que entrasse até o rei e implorasse o favor dele, e para que fizesse diretamente diante dele uma solicitação pelo seu próprio povo.
9 Hataque entrou então e contou a Ester as palavras de Mordecai.
10 Ester disse então a Hataque e ordenou-lhe com respeito a Mordecai:
11 “Todos os servos do rei e o povo dos distritos jurisdicionais se apercebem de que, no que se refere a qualquer homem ou mulher entrar até o rei no pátio interno, não tendo sido chamado, sua única lei é mandar entregar [tal] à morte; apenas se o rei lhe estender o cetro de ouro, então é que ficará vivo. Quanto a mim, não fui chamada para entrar até o rei já por trinta dias.”
12 E passaram a contar a Mordecai as palavras de Ester.
13 Mordecai disse então que replicassem a Ester: “Não imagines no íntimo da tua própria alma que dentre todos os outros judeus escaparão os da casa do rei.
14 Pois se tu, neste tempo, ficares completamente calada, o próprio alívio e livramento, procedentes de outro lugar, pôr-se-ão de pé para os judeus; mas, quanto a ti e a casa de teu pai, vós perecereis. E quem sabe se [não] foi para um tempo como este que atingiste a realeza?”
15 Por conseguinte, Ester disse que se replicasse a Mordecai:
16 “Vai, reúne todos os judeus que se acham em Susã e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, noite e dia. Também eu, com as minhas moças, jejuarei igualmente, e então entrarei até o rei, o que não é segundo a lei; e se eu tiver de perecer, terei de perecer.”
17 Então Mordecai passou adiante e foi fazer segundo tudo o que Ester lhe ordenara.