Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
1 Pedro
1 Pedro, 2
1 Concordemente, ponde de lado toda a maldade, e toda a fraudulência, e hipocrisia, e invejas, e toda sorte de maledicências,
2 [e,] como crianças recém-nascidas, ansiai o leite não adulterado pertencente à palavra, para que, por intermédio dela, cresçais para a salvação,
3 desde que provastes que o Senhor*1 é benigno.
|
4 Chegando-vos a ele, como a uma pedra vivente, rejeitada, é verdade, pelos homens, mas escolhida [e] preciosa para Deus,
5 vós mesmos também, como pedras viventes, estais sendo edificados como casa espiritual, tendo por objetivo um sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus, por intermédio de Jesus Cristo.
6 Pois isso está contido na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra, escolhida, uma pedra angular de alicerce, preciosa; e ninguém que nela exercer fé de modo algum ficará desapontado.”*1
|
7 É para vós, portanto, que ele é precioso,*1 porque vós sois crentes; mas, para os que não crêem, “a mesma pedra que os construtores rejeitaram tem-se tornado [a] principal do ângulo”,
|
8 e “uma pedra para tropeço e uma rocha de ofensa”. Estes tropeçam porque são desobedientes à palavra.*1 Foram também designados para este mesmo fim.
|
9 Mas vós sois “raça*1 escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial, para que divulgueis as excelências”*2 daquele que vos chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.
|
10 Porque vós, outrora, não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; vós éreis aqueles a quem não se mostrara misericórdia, mas agora sois os a quem se mostrou misericórdia.
11 Amados, exorto-vos como a forasteiros e residentes temporários a que vos abstenhais dos desejos carnais, que são os que travam um combate contra a alma.*1
|
12 Mantende a vossa conduta excelente entre as nações, para que, naquilo em que falam de vós como de malfeitores, eles, em resultado das vossas obras excelentes, das quais são testemunhas oculares, glorifiquem a Deus no dia da [sua] inspeção.
13 Pela causa do Senhor,*1 sujeitai-vos a toda criação humana: quer a um rei, como sendo superior,
|
14 quer a governadores, como enviados por ele para infligir punição a malfeitores, mas para louvar os que fazem o bem.
15 Pois a vontade de Deus é que, por fazerdes o bem, possais açaimar a conversa ignorante dos homens desarrazoados.*1
|
16 Sede como livres, contudo, mantende a vossa liberdade, não como disfarce para a maldade, mas como escravos de Deus.
17 Honrai [a homens] de toda sorte, tende amor à associação inteira dos irmãos,*1 tende temor de Deus, dai honra ao rei.
|
18 Os servos domésticos estejam sujeitos aos [seus] donos com todo o temor [devido], não somente aos bons e razoáveis, mas também aos difíceis de agradar.
19 Porque, se alguém, por causa da consciência para com Deus, agüenta coisas penosas e sofre injustamente, isto é algo agradável.
20 Pois, que mérito há nisso se, quando estais pecando e estais sendo esbofeteados,*1 perseverais? Mas, se perseverais quando estais fazendo o bem e sofreis, isto é algo agradável a Deus.
|
21 De fato, fostes chamados para este [proceder], porque até mesmo Cristo sofreu por vós, deixando-vos um modelo*1 para seguirdes de perto os seus passos.
|
22 Ele não cometeu pecado, nem se achou engano na sua boca.
23 Quando estava sendo injuriado, não injuriava em revide. Quando sofria, não ameaçava, mas encomendava-se àquele que julga justamente.
24 Ele mesmo levou*1 os nossos pecados no seu próprio corpo, no madeiro,*2 a fim de que acabássemos com os pecados e vivêssemos para a justiça. E “pelos seus vergões fostes sarados”.
|
25 Porque vós éreis como ovelhas, perdendo-vos; mas agora voltastes para o pastor e superintendente*1 das vossas almas.*2
|