Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Gálatas

1

2

3

4

5

6

Gálatas, 2

1 Daí, quatorze anos depois, subi novamente a Jerusalém, com Barnabé, tomando também comigo a Tito.

2 Mas, subi em resultado duma revelação. E eu lhes expus as boas novas que estou pregando*1 entre as nações, em particular, porém, perante os que eram homens de destaque, com receio de que de algum modo eu estivesse correndo ou tivesse corrido em vão.

  1. Ou “estou proclamando”. Gr.: ke·rýs·so; lat.: praé·di·co. Veja Da 5:29 n.: “proclamaram”.

3 Não obstante, nem mesmo Tito, que estava comigo, foi compelido a ser circuncidado, embora fosse grego.

4 Mas, por causa dos falsos irmãos, introduzidos quietamente, que entraram furtivamente para espreitar a nossa liberdade, que temos em união com Cristo Jesus, a fim de que nos escravizassem completamente —

5 a estes não cedemos no sentido de nos submetermos, não, nem por uma hora, para que a verdade das boas novas continuasse convosco.

6 Mas, da parte dos que pareciam ser alguma coisa — que sorte de homens eles eram anteriormente não faz diferença para mim — Deus*1 não vai pela aparência externa dum homem — a mim, de fato, estes homens de destaque não transmitiram nada de novo.

  1. “Deus”, P46אABCD; J7,8: “Jeová”.

7 Mas, ao contrário, quando viram que eu tinha sido incumbido das boas novas para com os incircuncisos,*1 assim como Pedro [tinha sido] para com os circuncisos*2

  1. Lit.: “da incircuncisão”.

  2. Lit.: “da circuncisão”.

8 pois, Aquele que deu a Pedro os poderes necessários a um apostolado para com os circuncisos, deu também a mim poderes para com os que são das nações;

9 sim, quando ficaram sabendo da benignidade imerecida que me tinha sido concedida, Tiago, e Cefas, e João, os que pareciam ser colunas, deram a mim e a Barnabé a mão direita da parceria, para que fôssemos às nações, mas eles aos circuncisos.

10 Apenas devíamos lembrar-nos dos pobres. Esta mesma coisa diligenciei também fazer.

11 No entanto, quando Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe*1 face a face, porque se tornara condenado.

  1. Lit.: “ergui-me contra ele”.

12 Pois, antes da chegada de certos homens da parte de Tiago, ele costumava comer com pessoas das nações; mas, ao chegarem, passou a retirar-se e a separar-se, temendo os da classe circuncisa.*1

  1. Lit.: “os da circuncisão”.

13 Também os demais judeus juntaram-se a ele neste fingimento, de modo que até mesmo Barnabé se deixou levar por eles no seu fingimento.*1

  1. Lit.: “na sua hipocrisia”. Gr.: hy·po·krí·sei.

14 Quando vi, porém, que não estavam andando direito segundo a verdade das boas novas, eu disse a Cefas na frente de todos eles: “Se tu, embora sejas judeu, vives como as nações e não como os judeus, como é que compeles as pessoas das nações a viver segundo as práticas judaicas?”

15 Nós, os que somos judeus por natureza e não pecadores das nações,

16 bem sabendo que o homem é declarado justo,*1 não devido a obras da lei, mas apenas por intermédio da fé para com Cristo Jesus, sim, nós temos depositado a nossa fé em Cristo Jesus, para sermos declarados justos devido à fé para com Cristo e não devido a obras da lei, porque nenhuma carne será declarada justa devido a obras da lei.

  1. Lit.: “é justificado”. Gr.: di·kai·oú·tai.

17 Ora, ao buscarmos ser declarados justos por meio de Cristo, se nós mesmos formos também achados pecadores, é Cristo na realidade ministro do pecado? Que isso nunca aconteça!

18 Pois, se eu estiver edificando novamente as próprias coisas que uma vez derrubei, demonstro ser transgressor.

19 Quanto a mim, morri por intermédio da lei para com a lei, a fim de que me tornasse vivo para com Deus.

20 Estou pregado na estaca*1 junto com Cristo. Quem vive não sou mais eu, mas é Cristo quem está vivendo em união comigo. Deveras, a vida que agora vivo na carne, eu a vivo pela fé que é para com o Filho de Deus, o qual me amou e se entregou por mim.

  1. Ou “fixado numa estaca (poste)”. Veja Ap. 5C.

21 Eu não repilo a benignidade imerecida de Deus; pois, se a justiça é por intermédio da lei, Cristo realmente morreu em vão.