Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Amós
Amós, 7
1 Isto é o que o Soberano Senhor Jeová me fez ver, e eis que ele formou um enxame [de gafanhotos] no início da subida da sementeira serôdia.*1 E eis que era a sementeira serôdia depois da grama cortada do rei.*2
|
2 E aconteceu que, quando terminou de consumir a vegetação da terra,*1 passei a dizer: “Ó Soberano Senhor Jeová, perdoa, por favor. Quem se levantará de Jacó? Pois ele é pequeno!”
|
3 Jeová deplorou isto. “Não acontecerá”, disse Jeová.
4 Isto é o que o Soberano Senhor Jeová me fez ver, e eis que o Soberano Senhor Jeová estava convocando a uma disputa por meio de fogo; e consumiu a vasta água de profundeza*1 e consumiu o lote de terreno.
|
5 E eu passei a dizer: “Ó Soberano Senhor Jeová, refreia-te, por favor. Quem se levantará de Jacó? Pois ele é pequeno!”
6 Jeová deplorou isto. “Isto tampouco acontecerá”, disse o Soberano Senhor Jeová.
7 Isto é o que me fez ver, e eis que Jeová*1 estava postado sobre uma muralha [feita com] o prumo, e havia um prumo na sua mão.
|
8 Jeová disse-me então: “Que estás vendo, Amós?”*1 De modo que eu disse: “Um prumo.” E Jeová*2 prosseguiu, dizendo: “Eis que coloco um prumo no meio do meu povo de Israel. Não mais o desculparei.
|
9 E os altos de Isaque*1 hão de ser desolados e os próprios santuários de Israel serão devastados; e levantar-me-ei contra a casa de Jeroboão*2 com uma espada.”
|
10 E Amazias, o sacerdote de Betel, passou a enviar [mensageiros] a Jeroboão, rei de Israel, dizendo: “Amós tem conspirado contra ti dentro da própria casa de Israel. A terra*1 não pode suportar todas as suas palavras.
|
11 Pois Amós disse assim: ‘Jeroboão morrerá à espada; e quanto a Israel, sem falta será exilado de seu próprio solo.’”
12 E Amazias passou a dizer a Amós: “Ó visionário, vai, foge para a terra de Judá e come pão ali, e ali podes profetizar.
13 Mas, não mais deves profetizar em Betel, pois é o santuário de um rei e é a casa de um reino.”
14 Então Amós respondeu e disse a Amazias: “Eu não era profeta, nem era filho de profeta;*1 mas eu era boieiro e riscador de figos de sicômoros.
|
15 E Jeová passou a tomar-me de atrás do rebanho e Jeová prosseguiu, dizendo-me: ‘Vai, profetiza ao meu povo Israel.’
16 E agora ouve a palavra de Jeová: ‘Estás dizendo: “Não deves profetizar contra Israel e não deves soltar nenhuma [palavra] contra a casa de Isaque”?*1
|
17 Portanto, assim disse Jeová: “Quanto à tua esposa, tornar-se-á prostituta na cidade. E quanto aos teus filhos e às tuas filhas, cairão à espada. E quanto ao teu solo, será repartido com o cordel de medir. E quanto a ti mesmo, morrerás em solo impuro; e quanto a Israel, sem falta será exilado do seu próprio solo.”’”