Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Coríntios

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

2 Coríntios, 9

1 Agora, a respeito do ministério que é para os santos, é supérfluo que eu vos escreva,

2 pois conheço a vossa prontidão mental, da qual me estou jactando perante os macedônios a respeito de vós, que a Acaia já está agora pronta por um ano, e o vosso zelo tem atiçado a maioria deles.

3 Mas, envio os irmãos, para que a nossa jactância de vós não se mostre vã neste respeito, mas para que estejais realmente prontos, assim como eu costumava dizer que estaríeis.

4 De outro modo, se os macedônios viessem de algum modo comigo e não vos achassem prontos, nós — para não dizer vós — seríamos envergonhados nesta afirmação nossa.

5 Por isso achei necessário encorajar os irmãos para irem ter convosco com antecedência e aprontarem com antecedência a vossa abundante dádiva, anteriormente prometida, para que estivesse pronta como dádiva abundante e não como algo extorquido.*1

  1. Ou “algo dado com avareza”.

6 Mas, quanto a isso, quem semear parcimoniosamente, ceifará também parcimoniosamente; e quem semear generosamente, ceifará também generosamente.

7 Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.

8 Ademais, Deus é capaz de fazer abundar para vós toda a sua benignidade imerecida, para que, embora tenhais sempre plena auto-suficiência em tudo, tenhais bastante para toda boa obra.

9 (Assim como está escrito: “Ele tem distribuído amplamente, ele tem dado aos pobres, a sua justiça*1 continua para sempre.”

  1. Ou “beneficência”.

10 Ora, quem supre abundantemente semente ao semeador e pão para comer vos fornecerá e multiplicará semente para semear e aumentará os produtos da vossa justiça.)

11 Em tudo estais sendo enriquecidos para toda sorte de generosidade, a qual, por nosso intermédio, produz uma expressão de agradecimento a Deus;

12 porque o ministério deste serviço público não é somente para suprir abundantemente a carência dos santos, mas também para ser rico com muitas expressões de agradecimentos a Deus.

13 Por intermédio da prova fornecida por este ministério, eles glorificam a Deus porque sois submissos às boas novas a respeito do Cristo, conforme declarais publicamente que sois, e porque sois generosos na vossa contribuição para eles e para todos;

14 e eles, com súplicas por vós, têm saudade de vós, por causa da sobrepujante benignidade imerecida de Deus para convosco.

15 Graças a Deus por sua indescritível dádiva gratuita.