Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Hebreus
Hebreus, 13
1 Continue o vosso amor fraternal.
2 Não vos esqueçais da hospitalidade,*1 porque por meio dela alguns, sem o saberem, hospedaram*2 anjos.
|
3 Lembrai-vos dos que estão em cadeias, como se tivésseis sido presos com eles, e dos que estão sendo maltratados, visto que vós mesmos também estais ainda num corpo.
4 O matrimônio seja honroso entre todos e o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros.*1
|
5 [Vossa] maneira de viver esteja livre do amor ao dinheiro, ao passo que estais contentes com as coisas atuais. Pois ele disse: “De modo algum te deixarei e de modo algum te abandonarei.”
6 Para que tenhamos boa coragem e digamos: “Jeová*1 é o meu ajudador; não terei medo. Que me pode*2 fazer o homem?”
|
7 Lembrai-vos dos que tomam a dianteira entre vós,*1 os que vos falaram a palavra de Deus, e, ao contemplardes em que resulta a [sua] conduta, imitai a [sua] fé.
|
8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.
9 Não vos deixeis levar por ensinos vários e estranhos; pois é excelente que o coração receba firmeza*1 pela benignidade imerecida, não por comestíveis, que não aproveitaram aos que se ocupam com eles.
|
10 Nós temos um altar do qual os que fazem serviço sagrado*1 na tenda*2 não têm autoridade para comer.
|
11 Porque os corpos daqueles animais, cujo sangue é levado para dentro do lugar*1 santo pelo sumo sacerdote, pelo pecado, são queimados fora do acampamento.
|
12 Por isso, Jesus também, para santificar o povo com o seu próprio sangue, sofreu fora do portão.
13 Saiamos, pois, a ele, fora do acampamento, levando o vitupério que ele levou,*1
|
14 porque não temos aqui uma cidade que permaneça, mas buscamos seriamente aquela que vem.
15 Por intermédio dele, ofereçamos sempre a Deus um sacrifício de louvor, isto é, o fruto de lábios que fazem declaração pública*1 do seu nome.
|
16 Além disso, não vos esqueçais de fazer o bem e de partilhar as coisas com outros, porque Deus se agrada bem de tais sacrifícios.
17 Sede obedientes aos que tomam a dianteira entre vós*1 e sede submissos,*2 pois vigiam sobre as vossas almas como quem há de prestar contas; para que façam isso com alegria e não com suspiros, porque isso vos seria prejudicial.
|
18 Fazei orações por nós, pois confiamos em ter uma consciência honesta, visto que queremos comportar-nos honestamente em todas as coisas.
19 Mas, exorto-vos mais especificamente a que façais isso, para que eu vos seja restituído tanto mais cedo.
20 Agora, o Deus de paz, que com o sangue dum pacto eterno tirou dentre os mortos o grande pastor das ovelhas, o nosso Senhor Jesus,
21 vos equipe com toda coisa boa, para fazerdes a sua vontade, realizando em nós, por intermédio de Jesus Cristo, aquilo que é bem agradável à sua vista; a ele seja a glória para todo o sempre. Amém.
22 Exorto-vos agora, irmãos, a que suporteis esta palavra de encorajamento, porque, deveras, tenho composto uma carta de poucas palavras para vós.
23 Tomai nota de que o nosso irmão Timóteo foi livrado, sendo que vos verei junto com ele, se vier em breve.*1
|
24 Dai os meus cumprimentos a todos os que estão tomando a dianteira entre vós*1 e a todos os santos. Os da*2 Itália mandam-vos os seus cumprimentos.
|
25 A benignidade imerecida seja com todos vós.*1
|