Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Levítico
Levítico, 8
1 E Jeová passou a falar a Moisés, dizendo:
2 “Toma a Arão e seus filhos com ele, e as vestes, e o óleo de unção, e o novilho da oferta pelo pecado, e os dois carneiros, e o cesto de pães não fermentados,
3 e faze toda a assembléia congregar-se*1 à entrada da tenda de reunião.”
|
4 Moisés fez então como Jeová lhe mandara, e a assembléia congregou-se à entrada da tenda de reunião.
5 Moisés disse então à assembléia: “Isto é o que Jeová mandou fazer.”
6 Assim, Moisés fez chegar Arão e seus filhos, e lavou-os com água.
7 Depois pôs sobre ele a veste comprida e cingiu-o com a faixa, e vestiu-o com a túnica sem mangas, e pôs sobre ele o éfode, e cingiu-o com o cinto do éfode e o amarrou bem a ele.
8 A seguir colocou sobre ele o peitoral e pôs no peitoral o Urim e o Tumim.*1
|
9 Então lhe colocou o turbante na cabeça e colocou no turbante, na parte dianteira dele, a lâmina lustrosa de ouro, o sinal sagrado de dedicação,*1 assim como Jeová mandara a Moisés.
|
10 Moisés tomou então o óleo de unção e ungiu o tabernáculo e tudo o que havia nele, e santificou-os.
11 Depois espargiu um pouco dele sete vezes sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, e a bacia e seu suporte, a fim de santificá-los.
12 Por fim despejou um pouco do óleo de unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o para o santificar.
13 Moisés fez então chegar os filhos de Arão e vestiu-os com as vestes compridas, e cingiu-os com as faixas, e enrolou neles a cobertura para a cabeça, assim como Jeová mandara a Moisés.
14 Então trouxe perto o novilho da oferta pelo pecado, e Arão e seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do novilho da oferta pelo pecado.
15 E Moisés passou a abatê-lo e a tomar do sangue, e foi pô-lo com o dedo sobre os chifres do altar ao redor e purificar de pecado o altar, mas o resto do sangue ele despejou junto à base do altar, a fim de santificá-lo para fazer expiação sobre ele.
16 Depois tomou toda a gordura que havia sobre os intestinos, e a acrescência do fígado, e os dois rins e a sua gordura, e Moisés os fez fumegar sobre o altar.
17 E fez o novilho e sua pele, e sua carne, e seu esterco queimar em fogo fora do acampamento, assim como Jeová mandara a Moisés.
18 Fez então chegar o carneiro da oferta queimada, e Arão e seus filhos puseram suas mãos sobre a cabeça do carneiro.
19 Depois, Moisés o abateu e aspergiu o sangue ao redor sobre o altar.
20 E ele cortou o carneiro nos seus pedaços, e Moisés passou a fazer fumegar a cabeça, e os pedaços e o sebo.
21 E os intestinos e as pernas ele lavou com água, e Moisés fez então fumegar o carneiro inteiro sobre o altar. Era uma oferta queimada de cheiro repousante. Era uma oferta feita por fogo a Jeová, assim como Jeová mandara a Moisés.
22 E então fez chegar o segundo carneiro, o carneiro da investidura, e Arão e seus filhos puseram suas mãos sobre a cabeça do carneiro.
23 Depois, Moisés o abateu, e tomou um pouco do sangue dele e o pôs sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o dedo grande do seu pé direito.
24 A seguir, Moisés fez chegar os filhos de Arão e pôs um pouco do sangue sobre a ponta da orelha direita deles, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o dedo grande do seu pé direito; porém, Moisés aspergiu o resto do sangue ao redor sobre o altar.
25 Tomou então a gordura, e a cauda gorda, e toda a gordura que havia sobre os intestinos, e a acrescência do fígado, e os dois rins e sua gordura, e a perna direita.
26 E do cesto de pães não fermentados que havia perante Jeová ele tomou um bolo de forma anular, não fermentado, e um bolo de forma anular de pão azeitado, e uma obreia. Colocou-os então sobre os pedaços gordos e sobre a perna direita.
27 Depois pôs todos eles sobre as palmas das mãos de Arão e sobre as palmas dos seus filhos, e começou a movê-los para lá e para cá, como oferta movida perante Jeová.
28 Moisés os tirou então das palmas das suas mãos e os fez fumegar sobre o altar, por cima da oferta queimada. Eles eram um sacrifício de investidura para cheiro repousante. Era uma oferta feita por fogo a Jeová.
29 E Moisés passou a tomar o peito e a movê-lo para lá e para cá como oferta movida perante Jeová. Do carneiro da investidura, tornou-se a porção de Moisés, assim como Jeová mandara a Moisés.
30 Depois, Moisés tomou um pouco do óleo de unção e um pouco do sangue que havia sobre o altar, e espargiu-o sobre Arão e suas vestes, e sobre os filhos dele e as vestes de seus filhos com ele. Assim santificou a Arão e suas vestes, e seus filhos e as vestes de seus filhos com ele.
31 Moisés disse então a Arão e a seus filhos: “Cozinhai a carne à entrada da tenda de reunião, e ali comereis tanto a ela como o pão que há no cesto da investidura, assim como se me ordenou,*1 dizendo: ‘Arão e seus filhos a comerão.’
|
32 E queimareis em fogo o que sobrar da carne e do pão.
33 E não deveis sair da entrada da tenda de reunião por sete dias, até o dia em que se cumprem os dias de vossa investidura, porque levará sete dias para vos encher a mão de poder.*1
|
34 Assim como se fez neste dia é que Jeová o mandou fazer, para se fazer expiação por vós.
35 E ficareis à entrada da tenda de reunião dia e noite, por sete dias, e tereis de manter a vigilância obrigatória de Jeová, para que não morrais; pois assim se me ordenou.”
36 E Arão e seus filhos passaram a fazer todas as coisas que Jeová ordenara por meio de Moisés.