Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Levítico
Levítico, 21
1 E Jeová prosseguiu, dizendo a Moisés: “Fala aos sacerdotes, os filhos de Arão, e tens de dizer-lhes: ‘Ninguém se pode aviltar entre o seu povo por uma alma falecida.*1
|
2 Mas, por um parente consangüíneo seu, que lhe é chegado, por sua mãe, e por seu pai, e por seu filho, e por sua filha, e por seu irmão,
3 e por sua irmã, uma virgem que lhe é chegada, que não se tornou de um homem, por ela*1 pode aviltar-se.
|
4 Não se pode aviltar por uma mulher possuída por um dono*1 dentre seu povo, de modo a profanar-se.
|
5 Não devem fazer calva nas suas cabeças e não devem rapar a extremidade da sua barba, e não devem fazer incisão na sua carne.
6 Devem mostrar-se santos para seu Deus e não devem profanar o nome de seu Deus, porque são os que apresentam as ofertas de Jeová feitas por fogo, o pão de seu Deus; e eles têm de mostrar-se santos.*1
|
7 Não devem tomar uma prostituta ou uma mulher violentada; e não devem tomar uma mulher divorciada de seu esposo, porque ele é santo para seu Deus.
8 De modo que tens de santificá-lo, porque ele é quem apresenta o pão de teu Deus. Deve mostrar-se santo para vós, porque eu, Jeová, que vos santifico, sou santo.
9 “‘Ora, caso a filha de um sacerdote se profane por cometer prostituição, é a seu pai que ela está profanando. Deve ser queimada no fogo.
10 “‘E quanto ao sumo sacerdote dos seus irmãos, sobre cuja cabeça se despeje o óleo de unção e cuja mão foi enchida de poder*1 para usar as vestes, não deve deixar sua cabeça ficar desgrenhada e não deve rasgar as suas vestes.
|
11 E não se deve chegar a uma alma morta.*1 Não se pode aviltar por seu pai e por sua mãe.
|
12 Tampouco deve sair do santuário e não deve profanar o santuário de seu Deus, porque há sobre ele o sinal de dedicação, o óleo de unção de seu Deus. Eu sou Jeová.
13 “‘E da sua parte deve tomar uma mulher na sua virgindade.
14 Quanto à viúva ou à mulher divorciada, e à violentada, uma prostituta, nenhuma destas pode tomar, mas deve tomar por esposa uma virgem do seu povo.
15 E não deve profanar sua descendência*1 entre seu povo, porque eu sou Jeová que o santifico.’”
|
16 E Jeová continuou a falar a Moisés, dizendo:
17 “Fala a Arão, dizendo: ‘Nenhum homem da tua descendência, nas suas gerações, em quem se mostre haver defeito, pode chegar-se para apresentar o pão de seu Deus.
18 Caso haja algum homem em quem há defeito, não se pode chegar: um homem cego, ou coxo, ou de nariz fendido, ou com um membro comprido demais,*1
|
19 ou um homem em quem se mostre haver fratura do pé ou fratura da mão,
20 ou corcunda, ou franzino,*1 ou com moléstia nos olhos, ou eczematoso, ou que padece de tinha favosa, ou que tenha os testículos quebrados.
|
21 Qualquer homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem haja um defeito, não se pode aproximar para apresentar as ofertas de Jeová feitas por fogo. Há defeito nele. Não se pode aproximar para apresentar o pão de seu Deus.
22 Pode comer o pão de seu Deus das coisas santíssimas e das coisas sagradas.
23 No entanto, não se pode chegar à cortina e não se pode aproximar do altar, porque há defeito nele; e não deve profanar meu santuário, pois eu sou Jeová que os santifico.’”
24 Concordemente, Moisés falou a Arão e aos filhos dele, e a todos os filhos de Israel.