Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
1 Crônicas
1 Crônicas, 5
1 E os filhos de Rubem, primogênito de Israel — pois era o primogênito; mas por profanar o leito [conjugal] de seu pai deu-se o seu direito de primogênito aos filhos de José, filho de Israel, de modo que não foi registrado genealogicamente para o direito de primogênito.
2 Porque o próprio Judá mostrou-se superior entre os seus irmãos e o líder procedia dele; mas a primogenitura era de José —
3 os filhos de Rubem, primogênito de Israel, foram Anoque e Palu, Esrom e Carmi.
4 Os filhos de Joel foram Semaías seu filho, Gogue seu filho, Simei seu filho,
5 Micá seu filho, Reaías seu filho, Baal seu filho,
6 Beerá seu filho, a quem Tilgate-Pilneser, rei da Assíria, levou ao exílio, sendo ele maioral dos rubenitas.
7 E seus irmãos pelas suas famílias no registro genealógico, segundo os seus descendentes, foram Jeiel, como cabeça, e Zacarias,
8 e Bela, filho de Azaz, filho de Sema, filho de Joel — ele morava em Aroer e até Nebo e Baal-Meom.
9 Mesmo ao leste ele morava até onde se entra no ermo junto ao rio Eufrates, porque o próprio gado deles se tornara numeroso na terra de Gileade.
10 E nos dias de Saul fizeram guerra aos agarenos, que vieram a cair pela sua mão; e assim moravam nas suas tendas em todo o país ao leste*1 de Gileade.
|
11 Quanto aos filhos de Gade, defronte deles, moravam na terra de Basã até Salecá.
12 Joel foi o cabeça, e Safão, o segundo, e Janai e Safate em Basã.
13 E seus irmãos que pertenciam à casa de seus antepassados foram Micael, e Mesulão, e Seba, e Jorai, e Jacã, e Zia, e Éber, sete.
14 Estes foram os filhos de Abiail, filho de Huri, filho de Jaroa, filho de Gileade, filho de Micael, filho de Jesisai, filho de Jado, filho de Buz;
15 Aí, filho de Abdiel, filho de Guni, cabeça da casa de seus antepassados.
16 E continuaram a morar em Gileade, em Basã e nas suas aldeias dependentes, bem como em todos os pastios de Sarom, até o seu ponto final.
17 Todos eles foram registrados genealogicamente nos dias de Jotão, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão,*1 rei de Israel.
|
18 Quanto aos filhos de Rubem e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dos que eram valentes, homens carregando escudo e espada, e entesando o arco,*1 e treinados para a guerra, havia quarenta e quatro mil setecentos e sessenta saindo para o exército.
|
19 E começaram a fazer guerra aos agarenos, e a Jetur, e a Nafis, e a Nodabe.
20 E vieram a ser ajudados contra eles, de modo que os agarenos e todos os que estavam com eles foram entregues na sua mão, pois clamaram a Deus por socorro na guerra e ele se deixou suplicar a seu favor por confiarem nele.
21 E foram levar cativos seu gado, seus camelos, cinqüenta mil, e ovelhas, duzentas e cinqüenta mil, e jumentos, dois mil, e almas humanas,*1 cem mil.
|
22 Pois muitos haviam caído mortos, porque a luta era da parte do [verdadeiro] Deus. E continuaram a morar no seu lugar até o tempo do exílio.
23 Quanto aos filhos da meia tribo de Manassés, moravam no país desde Basã até Baal-Hermom, e Senir, e monte Hermom. Eles mesmos vieram a ser numerosos.
24 E estes foram os cabeças da casa de seus antepassados: Efer, e Isi, e Eliel, e Azriel, e Jeremias, e Hodavias, e Jadiel, homens que eram poderosos, valentes, homens de fama,*1 cabeças da casa de seus antepassados.
|
25 E começaram a agir de modo infiel para com o Deus de seus antepassados e foram ter relações imorais com os deuses dos povos do país, que Deus tinha aniquilado de diante deles.
26 Por conseguinte, o Deus de Israel incitou o espírito de Pul, rei da Assíria, sim, o espírito de Tilgate-Pilneser, rei da Assíria, de modo que levou ao exílio os dos rubenitas, e dos gaditas, e da meia tribo de Manassés, e os levou a Hala, e a Habor, e a Hara, e ao rio Gozã, [ficando eles lá] até o dia de hoje.*1
|