Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

1 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

1 Crônicas, 12

1 E estes são os que vieram a Davi em Ziclague, enquanto se achava ainda restrito por causa de Saul, filho de Quis; e eles estavam entre os poderosos, os ajudantes na guerra,

2 armados de arco, usando a direita ou a esquerda com pedras ou com flechas no arco. Eram dos irmãos de Saul, de Benjamim.

3 Havia o cabeça, Aiezer, e Joás, filhos de Semaá, o gibeatita, e Jeziel e Pelete, filhos de Asmavete, e Beraca e Jeú, o anatotita,

4 e Ismaías, o gibeonita, homem poderoso entre os trinta e sobre os trinta; e Jeremias, e Jaaziel, e Joanã, e Jozabade, o gederatita,

5 Eluzai, e Jerimote, e Bealias, e Semarias, e Sefatias, o harifita,

6 Elcana, e Issias, e Azarel, e Joezer, e Jasobeão, os coraítas,

7 e Joela e Zebadias, filhos de Jeroão de Gedor.

8 E havia alguns dos gaditas que se separaram para o lado de Davi no lugar de difícil acesso, no ermo, homens poderosos, valentes, homens do exército, para a guerra, prontos com o escudo grande e a lança, cujas faces eram faces de leões, e eles eram iguais às gazelas nos montes em velocidade.

9 Ezer era o cabeça, Obadias, o segundo, Eliabe, o terceiro,

10 Mismana, o quarto, Jeremias,*1 o quinto,

  1. “Jeremias.” Hebr.: Yir·meyáh.

11 Attai, o sexto, Eliel, o sétimo,

12 Joanã, o oitavo, Elzabade, o nono,

13 Jeremias,*1 o décimo, Macbanai, o décimo primeiro.

  1. “Jeremias.” Hebr.: Yir·meyá·hu.

14 Estes eram dos filhos de Gade, cabeças do exército. O mínimo era igual a cem e o maior [igual] a mil.

15 Estes são os que atravessaram o Jordão no primeiro mês quando transbordava por todas as suas ribanceiras, e então puseram em fuga todos os das baixadas ao leste e ao oeste.

16 E alguns dos filhos de Benjamim e de Judá passaram a chegar até o lugar de difícil acesso, a Davi.

17 Então Davi saiu diante deles e respondeu, e disse-lhes: “Se foi para a paz que viestes a mim para me ajudar, meu próprio coração ficará em união convosco. Mas, se foi para me trairdes aos meus adversários, não havendo agravo nas palmas das minhas mãos, veja isso o Deus de nossos antepassados e endireite-o ele.”

18 E o próprio espírito envolveu*1 a Amasai, cabeça dos trinta: “Teus [somos], ó Davi, e contigo [estamos], ó filho de Jessé. Paz, paz seja contigo, e paz com aquele que te ajuda, Pois o teu Deus te ajudou.” Portanto, Davi recebeu-os e os pôs entre os cabeças das tropas.

  1. Lit.: “revestiu”.

19 E houve alguns de Manassés que desertaram*1 a Davi quando ele veio com os filisteus contra Saul para a batalha; mas ele*2 não os ajudou, porque os senhores do eixo dos filisteus, a conselho, mandaram-no embora, dizendo: “Arriscando as nossas próprias cabeças desertará a seu senhor*3 Saul.”

  1. Lit.: “caíram [fora para; bandearam-se]”.

  2. Lit.: “ele”, LXXA,LVg; MLXXא,B: “eles”.

  3. “Seu senhor.” Hebr.: ’a·dho·náv, pl. de ’a·dhóhn, para denotar excelência.

20 Quando chegou a Ziclague, desertaram a ele de Manassés: Adná, e Jozabade, e Jediael, e Micael, e Jozabade, e Eliú, e Ziletai, cabeças de mil dos que pertenciam a Manassés.

21 E eles, da sua parte, foram ajudar Davi contra a guerrilha, porque todos eles eram homens poderosos de valor, e vieram a ser chefes no exército;

22 pois dia a dia chegavam pessoas a Davi para o ajudar, até que era um grande acampamento, como o acampamento de Deus.

23 E estes eram os números dos cabeças dos equipados para o exército que chegaram a Davi em Hébron para transferir a ele o reinado de Saul, de acordo com a ordem de Jeová.

24 Os filhos de Judá que carregavam o escudo grande e a lança eram seis mil e oitocentos equipados para o exército.

25 Dos filhos de Simeão, os homens poderosos de valor do exército eram sete mil e cem.

26 Dos filhos dos levitas, quatro mil e seiscentos.

27 E Jeoiada era o líder *1 de Arão, e com ele havia três mil e setecentos.

  1. Ou “[da casa]”. LXXL: “dos filhos”; M omite isso.

28 Também Zadoque, um moço, poderoso em valor, e a casa de seus antepassados, vinte e dois chefes.

29 E dos filhos de Benjamim, os irmãos de Saul, havia três mil, e até então a maior parte deles mantinha estrita vigilância sobre a casa de Saul.

30 E dos filhos de Efraim havia vinte mil e oitocentos, homens poderosos de valor, homens de fama,*1 segundo a casa dos seus antepassados.

  1. Lit.: “homens de nomes”.

31 E da meia tribo de Manassés havia dezoito mil que foram designados por nome para irem fazer Davi rei.

32 E dos filhos de Issacar, tendo conhecimento para discernir os tempos, para saber o que Israel devia fazer, havia duzentos cabeças deles, e todos os seus irmãos estavam sob as suas ordens.

33 De Zebulão, os que saíam para o exército, pondo-se em formação de batalha com todas as suas armas de guerra, havia cinqüenta mil, e para se reunirem *1 não foram de coração dúplice.*2

  1. “Para ajudarem Davi”, LXX.

  2. Veja também Sal 12:2 n.

34 E de Naftali havia mil chefes, e com eles, com escudo grande e lança, trinta e sete mil.

35 E dos danitas, os que se punham em formação de batalha eram vinte e oito mil e seiscentos.

36 E de Aser, os que saíam para o exército para se porem em formação de batalha eram quarenta mil.

37 E do outro lado do Jordão, dos rubenitas e dos gaditas, bem como da meia tribo de Manassés, com todas as armas da força militar, havia cento e vinte mil.

38 Todos estes eram homens de guerra, reunindo-se em fileira combatente; chegaram a Hébron de pleno coração para fazerem a Davi rei sobre todo o Israel; e também o restante de Israel era de um só coração para fazer Davi rei.

39 E continuaram ali com Davi por três dias, comendo e bebendo, pois os seus irmãos tinham feito preparativos para eles.

40 E também os perto deles, de tão longe quanto Issacar, e Zebulão, e Naftali, traziam comida*1 sobre jumentos, e sobre camelos, e sobre mulos, e sobre gado vacum, comestíveis de farinha, tortas de figos prensados e tortas de passas, e vinho, e azeite, e gado vacum, e ovelhas em grande quantidade, pois havia alegria em Israel.

  1. Lit.: “pão”.