Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
1 Crônicas
1 Crônicas, 19
1 E sucedeu, depois, que veio a falecer Naás, rei dos filhos de Amom, e seu filho começou a reinar em seu lugar.
2 Então disse Davi: “Usarei de benevolência para com Hanum, filho de Naás, porque seu pai usou de benevolência para comigo.” Por conseguinte, Davi enviou mensageiros para consolá-lo por seu pai, e os servos de Davi passaram a chegar à terra dos filhos de Amom, a Hanum, para consolá-lo.
3 No entanto, os príncipes dos filhos de Amom disseram a Hanum: “Honra Davi a teu pai aos teus olhos, enviando-te consoladores? Não é para fazer um reconhecimento cabal, e para causar uma subversão, e para espionar o país, que seus servos chegaram a ti?”
4 Hanum tomou, pois, os servos de Davi e rapou-os, e cortou suas roupas pelo meio, até às suas nádegas, e mandou-os embora.
5 Mais tarde, pessoas foram e informaram Davi sobre os homens; e ele enviou imediatamente [alguém] ao encontro deles, porque se tinham tornado homens muito humilhados; e o rei prosseguiu, dizendo: “Morai em Jericó até que as vossas barbas tenham crescido abundantemente. Então tereis de retornar.”
6 Com o tempo, os filhos de Amom viram que se tornaram malcheirosos para Davi, e Hanum e os filhos de Amom passaram a enviar mil talentos*1 de prata, a fim de contratar para si carros e cavaleiros da Mesopotâmia,*2 e de Arã-Maacá, e de Zobá.
|
7 Assim contrataram para si trinta e dois mil carros, bem como o rei de Maacá e seu povo. Eles chegaram então e se acamparam diante de Medeba; e quanto aos filhos de Amom, ajuntaram-se das suas cidades e entraram então para a guerra.
8 Quando Davi o ouviu, enviou imediatamente Joabe e todo o exército, [bem como] os poderosos.*1
|
9 E os filhos de Amom começaram a sair e a pôr-se em formação de batalha à entrada da cidade, e os reis que chegaram estavam à parte, no campo aberto.
10 Quando Joabe viu que as cargas da batalha*1 vieram a ser contra ele da frente e da retaguarda, escolheu imediatamente alguns dentre todos os homens seletos de Israel e os pôs em formação para enfrentar os sírios.
|
11 E o resto do povo ele entregou na mão de Abisai, seu irmão, para que se pusessem em formação para enfrentar os filhos de Amom.
12 E prosseguiu, dizendo: “Se os sírios se tornarem fortes demais para mim, então terás de servir-me de salvação; mas, se os próprios filhos de Amom se tornarem fortes demais para ti, então eu terei de salvar-te.
13 Sê forte, para que demonstremos ser corajosos a favor do nosso povo e a favor das cidades de nosso Deus; e quanto a Jeová, fará o que for bom aos seus próprios olhos.”
14 Então Joabe e o povo com ele avançaram diante dos sírios à batalha, e estes se puseram em fuga diante dele.
15 Quanto aos filhos de Amom, viram que os sírios haviam fugido, e eles mesmos também se puseram em fuga diante de Abisai, irmão dele, e então entraram na cidade. Mais tarde, Joabe entrou em Jerusalém.
16 Quando os sírios viram que tinham sido derrotados diante de Israel, passaram a enviar mensageiros e a trazer os sírios que estavam na região do Rio,*1 tendo na sua frente Sofaque,*2 chefe do exército de Hadadezer.
|
17 Quando Davi foi informado disso, ajuntou imediatamente todo o Israel e atravessou o Jordão, e chegou a eles e se pôs em formação de batalha contra eles. Quando Davi se pôs em formação de batalha para enfrentar os sírios, começaram a lutar contra ele.
18 Mas os sírios se puseram em fuga por causa de Israel; e Davi foi matar dos sírios sete mil condutores de carros e quarenta mil homens a pé, e entregou à morte o próprio Sofaque, chefe do exército.
19 Quando os servos de Hadadezer viram que tinham sido derrotados diante de Israel, fizeram prontamente paz com Davi e começaram a servi-lo; e a Síria não quis mais tentar salvar os filhos de Amom.