Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

1 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

1 Crônicas, 17

1 E sucedeu que, assim que Davi começara a morar na sua própria casa, Davi passou a dizer a Natã, o profeta: “Eis que moro numa casa de cedros, mas a arca do pacto de Jeová está debaixo de panos de tenda.”

2 Então Natã disse a Davi: “Faze tudo o que estiver no teu coração, pois o [verdadeiro] Deus está contigo.”

3 E aconteceu, naquela noite, que a palavra de Deus veio a Natã, dizendo:

4 “Vai, e tens de dizer a Davi, meu servo: ‘Assim disse Jeová: “Não serás tu quem me construirá uma casa para morar.

5 Pois não morei numa casa desde o dia em que fiz Israel subir até o dia de hoje, mas continuei de tenda em tenda e de um tabernáculo [a outro].

6 Durante todo o tempo em que tenho andado em todo o Israel, falei uma única palavra a um dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentassem o meu povo, dizendo: ‘Por que não me construístes uma casa de cedros?’”’

7 “E agora, isto é o que dirás ao meu servo Davi: ‘Assim disse Jeová dos exércitos: “Eu mesmo te tomei da pastagem, de andar atrás do rebanho, para que te tornasses líder do meu povo Israel.

8 E mostrarei estar contigo onde quer que andares, e deceparei todos os teus inimigos de diante de ti, e hei de fazer-te um nome igual ao nome dos grandes que há na terra.

9 E certamente designarei um lugar para o meu povo Israel e os plantarei, e deveras residirão onde estão e não mais serão inquietados; e os filhos da injustiça não os esgotarão mais como faziam no princípio,

10 sim, desde os dias em que pus juízes no comando sobre o meu povo Israel. E certamente humilharei todos os teus inimigos. E eu te comunico: ‘Jeová também te edificará uma casa.’*1

  1. “Uma casa”, isto é, uma linhagem de reis, uma dinastia.

11 “‘“E terá de dar-se que, quando se completarem os teus dias para ires [a fim de estar] com os teus antepassados, hei de suscitar depois de ti o teu descendente, que virá a ser um dos teus filhos, e deveras estabelecerei firmemente o seu reinado.

12 É ele quem me construirá uma casa e eu hei de estabelecer firmemente o seu trono por tempo indefinido.

13 Eu mesmo me tornarei seu pai e ele mesmo se tornará meu filho; e não retirarei dele a minha benevolência*1 assim como a tirei daquele que veio a ser antes de ti.

  1. Ou “amor leal”.

14 E vou fazê-lo ficar de pé na minha casa e no meu reinado por tempo indefinido, e o próprio trono dele virá a ser duradouro por tempo indefinido.”’”

15 Segundo todas estas palavras e conforme toda esta visão foi que Natã falou a Davi.

16 Depois, o Rei Davi entrou e sentou-se diante de Jeová, e disse: “Quem sou eu, ó Jeová Deus, e que é a minha casa, que me trouxeste até aqui?

17 Como se isto fosse pouco aos teus olhos, ó Deus, ainda falas concernente à casa do teu servo até um tempo distante no futuro e olhaste para mim de acordo com a oportunidade do homem em ascendência, ó Jeová Deus.

18 Que mais poderia dizer-te*1 Davi quanto à honra ao teu servo, sendo que tu mesmo conheces bem o teu servo?

  1. Lit.: “acrescentar”.

19 Ó Jeová, por causa do teu servo e de acordo com o teu próprio coração fizeste todas estas grandes coisas, tornando conhecidas todas as grandes consecuções.

20 Ó Jeová, não há quem te seja igual, e não há Deus*1 além de ti em conexão com tudo o que ouvimos com os nossos ouvidos.

  1. “Deus.” Hebr.: ’Elo·hím; lat.: Dé·us.

21 E que outra nação na terra é semelhante ao teu povo Israel, que o [verdadeiro] Deus foi remir para si como povo, para designar-te um nome de grandes consecuções e de coisas atemorizantes, expulsando nações de diante do teu povo que remiste do Egito?

22 E passaste a constituir teu povo Israel como o teu povo por tempo indefinido, e tu mesmo, ó Jeová, te tornaste seu Deus.

23 E agora, ó Jeová, mostre-se fiel a palavra que falaste concernente ao teu servo e concernente à sua casa, por tempo indefinido, e faze assim como falaste.

24 E mostre-se fiel o teu nome e torne-se ele grande por tempo indefinido, dizendo: ‘Jeová dos exércitos, o Deus de Israel, é Deus para Israel’, e torne-se duradoura a casa de Davi, teu servo, diante de ti.

25 Porque tu mesmo, meu Deus, revelaste ao teu servo*1 o propósito de edificar-lhe uma casa. Por isso é que teu servo teve a oportunidade de orar diante de ti.

  1. Lit.: “destapaste o ouvido do teu servo”.

26 E agora, ó Jeová, tu és o [verdadeiro] Deus e tu prometeste esta bondade referente ao teu servo.

27 E agora tens de resolver-te e abençoar a casa do teu servo para que [ela] continue por tempo indefinido diante de ti; porque tu mesmo, ó Jeová, tens abençoado e ela é abençoada por tempo indefinido.”