Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
1 Crônicas
1 Crônicas, 13
1 E Davi passou a consultar os chefes de mil e de cem, e cada líder;
2 e Davi prosseguiu, dizendo a toda a congregação*1 de Israel: “Se vos parecer bem e for aceitável a Jeová, nosso Deus, enviemos [mensageiros] aos nossos irmãos restantes em todas as terras de Israel, e com eles [aos] sacerdotes e levitas nas suas cidades com pastios, para que se reúnam conosco.
|
3 E tornemos a trazer a nós a arca de nosso Deus.” Porque não se tinha cuidado dela nos dias de Saul.
4 Portanto, toda a congregação disse que se fizesse assim, porque a coisa parecia direita aos olhos de todo o povo.
5 Por conseguinte, Davi congregou todo o Israel, desde o rio do Egito*1 até à entrada de Hamate,*2 para trazer a arca do [verdadeiro] Deus desde Quiriate-Jearim.
|
6 E Davi e todo o Israel passaram a subir a Baalá, a Quiriate-Jearim, que pertence a Judá, para fazerem subir de lá a arca do [verdadeiro] Deus, Jeová, sentado nos querubins, onde se invoca o [seu] nome.
7 Todavia, fizeram a arca do [verdadeiro] Deus andar numa carroça nova, desde a casa de Abinadabe, e Uzá e Aiô conduziam a carroça.
8 E Davi e todo o Israel festejavam perante o [verdadeiro] Deus com pleno poder, e com cânticos, e com harpas, e com instrumentos de cordas, e com pandeiros, e com címbalos, e com trombetas.
9 E chegaram aos poucos à eira de Quidom, e Uzá estendeu então a sua mão para segurar a Arca, porque os touros quase causaram um transtorno.
10 Então se acendeu a ira de Jeová contra Uzá, de modo que o golpeou por ter estendido a sua mão à Arca, e ele morreu ali perante Deus.
11 E Davi ficou irado por ter Jeová irrompido numa brecha contra Uzá; e aquele lugar veio a ser chamado de Peres-Uzá*1 até o dia de hoje.
|
12 E naquele dia ficou Davi com medo do [verdadeiro] Deus, dizendo: “Como trarei a mim a arca do [verdadeiro] Deus?”
13 E Davi não removeu a Arca para junto de si à Cidade de Davi, mas levou-a à casa de Obede-Edom, o geteu.
14 E a arca do [verdadeiro] Deus ficou morando três meses com os da casa de Obede-Edom, na sua casa; e Jeová abençoava os da casa de Obede-Edom e tudo o que era seu.