Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

1 Crônicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

1 Crônicas, 10

1 E os filisteus, da sua parte, fizeram guerra a Israel; e os homens de Israel puseram-se em fuga diante dos filisteus e caíam mortos no monte Gilboa.

2 E os filisteus mantiveram-se perto de Saul e de seus filhos; e os filisteus chegaram a golpear Jonatã, e Abinadabe, e Malquisua, filhos de Saul.

3 E a luta ficou intensa contra Saul; e por fim o acharam os que atiravam com o arco e ele foi ferido pelos atiradores.

4 Saul disse então ao seu escudeiro: “Puxa a tua espada e traspassa-me com ela, para que não venham estes incircuncisos e certamente abusem de mim.” E seu escudeiro não quis, porque estava com muito medo. Saul tomou, pois, a espada e lançou-se sobre ela.

5 Quando seu escudeiro viu que Saul tinha morrido, lançou-se também sobre a espada e morreu.

6 Assim morreram Saul e seus três filhos, e morreram juntos todos os da sua casa.

7 Quando todos os homens de Israel, que se achavam na baixada, viram que tinham fugido e que Saul e seus filhos tinham morrido, então começaram a deixar as suas cidades e a fugir; depois entraram os filisteus e passaram a morar nelas.

8 E sucedeu no dia seguinte, quando os filisteus vieram para despir os que foram mortos, que foram achar Saul e seus filhos caídos no monte Gilboa.

9 E passaram a despi-lo e a tirar-lhe a cabeça, e sua armadura, e passaram a enviar [mensageiros] à terra dos filisteus em derredor para notificar seus ídolos e o povo.

10 Por fim puseram a armadura dele na casa de seu deus,*1 e o crânio dele prenderam à casa de Dagom.

  1. “Seu deus.” Ou “seus deuses”. Hebr.: ’elo·heh·hém, pl. de ’elóh·ah, para denotar a excelência do deus filisteu, Dagom; gr.: the·oú; lat.: dé·i. Veja Jz 16:23 n.

11 E todos os de Jabes em Gileade chegaram a ouvir tudo o que os filisteus tinham feito a Saul.

12 De modo que se levantaram todos os homens valentes e carregaram o cadáver de Saul e os cadáveres de seus filhos, e trouxeram-nos a Jabes e enterraram seus ossos debaixo da árvore grande em Jabes; e foram jejuar por sete dias.

13 Assim morreu Saul pela sua infidelidade com que agiu sem fé contra Jeová referente à palavra de Jeová que não guardou e também por pedir a um médium espírita que fizesse uma consulta.

14 E não consultou a Jeová. Por conseguinte, este o entregou à morte e transferiu o reinado a Davi, filho de Jessé.