Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Oseias

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

Oseias, 7

1 “No tempo em que eu curar Israel, também se exporá realmente o erro de Efraim e as coisas más de Samaria; pois praticaram a falsidade, e entra até o próprio ladrão; do lado de fora é realmente uma guerrilha que faz uma incursão.

2 E não dizem ao seu próprio coração que vou lembrar-me de toda a sua maldade. Agora os cercaram as suas ações. Vieram a estar diante da minha face.

3 Com a sua maldade eles alegram [o] rei, e com as suas imposturas, príncipes.

4 Todos eles são adúlteros, como forno aceso pelo padeiro [que] cessa de atiçar depois de amassar a massa até que ela fique levedada.

5 No dia de nosso rei, os príncipes fizeram-se a si mesmos doentes — há furor por causa do vinho. Puxou a sua mão com os zombadores.

6 Pois fizeram seu coração chegar perto como a um forno; está ardendo dentro deles. Seu padeiro está dormindo a noite inteira; de manhã, *1 está aceso como que com um fogo chamejante.

  1. Lit.: “ele”, hebr. masc., referindo-se ao “forno”, hebr. masc.

7 Ficam quentes, todos eles, como o forno, e realmente devoram os seus juízes. Seus próprios reis caíram; nenhum deles clama a mim.

8 “Quanto a Efraim, mistura-se pessoalmente com os povos. O próprio Efraim se tornou um bolo redondo que não foi virado.

9 Estranhos consumiram-lhe o poder, e ele mesmo não veio a saber [disso]. Também, os próprios cabelos grisalhos se embranqueceram nele, mas ele mesmo não veio a saber [disso].

10 E o orgulho de Israel testificou-lhe na face, e eles não retornaram a Jeová, seu Deus,*1 nem o procuraram em vista de tudo isso.

  1. “Seu Deus.” Hebr.: ’Elo·heh·hém.

11 E Efraim mostra ser igual a uma pomba simplória sem coração.*1 Clamaram ao Egito; foram à Assíria.

  1. Ou “sem boa motivação”. Hebr.: ’ehn lev.

12 “Aonde quer que forem, estenderei sobre eles a minha rede. Como a criaturas voadoras dos céus os farei vir abaixo. Discipliná-los-ei de acordo com o relatório à sua assembléia.

13 Ai deles, pois fugiram de mim! Assolação para eles, pois transgrediram contra mim! E eu mesmo passei a remi-los, porém, eles mesmos falaram mentiras até contra mim.

14 E não clamaram a mim por socorro de seu coração, embora continuassem uivando sobre as suas camas. Estavam vadiando por causa do seu cereal e do seu vinho doce; voltavam-se contra mim.

15 E eu, da minha parte, apliquei a disciplina; fortaleci os seus braços, porém, continuaram a maquinar o mal contra mim.

16 E passaram a retornar, não a algo mais elevado;*1 tinham-se tornado como um arco frouxo. Seus príncipes cairão à espada por causa da verberação da sua língua. Esta será a caçoada deles na terra do Egito.”

  1. “Não a algo mais elevado.” Lit.: “não para cima”, isto é, não para uma forma elevada de adoração. Hebr.: lo’ ‛al.