Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Romanos
Romanos, 16
1 Recomendo-vos*1 Febe, nossa irmã, que é ministra*2 da congregação que está em Cencréia,
|
2 a fim de que a acolhais no Senhor dum modo digno dos santos, e para que a auxilieis em qualquer assunto em que possa necessitar de vós, pois ela mesma também se mostrou defensora de muitos, sim, de mim mesmo.
3 Dai os meus cumprimentos a Prisca e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus,
4 que, pela minha alma,*1 arriscaram os seus próprios pescoços, aos quais não somente eu, mas também todas as congregações das nações expressamos agradecimentos;
|
5 e [cumprimentai] a congregação que está na casa deles. Cumprimentai o meu amado Epêneto, que é uma das primícias da Ásia para Cristo.
6 Cumprimentai Maria, que tem realizado muitos labores para vós.
7 Cumprimentai Andrônico e Júnias, meus parentes e meus companheiros de cativeiro,*1 que são homens notáveis entre os apóstolos e que têm estado em união com Cristo por mais tempo do que eu.
|
8 Dai os meus cumprimentos a Amplíato, meu amado no Senhor.
9 Cumprimentai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e meu amado Estáquis.
10 Cumprimentai Apeles, o aprovado em Cristo. Cumprimentai os da família de Aristóbulo.
11 Cumprimentai Herodião, meu parente. Cumprimentai os da família de Narciso, que estão no Senhor.
12 Cumprimentai Trifena e Trifosa, [mulheres] que trabalharam arduamente no Senhor. Cumprimentai Pérside, nossa amada, pois ela realizou muitos labores no Senhor.
13 Cumprimentai Rufo, o escolhido no Senhor, e sua mãe e minha.
14 Cumprimentai Asíncrito, Flégon, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos com eles.
15 Cumprimentai Filólogo e Júlia, Nereu e sua irmã, e Olimpas, e todos os santos com eles.
16 Cumprimentai-vos uns aos outros com beijo santo. Todas as congregações do Cristo vos cumprimentam.
17 Exorto-vos agora, irmãos, que fiqueis de olho nos que causam divisões e motivos para tropeço contra o ensino que aprendestes, e que os eviteis.
18 Pois homens dessa sorte são escravos, não de nosso Senhor Cristo, mas de seus próprios ventres; e, com conversa suave e palavras elogiosas seduzem os corações dos cândidos.
19 Pois a vossa obediência tem sido notada por todos. Alegro-me, portanto, convosco. Mas, quero que sejais sábios quanto ao que é bom, porém inocentes quanto ao que é mau.
20 O Deus que dá paz, por sua parte, esmagará em breve a Satanás debaixo dos vossos pés. A benignidade imerecida de nosso Senhor Jesus seja convosco.
21 Timóteo, meu colaborador, vos cumprimenta, e assim também Lúcio, e Jasão, e Sosípatro, meus parentes.
22 Eu, Tércio, que fiz a escrita desta carta, vos cumprimento no Senhor.
23 Gaio, meu hospedeiro e o de toda a congregação, vos cumprimenta. Erasto, o mordomo da cidade, vos cumprimenta, e assim também Quarto, seu*1 irmão.
|
24 *1 ——
|
25 Ora, àquele que vos pode fazer firmes de acordo com as boas novas que eu declaro e*1 a pregação de Jesus Cristo, segundo a revelação*2 do segredo sagrado que por tempos de longa duração tem sido guardado em silêncio,
|
26 mas que agora tem sido manifestado e tem sido dado a conhecer entre todas as nações, por intermédio das escrituras proféticas, de acordo com o mandado do Deus eterno, para fomentar a obediência pela fé;
27 a Deus, único sábio, seja a glória por intermédio de Jesus Cristo, para sempre.*1 Amém.
|