Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
1 Reis
1 Reis, 2
1 E pouco a pouco chegaram-se os dias de Davi morrer; e ele passou a ordenar a Salomão, seu filho, dizendo:
2 “Eu vou no caminho de toda a terra, e tu terás de ser forte e mostrar-te homem.
3 E terás de cumprir a obrigação para com Jeová, teu Deus, andando nos seus caminhos, guardando os seus estatutos, seus mandamentos e suas decisões judiciais, e seus testemunhos,*1 segundo o que está escrito na lei de Moisés, para agir com circunspeção em tudo o que fizeres e aonde quer que te virares;
|
4 a fim de que Jeová cumpra a sua palavra que falou referente a mim, dizendo: ‘Se os teus filhos cuidarem do seu caminho, andando perante mim em verdade,*1 de todo o seu coração e de toda a sua alma, não se decepará homem teu, [impedindo-o de sentar-se] no trono de Israel.’
|
5 “E tu mesmo também sabes muito bem o que me fez Joabe, filho de Zeruia, naquilo que fez aos dois chefes dos exércitos de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, quando os matou e fez que houvesse sangue de guerra em tempo de paz, e pôs sangue de guerra no seu cinto que tinha em volta dos quadris e nas suas sandálias que tinha nos pés.
6 E terás de agir segundo a tua sabedoria e não deixar que seus cabelos grisalhos desçam em paz ao Seol.*1
|
7 “E deves usar de benevolência*1 para com os filhos de Barzilai, o gileadita, e eles têm de mostrar estar entre os que comem à tua mesa; pois foi assim que se chegaram a mim quando fugi de diante de Absalão, teu irmão.
|
8 “E eis que há contigo Simei, filho de Gera, benjaminita de Baurim, e foi ele quem invocou o mal sobre mim com uma penosa invocação do mal, no dia em que fui a Maanaim; e foi ele quem desceu ao meu encontro até o Jordão, de modo que lhe jurei por Jeová, dizendo: ‘Não te entregarei à morte pela espada.’
9 E agora, não o deixes impune, porque és homem sábio e sabes muito bem o que lhe deves fazer, e terás de fazer os seus cabelos grisalhos descer com sangue ao Seol.”
10 Davi deitou-se então com os seus antepassados e foi enterrado na Cidade de Davi.
11 E os dias que Davi reinou sobre Israel foram quarenta anos. Em Hébron ele reinou sete anos e em Jerusalém reinou trinta e três anos.
12 Quanto a Salomão, sentou-se no trono de Davi, seu pai; e, aos poucos, seu reinado ficou estabelecido com muita firmeza.
13 Passado tempo, chegou Adonias, filho de Hagite, a Bate-Seba, mãe de Salomão. Então ela disse: “É pacífica a tua vinda?” ao que ele disse: “É pacífica.”
14 E prosseguiu, dizendo: “Tenho um assunto para ti.” De modo que ela disse: “Fala.”
15 E ele continuou: “Tu mesma bem sabes que o reinado ia tornar-se meu e que foi em mim que todo o Israel fixou a sua face para eu me tornar rei; mas o reinado mudou de rumo e veio a ser de meu irmão, porque era da parte de Jeová que se tornou seu.
16 E agora há um pedido que te faço. Não faças a minha face voltar atrás.” Por conseguinte, ela lhe disse: “Fala.”
17 E ele prosseguiu, dizendo: “Por favor, dize a Salomão, o rei, (pois ele não fará a tua face voltar atrás,) que me dê Abisague, a sunamita, por esposa.”
18 A isto disse Bate-Seba: “Está bem! Eu mesma falarei por ti ao rei.”
19 Portanto, Bate-Seba entrou até o Rei Salomão para falar com ele por Adonias. O rei se levantou imediatamente para ir ao encontro dela e curvou-se diante dela. Então se sentou no seu trono e fez pôr um trono para a mãe do rei, para que se sentasse à sua direita.
20 E ela passou a dizer: “Há um pequeno pedido que te faço. Não faças a minha face voltar atrás.” O rei lhe disse, pois: “Faze-o, minha mãe; porque não farei a tua face voltar atrás.”
21 E ela prosseguiu, dizendo: “Dê-se Abisague, a sunamita, a Adonias, teu irmão, por esposa.”
22 Então respondeu o Rei Salomão e disse à sua mãe: “E por que pedes Abisague, a sunamita, para Adonias? Pede também para ele o reinado (porque é meu irmão mais velho do que eu), sim, para ele, e para Abiatar, o sacerdote, e para Joabe, filho de Zeruia.”
23 Com isso o Rei Salomão jurou por Jeová, dizendo: “Assim me faça Deus e assim lhe acrescente mais, se não foi contra a sua própria alma que Adonias falou nesta coisa.
24 E agora, por Jeová que vive, que me estabeleceu firmemente e que me mantém sentado no trono de Davi, meu pai, e que fez para mim uma casa, assim como falou, hoje Adonias será morto.”
25 O Rei Salomão enviou imediatamente por meio de Benaia, filho de Jeoiada; e este passou a lançar-se sobre ele de modo que morreu.*1
|
26 E a Abiatar, o sacerdote, o rei disse: “Vai para Anatote, para os teus campos! Pois mereces a morte;*1 mas neste dia não te entregarei à morte, porque carregaste a arca do Soberano Senhor Jeová diante de Davi, meu pai, e porque foste atribulado durante todo o tempo que meu pai foi atribulado.”
|
27 Portanto, Salomão expulsou a Abiatar do serviço de sacerdote de Jeová, para cumprir a palavra de Jeová, que ele havia falado contra a casa de Eli, em Silo.
28 E a própria notícia chegou até Joabe — porque o próprio Joabe se inclinara a seguir Adonias, embora não se tivesse inclinado a seguir Absalão*1 — e Joabe se pôs a fugir para a tenda de Jeová e começou a segurar os chifres do altar.
|
29 Informou-se então ao Rei Salomão: “Joabe fugiu para a tenda de Jeová, e eis que está ao lado do altar.” Salomão enviou, pois, Benaia, filho de Jeoiada, dizendo: “Vai, lança-te sobre ele!”
30 Por conseguinte, Benaia chegou à tenda de Jeová e disse-lhe: “Assim disse o rei: ‘Vem para fora!’” Mas ele disse: “Não! Pois é aqui que morrerei.” Então Benaia trouxe a informação de volta ao rei, dizendo: “Assim falou Joabe e assim me respondeu.”
31 O rei disse-lhe então: “Faze-lhe assim como falou e lança-te sobre ele; e tens de enterrá-lo e remover de mim e da casa de meu pai o sangue*1 imerecidamente derramado que Joabe derramou.
|
32 E Jeová fará certamente retornar seu sangue sobre a sua própria cabeça, porque se lançou sobre dois homens mais justos e melhores do que ele, e passou a matá-los com a espada, quando meu pai, o próprio Davi, nada sabia disso, a saber, Abner, filho de Ner, chefe do exército de Israel, e Amasa, filho de Jeter, chefe do exército de Judá.
33 E o sangue deles terá de retornar sobre a cabeça de Joabe e sobre a cabeça da sua descendência, por tempo indefinido; mas para Davi e para a sua descendência, e para a sua casa e para o seu trono virá a haver paz da parte de Jeová, por tempo indefinido.”
34 Então subiu Benaia, filho de Jeoiada, e lançou-se sobre ele e entregou-o à morte; e ele foi enterrado em sua própria casa, no ermo.
35 Após isso, o rei colocou Benaia, filho de Jeoiada, no lugar dele sobre o exército; e a Zadoque, o sacerdote, o rei colocou*1 no lugar de Abiatar.
|
36 Por fim, o rei mandou chamar Simei e disse-lhe: “Constrói para ti uma casa em Jerusalém, e terás de morar ali e não sair dali para este ou aquele lugar.
37 E terá de ocorrer que, no dia em que saíres e quando atravessares o vale da torrente do Cédron, deves saber inequivocamente que positivamente morrerás. A própria culpa pelo teu sangue*1 virá a estar sobre a tua própria cabeça.
|
38 Então disse Simei ao rei: “A palavra é boa. Assim como falou meu senhor, o rei, assim fará teu servo.” E Simei ficou morando em Jerusalém por muitos dias.
39 E sucedeu, ao fim de três anos, que dois escravos de Simei puseram-se a fugir para Aquis, filho de Maacá, rei de Gate; e pessoas vieram contar isso a Simei, dizendo: “Eis que os teus escravos estão em Gate.”
40 Simei levantou-se imediatamente e selou seu jumento, e foi a Gate, a Aquis, procurar seus escravos; depois, Simei foi e trouxe seus escravos de Gate.
41 Informou-se então a Salomão: “Simei saiu de Jerusalém a Gate e está de volta.”
42 Em vista disso, o rei mandou chamar Simei e disse-lhe: “Não te pus sob juramento por Jeová para te advertir, dizendo: ‘No dia em que saíres e deveras fores para cá e para lá, deves saber inequivocamente que positivamente morrerás’, e então, não me disseste: ‘É boa a palavra que ouvi’?
43 Então, por que não guardaste o juramento de Jeová e o mandamento que te impus solenemente?”
44 E o rei prosseguiu, dizendo a Simei: “Tu mesmo certamente sabes todo o mal que fizeste a Davi, meu pai, como teu coração sabe muito bem; e Jeová certamente fará voltar sobre a tua própria cabeça o mal causado por ti.
45 Mas o Rei Salomão será bendito e o próprio trono de Davi se mostrará firmemente estabelecido perante Jeová para sempre.”*1
|
46 Com isto o rei deu ordem a Benaia, filho de Jeoiada, que então saiu e se lançou sobre ele, de modo que morreu. E o reino ficou firmemente estabelecido na mão de Salomão.