Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

1 Reis

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

1 Reis, 14

1 Naquele tempo específico adoeceu Abias, filho de Jeroboão.

2 Jeroboão disse, pois, à sua esposa: “Por favor, levanta-te, e tens de disfarçar-te para que não saibam que és esposa de Jeroboão, e tens de ir a Silo. Eis que é ali que está Aijá, o profeta. Foi ele quem falou referente a mim quanto a tornar-me rei*1 sobre este povo.

  1. “Quanto a tornar-me rei”, LXXASyVg; M: “como rei”.

3 E tens de tomar na mão dez pães, e bolos borrifados, e uma botija de mel, e tens de entrar até ele. É ele quem te há de dizer o que vai acontecer ao menino.”

4 E a esposa de Jeroboão passou a fazer assim. Por conseguinte, ela se levantou e foi a Silo, e chegou à casa de Aijá. Ora, o próprio Aijá*1 não podia ver, pois os seus olhos estavam parados por causa da sua idade.

  1. “Ora, . . . Aijá.” Hebr.: wa·’Ahhi·yá·hu.

5 E o próprio Jeová havia dito a Aijá: “Eis que vem a esposa de Jeroboão para solicitar uma palavra tua referente ao seu filho, pois está doente. Assim e assim é que lhe deves falar. E sucederá*1 que, assim que ela chegar, far-se-á irreconhecível.”

  1. Ou: “E suceda.”

6 E aconteceu que, assim que Aijá ouviu o som dos pés dela, chegando ela à entrada, começou a dizer: “Entra, ó esposa de Jeroboão. Por que te fazes irreconhecível quando estou sendo enviado a ti com uma mensagem dura?

7 Vai, dize a Jeroboão: ‘Assim disse Jeová, o Deus de Israel: “Visto que eu te ergui do meio do teu povo para te constituir líder do meu povo Israel,

8 e fui arrancar o reino da casa de Davi e dá-lo a ti, e tu não te tornaste igual ao meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou atrás de mim de todo o seu coração, fazendo somente o que era direito aos meus olhos,

9 mas tu começaste a agir pior do que todos os que vieram a ser antes de ti, e foste e fizeste para ti outro deus*1 e imagens fundidas para me ofender, e sou eu a quem lançaste atrás das tuas costas,

  1. Lit.: “outros deuses”. Hebr.: ’elo·hím ’ahhe·rím. Veja 12:28 n.: “Deus”.

10 por esta razão, eis que trago calamidade sobre a casa de Jeroboão, e certamente deceparei de Jeroboão aquele que urina contra o muro,*1 o incapacitado e o rejeitado em Israel;*2 e farei deveras uma varredura atrás da casa de Jeroboão, assim como se varre o esterco até se dar cabo dele.

  1. “Que urina contra o muro.” Esta é uma expressão idiomática hebr. referindo-se a varões.

  2. Lit.: “o restrito e o largado (abandonado) em Israel”. Veja De 32:36 n.: “rejeitado”.

11 Quem de Jeroboão morrer na cidade, os cães devorarão, e quem morrer no campo, as aves dos céus comerão, porque o próprio Jeová o falou.”’

12 “E tu mesma, levanta-te, vai para a tua casa. Quando os teus pés entrarem na cidade, a criança certamente morrerá.

13 E todo o Israel deveras o lamentará e o enterrará, porque só este de Jeroboão entrará numa sepultura, visto que nele se achou algo de bom para com Jeová, o Deus de Israel, na casa de Jeroboão.

14 E Jeová certamente suscitará para si um rei sobre Israel, o qual decepará a casa de Jeroboão naquele dia, e quem sabe, agora mesmo?

15 E Jeová deveras golpeará Israel, assim como a cana balança na água; e ele certamente desarraigará Israel deste solo bom que deu aos seus antepassados e deveras os espalhará além do Rio,*1 por terem feito os postes sagrados deles, ofendendo assim a Jeová.

  1. Isto é, o Eufrates.

16 E ele entregará Israel por causa dos pecados de Jeroboão com que este pecou e com que fez Israel pecar.”

17 Então se levantou a esposa de Jeroboão e foi embora, e chegou a Tirza. Quando chegou ao limiar da casa, o rapaz morreu.

18 Enterraram-no, pois, e todo o Israel lamentava-o, segundo a palavra de Jeová, que ele havia falado por intermédio do seu servo Aijá, o profeta.

19 E o resto dos assuntos de Jeroboão, como ele guerreou e como reinou, eis que estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Israel.

20 E os dias que Jeroboão reinou foram vinte e dois anos, após os quais se deitou com os seus antepassados; e Nadabe, seu filho, começou a reinar em seu lugar.

21 Quanto a Roboão, filho de Salomão, tornara-se rei em Judá. Roboão tinha quarenta e um anos de idade quando começou a reinar e reinou dezessete anos em Jerusalém, a cidade que Jeová escolhera dentre todas as tribos de Israel para pôr ali seu nome. E o nome de sua mãe era Naamá, a amonita.

22 E Judá prosseguiu fazendo o que era mau aos olhos de Jeová, de modo que o provocaram mais ao ciúme do que tudo o que os seus antepassados tinham feito por meio dos seus pecados com que pecaram.

23 E também construíam para si altos, e colunas sagradas, e postes sagrados sobre todo morro elevado e debaixo de cada árvore frondosa.

24 E até mesmo veio a haver no país homem que se prostituía no serviço dum templo.*1 Agiam de acordo com todas as coisas detestáveis das nações que Jeová tinha desalojado de diante dos filhos de Israel.

  1. “Homem que se prostituía no serviço dum templo.” Hebr.: qa·dhésh; lat.: ef·fe·mi·ná·ti, “efeminados”.

25 E sucedeu no quinto ano do Rei Roboão que Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém.

26 E ele foi tirar os tesouros da casa de Jeová e os tesouros da casa do rei; e tomou tudo. E foi tomar todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito.

27 Por conseguinte, o Rei Roboão fez em lugar deles escudos de cobre e os entregou aos cuidados dos chefes dos batedores, os guardas da entrada da casa do rei.

28 E acontecia que, sempre que o rei vinha à casa de Jeová, os batedores os carregavam, e os devolviam à sala da guarda dos batedores.

29 E o resto dos assuntos de Roboão e tudo o que ele fez, não estão escritos no livro dos assuntos dos tempos dos reis de Judá?

30 E sucedeu haver sempre guerra entre Roboão e Jeroboão.

31 Por fim, Roboão deitou-se com os seus antepassados e foi enterrado com os seus antepassados na Cidade de Davi. E o nome de sua mãe era Naamá, a amonita. E Abijão,*1 seu filho, começou a reinar em seu lugar.

  1. “Abijão”, MVg; cerca de 12 mss. hebr. e a edição Bomberg da Bíblia hebraica (1524-1525 EC), de Jacob ben Hayim: “Abias”.