Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

1 Reis

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

1 Reis, 6

1 E sucedeu no quadringentésimo octogésimo ano*1 depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no quarto ano, no mês de zive, que é o segundo mês, depois de Salomão se ter tornado rei sobre Israel, que ele passou a construir a casa a Jeová.

  1. “Quadringentésimo octogésimo ano”, MSyVg; LXX: “quadringentésimo quadragésimo ano”.

2 E a casa que o Rei Salomão construiu a Jeová tinha sessenta côvados*1 de comprimento e vinte de largura, e trinta côvados de altura.

  1. Veja Ap. 8A.

3 E o pórtico na frente do templo*1 da casa tinha vinte côvados de comprimento, na frente da largura da casa. Sua profundidade era de dez côvados na frente da casa.

  1. “Templo da.” Hebr.: heh·khál; gr.: na·oú; lat.: tém·plum. Compare isso com 2Rs 20:18 n. Veja Mt 23:16 n.

4 E ele prosseguiu, fazendo para a casa janelas de vãos que se estreitavam.

5 Além disso construiu contra a parede da casa um edifício lateral em toda a volta, [contra] as paredes da casa, em toda a volta do templo e do compartimento mais recôndito,*1 e fez câmaras laterais, em toda a volta.

  1. Ou “e até a câmara mais para trás”. Hebr.: welad·devír; gr.: da·bír; Sy: “casa da tampa propiciatória”, isto é, o Santíssimo; lat.: o·rá·cu·li, “o oráculo”, baseado na teoria incorreta de que o substantivo hebr. devír se derivasse do verbo da·vár, “falar”. Compare isso com o cóptico ta·bir, “mais recôndito”; também com o árabe dub(u)r, “atrás (fundo)”.

6 A câmara lateral*1 mais inferior tinha cinco côvados de largura, e a do meio tinha seis côvados de largura, e a terceira tinha sete côvados de largura; pois, por fora ele deu à casa reentrâncias em toda a volta, para que não ficasse segura às paredes da casa.

  1. “Câmara lateral”, LXX; M: “construção lateral”.

7 Quanto à casa, enquanto estava sendo construída, construía-se com pedra de cantaria já acabada; e quanto a martelos e machados, ou a quaisquer outros instrumentos de ferro, não eram ouvidos na casa, enquanto estava sendo construída.

8 A entrada da câmara lateral mais inferior*1 estava ao lado direito*2 da casa, e subia-se por uma escada de caracol até à do meio, e da do meio até à terceira.

  1. “Mais inferior”, TLXX; MSyVg: “do meio”.

  2. “Direito”, isto é, o sul, quando se encara o leste.

9 Outrossim, prosseguiu construindo a casa para a acabar, e ele forrou a casa de vigas e de fileiras em pau de cedro.

10 Além disso, construiu as câmaras laterais contra a casa toda com cinco côvados de altura, e elas estavam seguras à casa por meio de madeiras de cedro.

11 Entrementes veio a palavra de Jeová a Salomão, dizendo:

12 “No que se refere a esta casa que estás construindo, se andares nos meus estatutos e cumprires as minhas decisões judiciais, e realmente guardares todos os meus mandamentos por andares neles, eu também hei de cumprir a minha palavra para contigo, que falei a Davi, teu pai;

13 e deveras residirei no meio dos filhos de Israel e não deixarei o meu povo Israel.”

14 E Salomão prosseguiu construindo a casa para a acabar.

15 E ele passou a construir as paredes da casa, por dentro, com tábuas de cedro. Desde o soalho da casa até o vigamento*1 do teto ele a recobriu por dentro de madeira; e foi recobrir o soalho da casa com tábuas de junípero.

  1. “Vigamento”, mediante uma ligeira correção; M: “paredes”.

16 Ademais, construiu nos fundos da casa vinte côvados com tábuas de cedro, desde o soalho até o vigamento, e por dentro construiu para ela o compartimento mais recôndito, o Santíssimo.

17 E a casa mostrava ter quarenta côvados, isto é, o templo na parte da frente dela.*1

  1. “O templo na parte da frente das portas do oráculo (compartimento mais recôndito)”, Vg.

18 E [a] madeira de cedro na casa, por dentro, tinha esculturas de ornamentos em forma de bagas e grinaldas de flores. Tudo era de cedro; não se via pedra.

19 E o compartimento mais recôndito, no interior da casa, ele preparou lá dentro, para pôr lá a arca do pacto de Jeová.

20 E o compartimento mais recôndito tinha vinte côvados de comprimento e vinte côvados de largura, e vinte côvados na sua altura; e ele passou a recobri-lo de ouro puro e a recobrir o altar de cedro.

21 E Salomão foi recobrir a casa por dentro de ouro puro e a fazer passar cadeias de ouro na frente do compartimento mais recôndito, e foi recobri-lo de ouro.

22 E recobriu a casa inteira de ouro, até que toda a casa ficou completa; e o altar inteiro, do lado do compartimento mais recôndito, ele recobriu de ouro.

23 Além disso, fez no compartimento mais recôndito dois querubins de madeira de oleastro, cada um tendo a altura de dez côvados.

24 E uma asa do querubim tinha cinco côvados e a outra asa do querubim tinha cinco côvados. Eram dez côvados da ponta da sua asa à ponta da sua [outra] asa.

25 E o segundo querubim tinha dez côvados. Os dois querubins tinham a mesma medida e a mesma forma.

26 A altura de um querubim era de dez côvados, e assim era com o outro querubim.

27 Ele pôs então os querubins dentro da casa interna, de modo que se estenderam as asas dos querubins. Assim, a asa de um tocava numa parede e a asa do outro querubim tocava na outra parede; e suas asas iam para o centro da casa, asa tocando asa.

28 Além disso, recobriu os querubins de ouro.

29 E todas as paredes da casa, ao redor, ele esculpiu com esculturas entalhadas de querubins e de figuras de palmeiras, e com entalhes de flores, por dentro e por fora;

30 e revestiu de ouro o soalho da casa, por dentro e por fora.

31 E fez a entrada do compartimento mais recôndito com [batentes de] porta de madeira de oleastro: pilastras laterais, ombreiras [e] uma quinta.

32 E os dois [batentes da] porta eram de madeira de oleastro, e ele esculpiu neles esculturas de querubins e figuras de palmeiras, e entalhes de flores, e recobriu-as de ouro; e passou a folhear de ouro os querubins e as figuras de palmeiras.

33 E assim fez para a entrada do templo, as ombreiras de madeira de oleastro, quadradas.

34 E os dois [batentes da] porta eram de madeira de junípero. As duas folhas de um [batente da] porta giravam sobre dobradiças e as duas folhas do outro [batente da] porta giravam sobre dobradiças.

35 E ele esculpiu querubins e figuras de palmeiras, e entalhes de flores, e as representações ele recobriu de folheado de ouro.

36 E prosseguiu, construindo o pátio interno com três fileiras de pedras lavradas e uma fileira de barrotes de cedro.

37 No quarto ano lançou-se o alicerce da casa de Jeová, no mês lunar de zive;

38 e no décimo primeiro ano, no mês lunar de bul,*1 isto é, no oitavo mês, a casa estava acabada no que se referia a todos os seus pormenores e todo o seu plano; de modo que levou sete anos para construí-la.

  1. Veja Ap. 8B.