Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Reis

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

2 Reis, 15

1 No vigésimo sétimo ano de Jeroboão, rei de Israel, tornou-se rei Azarias, filho de Amazias, rei de Judá.

2 Veio a ter dezesseis anos de idade quando começou a reinar e reinou por cinqüenta e dois anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Jecolia,*1 de Jerusalém.

  1. Significando “Jeová Tem Sido Capaz”. Hebr.: Yekhol·yá·hu.

3 E ele fazia o que era reto aos olhos de Jeová, segundo tudo o que Amazias, seu pai, tinha feito.

4 Apenas os altos não desapareceram. O povo ainda oferecia sacrifícios e fazia fumaça sacrificial nos altos.

5 Por fim, Jeová atingiu o rei com uma praga e ele ficou sendo leproso até o dia da sua morte, e morava na sua casa, livre de deveres, ao passo que Jotão, o filho do rei, estava sobre a casa, julgando o povo da terra.*1

  1. “O povo da terra.” Hebr.: ‛am ha·’á·rets. Veja Gên 23:7 n.

6 Quanto ao resto dos assuntos de Azarias*1 e tudo o que ele fez, não estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Judá?

  1. Significando “Jeová Ajudou”. Hebr.: ‛Azar·yá·hu. No v. 13; em 2Cr 26:1-23; Is 6:1; Za 14:5: “Uzias”.

7 Por fim, Azarias deitou-se com os seus antepassados e enterraram-no com os seus antepassados na Cidade de Davi; e Jotão, seu filho, começou a reinar em seu lugar.

8 No trigésimo oitavo ano de Azarias, rei de Judá, Zacarias,*1 filho de Jeroboão, tornou-se rei sobre Israel em Samaria, por seis meses.

  1. Significando “Jeová Lembrou-se”. Hebr.: Zekhar·yá·hu.

9 E ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová, assim como seus antepassados tinham feito. Não se afastou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com os quais fez Israel pecar.

10 Salum, filho de Jabes, conspirou então contra ele e o golpeou em Ibleão,*1 e o entregou à morte, e começou a reinar em seu lugar.

  1. “Em Ibleão”, LXXL; M: “perante o povo”; Vg: “publicamente”.

11 Quanto ao resto dos assuntos de Zacarias, eis que estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Israel.

12 Esta foi a palavra de Jeová, que ele falara a Jeú, dizendo: “Os próprios filhos, até a quarta geração, se sentarão por ti no trono de Israel.” E assim sucedeu.

13 Quanto a Salum, filho de Jabes, tornou-se ele rei no trigésimo nono ano de Uzias,*1 rei de Judá, e continuou a reinar um mês lunar inteiro*2 em Samaria.

  1. “De Uzias.” Hebr.: le‛U·zi·yáh, significando “Minha Força É Jah”; no v. 1: “Azarias”. Veja v. 6 n.

  2. Lit.: “um mês lunar de dias”.

14 Menaém, filho de Gadi, subiu então de Tirza e chegou a Samaria, e ele golpeou a Salum, filho de Jabes, em Samaria, e o entregou à morte; e começou a reinar em seu lugar.

15 Quanto ao resto dos assuntos de Salum e sua conspiração com que conspirou, eis que estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Israel.

16 Foi então que Menaém passou a golpear a Tifsa e a tudo o que havia nela, e seu território fora de Tirza, porque não se abriu,*1 e ele foi golpeá-la. Estripou todas as suas mulheres grávidas.

  1. “Porque não lhe abriram (o portão)”, LXXSyVg.

17 No trigésimo nono ano de Azarias,*1 rei de Judá, Menaém, filho de Gadi, tornou-se rei sobre Israel por dez anos, em Samaria.

  1. “De Azarias.” Hebr.: la·‛Azar·yáh; no v. 13: “Uzias”. Veja v. 6 n.

18 E fazia o que era mau aos olhos de Jeová. Não se afastou de todos os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez Israel pecar, em todos os seus dias.

19 Entrou no país Pul, o rei da Assíria. Conseqüentemente, Menaém deu a Pul mil talentos de prata, para que as suas mãos se mostrassem com ele para fortalecer o reino na sua própria mão.

20 Por isso, Menaém trouxe para fora a prata às custas de Israel, às custas de todos os valentes, poderosos, para dar ao rei da Assíria cinqüenta siclos*1 de prata para cada homem. Em vista disso, o rei da Assíria recuou e não ficou ali no país.

  1. Veja Ap. 8A.

21 Quanto ao resto dos assuntos de Menaém e tudo o que ele fez, não estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Israel?

22 Por fim, Menaém deitou-se com os seus antepassados, e Pecaías, seu filho, começou a reinar em seu lugar.

23 No qüinquagésimo ano de Azarias, rei de Judá, Pecaías, filho de Menaém, tornou-se rei sobre Israel em Samaria, por dois anos.

24 E ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová. Não se afastou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez Israel pecar.

25 Então conspirou contra ele Peca, filho de Remalias,*1 seu ajudante-de-ordens, e golpeou-o em Samaria, na torre de habitação da casa do rei, com Argobe e Arié, e com ele havia cinqüenta homens dos filhos de Gileade.*2 De modo que o entregou à morte e começou a reinar em seu lugar.

  1. Significando “Jeová Adornou”. Hebr.: Remal·yá·hu.

  2. Mediante uma emenda; M: “filhos de gileaditas”.

26 Quanto ao resto dos assuntos de Pecaías e tudo o que ele fez, eis que estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Israel.

27 No qüinquagésimo segundo ano de Azarias, rei de Judá, Peca, filho de Remalias, tornou-se rei sobre Israel em Samaria, por vinte anos.

28 E ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová. Não se afastou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez Israel pecar.

29 Nos dias de Peca, rei de Israel, entrou Tiglate-Pileser, rei da Assíria, e passou a tomar Ijom, e Abel-Bete-Maacá, e Janoa, e Quedes, e Hazor, e Gileade, e a Galiléia,*1 toda a terra de Naftali, e a levá-los ao exílio na Assíria.

  1. Lit.: “a Galiléia”. Hebr.: hag·Ga·lí·lah; gr.: Ga·li·laí·an; lat.: Ga·li·lé·am. Veja Jos 20:7 n.: “Galiléia”.

30 Finalmente, Oséias, filho de Elá, formou uma conspiração contra Peca, filho de Remalias, e golpeou-o e entregou-o à morte; e começou a reinar em seu lugar no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias.*1

  1. “Azarias” no v. 1.

31 Quanto ao resto dos assuntos de Peca e tudo o que ele fez, eis que estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Israel.

32 No segundo ano de Peca, filho de Remalias, rei de Israel, tornou-se rei Jotão, filho de Uzias, rei de Judá.

33 Veio a ter vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou por dezesseis anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Jerusa, filha de Zadoque.

34 E ele fazia o que era direito aos olhos de Jeová. Fazia segundo tudo o que Uzias, seu pai, tinha feito.

35 Apenas não desapareceram os altos. O povo ainda oferecia sacrifícios e fazia fumaça sacrificial nos altos. Foi ele quem construiu o portão superior da casa de Jeová.

36 Quanto ao resto dos assuntos de Jotão, o que ele fez, não estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Judá?

37 Naqueles dias Jeová principiou a enviar contra Judá a Rezim, rei da Síria, e a Peca, filho de Remalias.

38 Por fim, Jotão deitou-se com os seus antepassados e foi enterrado com os seus antepassados na Cidade de Davi, seu antepassado; e Acaz, seu filho, começou a reinar em seu lugar.