Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Reis

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

2 Reis, 16

1 No décimo sétimo ano de Peca, filho de Remalias, tornou-se rei Acaz, filho de Jotão, rei de Judá.

2 Acaz tinha vinte anos quando começou a reinar e reinou por dezesseis anos em Jerusalém; e não fez o que era direito aos olhos de Jeová, seu Deus, igual a Davi, seu antepassado.

3 E ele andava no caminho dos reis de Israel, e fez até mesmo seu próprio filho passar pelo fogo, segundo as coisas detestáveis das nações que Jeová desalojou por causa dos filhos de Israel.

4 E oferecia sacrifícios e fazia fumaça sacrificial nos altos, e nos morros, e debaixo de cada árvore frondosa.

5 Foi então que Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, passaram a subir contra Jerusalém em guerra e a sitiar Acaz, mas não puderam lutar.

6 Naquele tempo, Rezim, rei da Síria, restituiu Elate a Edom,*1 removendo depois os judeus de Elate; e os edomitas, da sua parte, entraram em Elate e ficaram morando lá até o dia de hoje.

  1. Pelo visto, deve-se ler aqui “Edom” em vez de “Síria” (’Arám).

7 Acaz enviou, pois, mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria, dizendo: “Sou teu servo e teu filho. Sobe e salva-me da palma da mão do rei da Síria e da palma da mão do rei de Israel, que se estão levantando contra mim.”

8 Concordemente, Acaz tomou a prata e o ouro que se achavam na casa de Jeová e nos tesouros da casa do rei, e enviou-os ao rei da Assíria como suborno.

9 De modo que o rei da Assíria o escutou, e o rei da Assíria subiu a Damasco e a capturou, e levou seu [povo] ao exílio em Quir e a Rezim entregou à morte.

10 O Rei Acaz foi então ao encontro de Tiglate-Pileser, rei da Assíria, a Damasco, e chegou a ver o altar que havia em Damasco. De modo que o Rei Acaz enviou a Urija, o sacerdote, o desenho*1 do altar e seu modelo com respeito a todo o seu trabalho.

  1. Ou “semelhança”.

11 E Urija, o sacerdote, passou a construir o altar. Segundo tudo o que o Rei Acaz tinha enviado de Damasco foi que Urija, o sacerdote, o fez, aguardando o tempo da vinda do Rei Acaz de Damasco.

12 Quando o rei veio de Damasco, o rei chegou a ver o altar; e o rei começou a chegar-se ao altar e a fazer ofertas sobre ele.

13 E continuou a fazer fumegar a sua oferta queimada e a sua oferta de cereais, e a derramar a sua oferta de bebida, e a aspergir o sangue dos seus sacrifícios de participação em comum sobre o altar.

14 E o altar de cobre que estava perante Jeová ele trouxe então para perto, [tirando-o] da frente da casa, de entre o seu altar e a casa de Jeová, e o pôs do lado setentrional do seu altar.

15 E o Rei Acaz prosseguiu, ordenando-lhe, sim, a Urija, o sacerdote, dizendo: “Faze fumegar sobre o grande altar a oferta queimada da manhã, também a oferta de cereais da noitinha e a oferta queimada do rei, bem como a sua oferta de cereais, e a oferta queimada de todo o povo da terra, e sua oferta de cereais e suas ofertas de bebida; e deves aspergir sobre ele todo o sangue de oferta queimada e todo o sangue de qualquer sacrifício. Quanto ao altar de cobre, tornar-se-á algo para eu tomar em consideração.”

16 E Urija, o sacerdote, foi fazer segundo tudo o que o Rei Acaz lhe mandara.

17 Além disso, o Rei Acaz retalhou os painéis laterais dos carrocins e removeu deles as bacias; e tirou o mar de cima dos touros de cobre que havia por baixo dele e o pôs então sobre um pavimento de pedra.

18 E a edificação coberta, para o sábado, que se tinha construído na casa, bem como a entrada externa do rei, ele mudou da casa de Jeová por causa do rei da Assíria.

19 Quanto ao resto dos assuntos de Acaz, o que ele fez, não estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Judá?

20 Por fim, Acaz deitou-se com os seus antepassados e foi enterrado com os seus antepassados na Cidade de Davi; e Ezequias,*1 seu filho, começou a reinar em seu lugar.

  1. Significando “Jeová Fortalece”. Hebr.: Hhiz·qi·yá·hu.