Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
2 Reis
2 Reis, 20
1 Naqueles dias, Ezequias ficou doente até à morte. Por conseguinte, Isaías, filho de Amoz, o profeta, entrou até ele e disse-lhe: “Assim disse Jeová: ‘Dá ordens aos da tua casa, porque tu mesmo deveras morrerás e não viverás.’”
2 Então ele virou a face para a parede e começou a orar a Jeová, dizendo:
3 “Rogo-te, Jeová, por favor, lembra-te de como andei diante de ti em veracidade e de pleno coração, e fiz o que era bom aos teus olhos.” E Ezequias começou a chorar muito.*1
|
4 E aconteceu que o próprio Isaías ainda não tinha saído ao pátio*1 central quando veio a ele a própria palavra de Jeová, dizendo:
|
5 “Volta, e tens de dizer a Ezequias, o líder do meu povo: ‘Assim disse Jeová, o Deus de Davi, teu antepassado: “Ouvi a tua oração. Vi as tuas lágrimas. Eis que te saro. No terceiro dia subirás à casa de Jeová.
6 E hei de acrescentar quinze anos aos teus dias, e livrarei a ti e a esta cidade da palma da mão do rei da Assíria, e vou defender esta cidade por minha própria causa e pela causa de Davi, meu servo.”’”
7 E Isaías prosseguiu, dizendo: “Tomai uma torta de figos secos, prensados.” Tomaram-na, pois, e puseram-na sobre o furúnculo, revivendo ele depois aos poucos.
8 Entrementes, Ezequias disse a Isaías: “Qual é o sinal de que Jeová me curará e de que hei de subir no terceiro dia à casa de Jeová?”
9 A isto Isaías disse: “Este é para ti o sinal da parte de Jeová, de que Jeová cumprirá a palavra que falou: Deve a sombra realmente avançar dez degraus [da escada] ou deve retroceder dez degraus?”
10 Ezequias*1 disse então: “É fácil para a sombra estender-se por dez degraus, mas não que a sombra vá para trás dez degraus.”
|
11 Então Isaías, o profeta, começou a clamar a Jeová; e ele fez que a sombra que havia descido retrocedesse gradualmente nos degraus, isto é, nos degraus [da escada] de Acaz, dez degraus para trás.
12 Naquele tempo, Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia,*1 enviou cartas e um presente a Ezequias;*2 pois ouvira que Ezequias tinha estado doente.
|
13 E Ezequias passou a escutá-los*1 e a mostrar-lhes toda a sua casa do tesouro, a prata e o ouro, e o óleo de bálsamo, e o óleo bom, e seu arsenal, e tudo o que se achava nos seus tesouros. Não se mostrou haver nada que Ezequias não lhes mostrasse na sua própria casa e em todo o seu domínio.
|
14 Depois disso entrou Isaías, o profeta, até o Rei Ezequias e lhe disse: “Que disseram estes homens e donde vieram para chegar a ti?” Ezequias disse, pois: “Vieram duma terra distante, de Babilônia.”
15 E ele prosseguiu, dizendo: “Que viram na tua casa?” A isto Ezequias disse: “Viram tudo o que há na minha casa. Não se mostrou haver nada nos meus tesouros que não lhes mostrei.”
16 Isaías disse então a Ezequias: “Ouve a palavra de Jeová:
17 ‘“Eis que vêm dias, e tudo o que há na tua própria casa e o que os teus antepassados armazenaram até o dia de hoje será realmente levado a Babilônia. Não sobrará nada”, disse Jeová.
18 “E alguns dos teus próprios filhos que procederão de ti, dos quais te tornarás pai, serão eles próprios tomados e se tornarão realmente oficiais da corte no palácio*1 do rei de Babilônia.”’”
|
19 Então disse Ezequias a Isaías: “É boa a palavra de Jeová que falaste.” E prosseguiu, dizendo: “Não é assim, se a própria paz e verdade continuarão nos meus próprios dias?”
20 Quanto ao resto dos assuntos de Ezequias e toda a sua potência, e como fez o reservatório de água e o aqueduto, e então trouxe água à cidade, não estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Judá?
21 Por fim, Ezequias deitou-se com os seus antepassados; e Manassés, seu filho, começou a reinar em seu lugar.