Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

2 Reis

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

2 Reis, 21

1 Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar e reinou por cinqüenta e cinco anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Hefzibá.

2 E ele passou a fazer o que era mau aos olhos de Jeová, segundo as coisas detestáveis das nações que Jeová tinha desalojado de diante dos filhos de Israel.

3 De modo que construiu novamente os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e erigiu altares a Baal e fez um poste sagrado, assim como fizera Acabe, rei de Israel; e começou a curvar-se diante de todo o exército dos céus e a servi-los.*1

  1. Ou “e a adorá-los (prestar-lhes serviço sagrado)”. Hebr.: wai·ya·‛avódh.

4 E construiu altares na casa de Jeová, referente à qual Jeová dissera: “Em Jerusalém porei o meu nome.”

5 E foi construir altares a todo o exército dos céus em dois pátios da casa de Jeová.

6 E ele fez o seu próprio filho passar pelo fogo, e praticou a magia e procurou presságios, e constituiu médiuns espíritas e prognosticadores profissionais de eventos. Fez em grande escala o que era mau aos olhos de Jeová, para o ofender.

7 Além disso, a imagem esculpida do poste sagrado que fizera, ele colocou na casa da qual Jeová dissera a Davi e a Salomão, filho dele: “Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, porei meu nome por tempo indefinido.

8 E não mais farei o pé de Israel vagar [para longe] do solo que dei aos seus antepassados, contanto que cuidem de fazer segundo tudo o que lhes mandei, sim, conforme toda a lei que meu servo Moisés lhes ordenou.”

9 E eles não escutaram, porém, Manassés continuou a seduzi-los para fazerem o que era mau, mais do que as nações que Jeová aniquilara de diante dos filhos de Israel.

10 E Jeová continuou a falar por meio dos seus servos, os profetas, dizendo:

11 “Visto que Manassés, rei de Judá, fez estas coisas detestáveis, ele agiu de modo mais iníquo do que todos os amorreus antes dele, e passou a fazer até mesmo Judá pecar com os seus ídolos sórdidos.

12 Por isso, assim disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Eis que trago sobre Jerusalém e sobre Judá uma calamidade tal que, ouvindo alguém [falar dela], lhe tinirão ambos os ouvidos.

13 E certamente estenderei sobre Jerusalém o cordel de medir aplicado a Samaria e também o nível aplicado à casa de Acabe; e vou esfregar Jerusalém até ficar limpa, assim como se esfrega um tacho sem asas, esfregando-o e emborcando-o.*1

  1. Lit.: “virando-o sobre a sua face”.

14 E abandonarei deveras o restante da minha herança, e os entregarei à mão dos seus inimigos, e vão tornar-se saque e rapina para todos os seus inimigos,

15 visto que fizeram o que era mau aos meus olhos e me ofenderam continuamente, desde o dia em que seus antepassados saíram do Egito até o dia de hoje.’”

16 E também sangue inocente derramou Manassés em quantidade muito grande, até encher Jerusalém de ponta a ponta,*1 além do pecado com que fez Judá pecar, fazendo o que era mau aos olhos de Jeová.

  1. Lit.: “boca a boca”. Veja 10:21 n.

17 Quanto ao resto dos assuntos de Manassés e tudo o que ele fez, e seu pecado com que pecou, não estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Judá?

18 Por fim, Manassés deitou-se com os seus antepassados e foi enterrado no jardim da sua casa, no jardim de Uza; e Amom, seu filho, começou a reinar em seu lugar.

19 Amom tinha vinte e dois anos de idade quando começou a reinar e reinou por dois anos em Jerusalém. E o nome de sua mãe era Mesulemete, filha de Haruz, de Jotbá.

20 E ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová, assim como fizera Manassés, seu pai.

21 E andava em todo o caminho em que seu pai andara e servia os ídolos sórdidos os quais seu pai tinha servido, e curvava-se diante deles.

22 Assim abandonou a Jeová, o Deus de seus antepassados, e não andou no caminho de Jeová.

23 Finalmente, alguns servos de Amom conspiraram contra ele e entregaram o rei à morte, na sua própria casa.

24 Mas o povo da terra golpeou todos os que tinham conspirado contra o Rei Amom. O povo da terra fez então a Josias, seu filho, rei em lugar dele.

25 Quanto ao resto dos assuntos de Amom, o que ele fez, não estão escritos no livro dos assuntos dos dias dos reis de Judá?

26 Enterraram-no,*1 pois, no seu sepulcro no jardim de Uza; e Josias, seu filho, começou a reinar em seu lugar.

  1. “Enterraram-no”, TLagardianLXXSyVg; M: “enterrou-o”.