Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Josué
Josué, 21
1 Os cabeças dos pais dos levitas aproximaram-se então de Eleazar, o sacerdote, e de Josué, filho de Num, e dos cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel,
2 e passaram a falar-lhes em Silo, na terra de Canaã, dizendo: “Jeová, por meio de Moisés, ordenou que se nos dessem cidades para morar, junto com os seus pastios para os nossos animais domésticos.”
3 Portanto, os filhos de Israel, por ordem de Jeová, deram aos levitas estas cidades e seus pastios, tirados da sua herança.
4 Saiu então a sorte para as famílias dos coatitas, e por sortes vieram a pertencer aos filhos de Arão, o sacerdote, dos levitas, treze cidades, da tribo de Judá, e da tribo dos simeonitas, e da tribo de Benjamim.
5 E para os filhos de Coate que sobraram havia, por sortes, dez cidades das famílias da tribo*1 de Efraim, e da tribo de Dã, e da meia tribo de Manassés.
|
6 E para os filhos de Gérson havia, por sortes, treze cidades das famílias da tribo de Issacar, e da tribo de Aser, e da tribo de Naftali, e da meia tribo de Manassés em Basã.
7 Para os filhos de Merari, segundo as suas famílias, havia doze cidades, da tribo de Rubem, e da tribo de Gade, e da tribo de Zebulão.
8 Os filhos de Israel deram assim aos levitas, por sortes, estas cidades e seus pastios, assim como Jeová mandara por intermédio de Moisés.
9 Portanto, da tribo dos filhos de Judá e da tribo dos filhos de Simeão deram estas cidades que foram chamadas por nome,
10 e elas vieram a pertencer aos filhos de Arão das famílias dos coatitas, dos filhos de Levi, porque a primeira sorte veio a ser a deles.
11 De modo que lhes deram Quiriate-Arba ([este Arba sendo] o pai de Anaque), isto é, Hébron, na região montanhosa de Judá, e seus pastios ao redor dela;
12 e o campo da cidade e seus povoados deram a Calebe, filho de Jefuné, como sua propriedade.
13 E aos filhos de Arão, o sacerdote, deram a cidade de refúgio para o homicida, a saber, Hébron, e seus pastios, bem como Libna e seus pastios,
14 e Jatir e seus pastios, e Estemoa e seus pastios,
15 e Holom*1 e seus pastios, e Debir e seus pastios,
|
16 e Aim*1 e seus pastios, e Jutá e seus pastios, Bete-Semes e seus pastios; nove cidades destas duas tribos.
|
17 E da tribo de Benjamim: Gibeão e seus pastios, Geba e seus pastios,
18 Anatote e seus pastios, e Almom*1 e seus pastios; quatro cidades.
|
19 Todas as cidades dos filhos de Arão, os sacerdotes, eram treze cidades e seus pastios.
20 E para as famílias dos filhos de Coate, os levitas que sobraram dentre os filhos de Coate, veio a haver pela sua sorte cidades da tribo de Efraim.
21 Por conseguinte, deram-lhes a cidade de refúgio para o homicida, a saber, Siquém e seus pastios na região montanhosa de Efraim, e Gezer e seus pastios,
22 e Quibzaim*1 e seus pastios, e Bete-Horom e seus pastios; quatro cidades.
|
23 E da tribo de Dã: Elteque e seus pastios, Gibetom e seus pastios,
24 Aijalom e seus pastios, Gate-Rimom e seus pastios; quatro cidades.
25 E da meia tribo de Manassés: Taanaque e seus pastios, e Gate-Rimom e seus pastios; duas cidades.
26 Todas as cidades junto com os seus pastios que eram das famílias dos filhos de Coate que sobraram eram dez.
27 E para os filhos de Gérson, das famílias dos levitas, havia da meia tribo de Manassés a cidade de refúgio para o homicida, a saber, Golã, em Basã, e seus pastios, e Beesterá*1 e seus pastios; duas cidades.
|
28 E da tribo de Issacar: Quisiom e seus pastios, Daberate e seus pastios,
29 Jarmute*1 e seus pastios, En-Ganim e seus pastios; quatro cidades.
|
30 E da tribo de Aser: Misal e seus pastios, Abdom e seus pastios,
31 Helcate e seus pastios, e Reobe e seus pastios; quatro cidades.
32 E da tribo de Naftali: a cidade de refúgio para o homicida, a saber, Quedes na Galiléia*1 e seus pastios, e Hamote-Dor e seus pastios, e Cartã*2 e seus pastios; três cidades.
|
33 Todas as cidades dos gersonitas, segundo as suas famílias, eram treze cidades e seus pastios.
34 E as famílias dos filhos de Merari, os levitas que sobraram, tinham da tribo de Zebulão: Jocneão e seus pastios, Carta e seus pastios,
35 Dimna*1 e seus pastios, Naalal e seus pastios; quatro cidades.
|
36 E da tribo de Rubem: Bezer e seus pastios, e Jaaz e seus pastios,
37 Quedemote e seus pastios, e Mefaate e seus pastios; quatro cidades.*1
|
38 E da tribo de Gade: a cidade de refúgio para o homicida, a saber, Ramote em Gileade e seus pastios, e Maanaim e seus pastios,
39 Hésbon e seus pastios, Jázer e seus pastios; todas as cidades sendo quatro.
40 Todas as cidades que vieram a pertencer aos filhos de Merari, segundo as suas famílias, os que sobraram das famílias dos levitas, foram, como a sua sorte, doze cidades.
41 Todas as cidades dos levitas no meio da propriedade dos filhos de Israel foram quarenta e oito cidades junto com os seus pastios.
42 Cada uma destas cidades veio a ser uma cidade junto com os seus pastios ao redor — assim foi com todas estas cidades.
43 Jeová deu, pois, a Israel toda a terra que havia jurado dar aos seus antepassados, e eles passaram a tomar posse dela e a morar nela.
44 Além disso, Jeová lhes deu descanso em todo o redor, segundo tudo o que havia jurado aos seus antepassados, e nem mesmo um de todos os seus inimigos se manteve de pé diante deles. Jeová lhes entregou na mão todos os seus inimigos.
45 Não falhou nem uma única de todas as boas promessas que Jeová fizera à casa de Israel; tudo se cumpriu.