Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Atos
Atos, 3
1 Ora, Pedro e João estavam subindo ao templo para a hora da oração, a nona hora,*1
|
2 e certo homem, coxo desde a madre de sua mãe, estava sendo carregado, e o punham diariamente perto da porta do templo, chamada Bela, a fim de pedir dádivas de misericórdia dos que entravam no templo.
3 Quando ele avistou Pedro e João entrando no templo, começou a solicitar, para obter dádivas de misericórdia.
4 Mas Pedro, junto com João, fitou os olhos nele e disse: “Olha para nós.”
5 De modo que ele fixou a sua atenção neles, esperando obter deles alguma coisa.
6 No entanto, Pedro disse: “Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho é o que te dou: Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda!”
7 Com isto o segurou pela mão direita e o levantou. As solas dos seus pés e os ossos dos seus tornozelos foram instantaneamente feitos firmes;
8 e, pulando, pôs-se em pé, e começou a andar, e entrou com eles no templo, andando, e pulando, e louvando a Deus.
9 E todo o povo avistava-o andando e louvando a Deus.
10 Além disso, começaram a reconhecê-lo, que este era o homem que costumava sentar-se [pedindo] dádivas de misericórdia no Portão Belo do templo, e ficaram cheios de assombro e de êxtase com o que lhe tinha acontecido.
11 Pois bem, sendo que o homem segurava Pedro e João, todo o povo, fora de si de surpresa, afluía a eles no que era chamado de colunata de Salomão.
12 Quando Pedro viu isso, ele disse ao povo: “Homens de Israel, por que vos admirais disso, ou por que estais fitando os olhos em nós como se nós o tivéssemos feito andar por intermédio de poder pessoal ou de devoção piedosa?
13 O Deus de Abraão, e de Isaque, e de Jacó, o Deus de nossos antepassados, glorificou o seu Servo, Jesus, a quem vós, da vossa parte, entregastes e repudiastes na face de Pilatos, quando ele tinha decidido livrá-lo.
14 Sim, vós repudiastes aquele santo e justo, e pedistes que um homem, um assassino, vos fosse concedido liberalmente,
15 ao passo que matastes o Agente Principal da vida. Mas, Deus levantou-o dentre os mortos, fato de que somos testemunhas.
16 Conseqüentemente, o seu nome, pela [nossa] fé no seu nome, tornou forte este homem que observais e conheceis, e a fé que é por intermédio dele tem dado ao homem esta saúde completa à vista de todos vós.
17 E agora, irmãos, sei que agistes em ignorância, assim como também fizeram vossos governantes.
18 Mas, deste modo Deus tem cumprido as coisas que ele anunciou de antemão por intermédio da boca de todos os profetas, que o seu Cristo havia de sofrer.
19 “Arrependei-vos, portanto, e dai meia-volta, a fim de que os vossos pecados sejam apagados, para que venham épocas*1 de refrigério da parte da pessoa*2 de Jeová*3
|
20 e para que ele envie o Cristo designado a vós, Jesus,
21 a quem o céu, deveras, tem de reter*1 até os tempos do restabelecimento de todas as coisas, das quais Deus falou por intermédio da boca dos seus santos profetas dos tempos antigos.
|
22 De fato, Moisés disse: ‘Jeová*1 Deus vos suscitará dentre os vossos irmãos um profeta semelhante a mim. A este tendes de escutar segundo todas as coisas que ele vos falar.
|
23 Deveras, toda alma*1 que não escutar esse Profeta será completamente destruída dentre o povo.’
|
24 E, de fato, todos os profetas, de Samuel em diante e os em sucessão, tantos quantos falaram, declararam também distintamente estes dias.
25 Vós sois os filhos dos profetas e do pacto que Deus celebrou com os vossos antepassados, dizendo a Abraão: ‘E em teu descendente*1 serão abençoadas todas as famílias da terra.’
|
26 Deus, depois de suscitar o seu Servo, enviou-o primeiro a vós, para vos abençoar, por desviar a cada um [de vós] das vossas ações iníquas.”