Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Atos

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

Atos, 8

1 Saulo, da sua parte, aprovava o assassínio dele. Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a congregação que estava em Jerusalém; todos, exceto os apóstolos, foram espalhados através das regiões da Judéia e de Samaria.

2 Homens reverentes, porém, levaram Estêvão para o enterrarem, e fizeram grande lamentação sobre ele.

3 Saulo, porém, começou a tratar a congregação de modo ultrajante. Invadindo uma casa após outra, e, arrastando para fora tanto homens como mulheres, entregava-os à prisão.

4 No entanto, os que tinham sido espalhados iam pelo país declarando as boas novas da palavra.

5 Quanto a Filipe, desceu à cidade de Samaria e começou a pregar-lhes o Cristo.

6 As multidões, de comum acordo, prestavam atenção às coisas ditas por Filipe, escutando e olhando para os sinais que ele realizava.

7 Pois havia muitos que tinham espíritos impuros, e estes clamavam com voz alta e saíam. Além disso, foram curados muitos paralíticos e coxos.

8 De modo que havia muita alegria naquela cidade.

9 Ora, havia na cidade certo homem de nome Simão, o qual, antes disso, praticara as artes mágicas e pasmara a nação de Samaria, dizendo ser alguém grande.

10 E todos eles, desde o menor até o maior, prestavam-lhe atenção e diziam: “Este homem é o Poder de Deus, que pode ser chamado Grande.”

11 De modo que lhe prestavam atenção, por tê-los deixado pasmados por bastante tempo com as suas artes mágicas.

12 Mas, quando acreditaram em Filipe, que estava declarando as boas novas do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, passaram a ser batizados, tanto homens como mulheres.

13 O próprio Simão também se tornou crente, e, tendo sido batizado, assistia constantemente Filipe; e ele pasmava-se, observando a ocorrência de sinais e grandes obras poderosas.

14 Quando os apóstolos em Jerusalém ouviram que Samaria havia aceito a palavra de Deus, mandaram-lhes Pedro e João;

15 e estes desceram e oraram para que recebessem espírito santo.

16 Porque não tinha ainda caído sobre nenhum deles, mas eles tinham sido batizados apenas no nome do Senhor Jesus.

17 Impuseram-lhes então as suas mãos e eles começaram a receber espírito santo.

18 Ora, vendo Simão que o espírito era dado pela imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro,

19 dizendo: “Dai-me também esta autoridade, para que todo aquele a quem eu impuser as minhas mãos receba espírito santo.”

20 Mas Pedro disse-lhe: “Pereça contigo a tua prata, porque pensaste obter posse da dádiva gratuita de Deus por meio de dinheiro.

21 Não tens nem parte nem quinhão neste assunto, porque o teu coração não é reto à vista de Deus.

22 Arrepende-te, portanto, desta maldade tua, e suplica a Jeová,*1 para que, se possível, te seja perdoada esta astúcia do teu coração;

  1. “Jeová”, J18,22,23; gr.: tou Ky·rí·ou; VgSyp: “Deus”. Veja Ap. 1D.

23 pois vejo que tu és um*1 fel venenoso e um laço de injustiça.”

  1. “Estás num”, D°Vg.

24 Simão disse em resposta: “Fazei súplica a Jeová*1 por mim, para que nenhuma destas coisas que dissestes venha sobre mim.”

  1. “Jeová”, J7,8,10,13,15-18,22,23; אAB(gr.): ton Ký·ri·on; DVgmss.Syh,p: “Deus”. Veja Ap. 1D.

25 Portanto, tendo eles dado cabalmente testemunho e falado a palavra de Jeová,*1 voltaram a Jerusalém, e declaravam as boas novas a muitas aldeias dos samaritanos.

  1. “De Jeová”, J7,8,10,17,18; אBCD(gr.): tou Ky·rí·ou; P74ASyp: “de Deus”. Veja Ap. 1D.

26 No entanto, o anjo de Jeová*1 falou a Filipe, dizendo: “Levanta-te e vai para o sul, à estrada que desce de Jerusalém para Gaza.” (Esta é a estrada do deserto.)

  1. Veja Ap. 1D.

27 Em vista disso, levantou-se e foi, e eis um eunuco etíope, homem de poder sob Candace, rainha dos etíopes, que estava sobre todo o tesouro dela. Tinha ido a Jerusalém para adorar,

28 mas regressava e estava sentado no seu carro, e lia em voz alta o profeta Isaías.

29 De modo que o espírito disse a Filipe: “Aproxima-te e junta-te a este carro.”

30 Filipe correu ao lado [dele] e ouviu-o lendo em voz alta Isaías, o profeta, e disse: “Sabes realmente o que estás lendo?”

31 Ele disse: “Realmente, como é que eu posso, a menos que alguém me guie?” E suplicou que Filipe subisse e se assentasse com ele.

32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo em voz alta era: “Como ovelha ele foi levado à matança e como cordeiro que está sem voz diante do seu tosquiador, assim não abre a sua boca.

33 Durante a sua humilhação foi-lhe tirado o julgamento. Quem contará os pormenores de sua geração?*1 Porque a sua vida lhe é tirada da terra.”

  1. Ou “seu modo de vida”.

34 Em resposta, o eunuco disse a Filipe: “Rogo-te: A respeito de quem diz isso o profeta? A respeito de si mesmo ou a respeito de outro homem?”

35 Filipe abriu a sua boca e, principiando com esta escritura, declarou-lhe as boas novas a respeito de Jesus.

36 Então, ao avançarem pela estrada, chegaram a certo corpo de água, e o eunuco disse: “Eis um corpo de água! O que me impede ser batizado?”

37 *1 ——

  1. P45,74אABCVgSyp omitem o v. 37; ItVgcArm: “Filipe disse-lhe: ‘Se crês de todo o coração, é permissível.’ Em resposta ele disse: ‘Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.’”

38 Com isso mandou parar o carro, e ambos desceram à água, tanto Filipe como o eunuco; e ele o batizou.

39 Tendo eles saído da água, o espírito de Jeová*1 conduziu Filipe rapidamente dali, e o eunuco não o viu mais, pois seguiu caminho, alegrando-se.

  1. Veja Ap. 1D.

40 Mas Filipe achou-se em Asdode,*1 e, passando pelo território, declarava as boas novas a todas as cidades, até chegar a Cesaréia.

  1. “Asdode”, J17,18,22; אAB: “Azoto”.