Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Atos

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

Atos, 12

1 Aproximadamente naquele mesmo tempo, Herodes,*1 o rei, pôs mãos [à obra] para maltratar alguns dos da congregação.

  1. Isto é, Herodes Agripa I.

2 Eliminou Tiago, irmão de João, pela espada.

3 Ao ver que isso agradava aos judeus, prosseguiu em prender também Pedro. (Acontecia que aqueles eram os dias dos pães não fermentados.)

4 E, segurando-o, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro turmas, de quatro soldados cada uma, para o guardarem, visto que pretendia apresentá-lo ao povo depois da páscoa.

5 Conseqüentemente, Pedro estava sendo guardado na prisão; mas a congregação fazia intensamente oração a Deus por ele.

6 Então, quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela noite Pedro estava dormindo amarrado com duas cadeias, entre dois soldados, e guardas diante da porta estavam guardando a prisão.

7 Mas, eis que o anjo de Jeová*1 se pôs ao lado dele e uma luz brilhou na cela da prisão. Batendo no lado de Pedro, acordou-o, dizendo: “Levanta-te depressa!” E as suas cadeias caíram-lhe das mãos.

  1. Veja Ap. 1D.

8 O anjo disse-lhe: “Cinge-te e amarra as tuas sandálias.” Ele fez isso. Finalmente, disse-lhe ele: “Põe a tua roupa exterior e vem seguir-me.”

9 E ele saiu e seguia-o, mas não sabia que era real aquilo que estava acontecendo por intermédio do anjo. De fato, supunha que estava tendo uma visão.

10 Passando pela primeira sentinela, e pela segunda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, e este se lhes abriu por si mesmo. E, tendo saído, seguiam por uma rua, e, imediatamente, o anjo afastou-se dele.

11 E Pedro, caindo em si, disse: “Agora sei realmente que Jeová*1 enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus estava esperando.”

  1. Veja Ap. 1D.

12 E, depois de considerar isso, foi à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitos estavam ajuntados e orando.

13 Quando bateu na porta do portão de entrada, uma serva de nome Rode veio atender à chamada,

14 e, ao reconhecer a voz de Pedro, ela, cheia de alegria, não abriu o portão, mas correu para dentro e relatou que Pedro estava em pé diante do portão de entrada.

15 Disseram-lhe: “Estás louca.” Mas ela persistia em asseverar fortemente que era assim. Eles começaram a dizer: “É o seu anjo.”

16 Mas Pedro permanecia ali batendo. Quando abriram, viram-no e ficaram assombrados.

17 Mas ele lhes fez sinal com a mão para que ficassem calados e contou-lhes em pormenores como Jeová*1 o tirou da prisão, e disse: “Relatai estas coisas a Tiago e aos irmãos.” Com isto ele saiu e viajou para outro lugar.

  1. Veja Ap. 1D.

18 Pois bem, quando ficou dia, não foi pouca a agitação entre os soldados quanto a que realmente tinha sido feito de Pedro.

19 Herodes procurou-o diligentemente, e, não o achando, examinou os guardas e mandou que fossem levados [à punição]; e ele desceu da Judéia para Cesaréia e passou ali algum tempo.

20 Ele tinha então animosidade contra o povo de Tiro e de Sídon. Assim, de comum acordo, vieram ter com*1 ele, e, depois de persuadirem Blasto, que estava encarregado do quarto de dormir do rei, começaram a pedir termos de paz, porque o país deles estava sendo suprido de alimento pelo [país] do rei.

  1. Ou “começaram a apresentar-se”. Lit.: “estavam ao lado”.

21 Mas, em determinado dia, Herodes vestiu-se da roupa real e se assentou na cadeira de juiz, e começou a fazer-lhes um discurso público.

22 O povo reunido, por sua vez, começou a gritar: “A voz de [um] deus e não de homem!”

23 O anjo de Jeová*1 o golpeou instantaneamente, porque não deu a glória a Deus; e, comido de vermes, expirou.

  1. Veja Ap. 1D.

24 Mas a palavra de Jeová*1 crescia e se espalhava.

  1. “De Jeová”, J7,8,10,23; B(gr.): tou Ky·rí·ou; P74אADSyp: “de Deus”. Veja Ap. 1D.

25 Quanto a Barnabé e Saulo, depois de terem executado plenamente a subministração de socorros em Jerusalém, voltaram e tomaram consigo João, cognominado Marcos.