Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Atos

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

Atos, 14

1 Ora, em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal maneira, que uma grande multidão, tanto de judeus como de gregos, se tornaram crentes.

2 Mas os judeus que não criam atiçavam e influenciavam injustamente as almas das pessoas das nações contra os irmãos.

3 Passaram, portanto, um tempo considerável falando com denodo pela autoridade de Jeová,*1 o qual dava testemunho da palavra de sua benignidade imerecida por conceder que ocorressem sinais e portentos por intermédio das mãos deles.

  1. Veja Ap. 1D.

4 No entanto, a multidão da cidade estava dividida, e alguns eram a favor dos judeus, mas outros a favor dos apóstolos.

5 Então, ocorrendo uma tentativa violenta, tanto da parte das pessoas das nações como dos judeus com os seus governantes, para os tratarem com insolência e lhes jogarem pedras,

6 eles, informados disso, fugiram para as cidades da Licaônia, Listra e Derbe, e a região circunvizinha;

7 e declaravam ali as boas novas.

8 Ora, em Listra estava sentado certo homem, incapacitado dos pés, coxo desde a madre de sua mãe, e ele nunca jamais tinha andado.

9 Este homem escutava Paulo falar, sendo que este, olhando para ele atentamente e vendo que tinha fé para ficar bom,*1

  1. Ou “para ser salvo”.

10 disse com voz alta: “Ergue-te ereto sobre os teus pés.” E ele pulou e começou a andar.

11 E as multidões, vendo o que Paulo tinha feito, elevaram as suas vozes, dizendo na língua licaônica: “Os deuses tornaram-se iguais a humanos e desceram a nós!”

12 E passaram a chamar a Barnabé de Zeus,*1 mas a Paulo de Hermes,*2 visto que ele tomava a dianteira no falar.

  1. Ou “Júpiter”. Gr.: Dí·a; lat.: Ió·vem.

  2. Ou “Mercúrio”. Gr.: Her·mén; lat.: Mer·cú·ri·um.

13 E o sacerdote de Zeus, cujo [templo] estava diante da cidade,*1 trouxe touros e grinaldas até os portões, e estava desejando oferecer sacrifícios com as multidões.

  1. Lit.: “(que) estava diante da cidade”.

14 No entanto, quando os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isso, rasgaram as suas roupas exteriores e pularam para o meio da multidão, clamando

15 e dizendo: “Homens, por que estais fazendo estas coisas? Nós também somos humanos, tendo os mesmos padecimentos que vós, e vos estamos declarando as boas novas, para que vos desvieis destas coisas vãs para o Deus vivente, que fez o céu e a terra, e o mar, e todas as coisas neles.

16 Ele permitiu, nas gerações passadas, que todas as nações andassem nos seus [próprios] caminhos,

17 embora, deveras, não se deixou sem testemunho, por fazer o bem, dando-vos chuvas do céu e estações frutíferas, enchendo os vossos corações plenamente de alimento e de bom ânimo.”

18 Contudo, por dizerem estas coisas, mal continham as multidões de lhes oferecerem sacrifícios.

19 Mas, chegaram judeus de Antioquia e de Icônio, e persuadiram as multidões, e apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, julgando-o morto.

20 No entanto, quando os discípulos o cercaram, ele se levantou e entrou na cidade. E no dia seguinte partiu com Barnabé para Derbe.

21 E depois de declararem as boas novas àquela cidade e fazerem não poucos discípulos, voltaram a Listra, e a Icônio, e a Antioquia,

22 fortalecendo as almas dos discípulos, encorajando-os a permanecerem na fé e [dizendo]: “Temos de entrar no reino de Deus através de muitas tribulações.”

23 Outrossim, designaram-lhes*1 anciãos em cada congregação, e, oferecendo orações com jejuns, encomendaram-nos a Jeová,*2 em quem se tinham tornado crentes.

  1. Lit.: “tendo designado [por mão estendida]”.

  2. Veja Ap. 1D.

24 E passando pela Pisídia, entraram na Panfília,

25 e, depois de falarem a palavra*1 em Perge, desceram a Atália.

  1. “Palavra”, BD; אACVgSyp: “palavra do Senhor”; P74: “palavra de Deus”; J17,28: “palavra de Jeová”.

26 E dali navegaram para Antioquia, onde tinham sido confiados à benignidade imerecida de Deus para a obra que tinham realizado plenamente.

27 Tendo chegado e tendo ajuntado a congregação, passaram a relatar as muitas coisas que Deus tinha feito por meio deles, e que ele abrira às nações a porta da fé.

28 Passaram assim não pouco tempo com os discípulos.