Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Juízes

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

Juízes, 4

1 Os filhos de Israel começaram então a fazer novamente o que era mau aos olhos de Jeová, depois de morrer Eúde.

2 Portanto, Jeová os vendeu à mão de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor; e o chefe*1 do seu exército era Sísera, e este morava em Harosete das nações.*2

  1. “E o chefe do.” Hebr.: wesár; LXX: “príncipe (governador)”; Vg: “líder”.

  2. Ou “Harosete-ha-goim”.

3 E os filhos de Israel começaram a clamar a Jeová, visto que ele tinha novecentos carros de guerra com foices de ferro,*1 e ele próprio oprimiu os filhos de Israel com severidade por vinte anos.

  1. Lit.: “carros de guerra, de ferro”.

4 Ora, Débora,*1 uma profetisa, esposa de Lapidote, julgava Israel naquele tempo específico.

  1. Significando “Abelha”.

5 E ela morava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam até ela para julgamento.

6 E ela passou a mandar chamar de Quedes-Naftali a Baraque, filho de Abinoão, e a dizer-lhe: “Não foi Jeová, o Deus de Israel, quem deu a ordem? ‘Vai, e tens de espalhar-te pelo monte Tabor, e tens de tomar contigo dez mil homens dentre os filhos de Naftali e dentre os filhos de Zebulão.

7 E a ti, ao vale da torrente de Quisom, hei de atrair Sísera, chefe do exército de Jabim, bem como os seus carros de guerra e as suas massas, e hei de entregá-lo na tua mão.’”

8 A isso Baraque lhe disse: “Se fores comigo, então certamente irei; mas se não fores comigo, não irei.”

9 A isto ela disse: “Sem falta irei contigo. De qualquer modo, a coisa que embeleza não se tornará tua no caminho em que estás andando, pois será à mão de uma mulher que Jeová venderá*1 a Sísera.” Com isso Débora se levantou e foi com Baraque a Quedes.

  1. “Entregará”, LXXVg.

10 E Baraque começou a convocar Zebulão e Naftali a Quedes, e subiram dez mil homens, seguindo seus passos; e Débora subiu com ele.

11 Incidentalmente, Héber, o queneu, se havia separado dos queneus, os filhos de Hobabe, de quem Moisés era genro,*1 e ele armara a sua tenda perto da árvore grande em Zaananim, que está junto a Quedes.

  1. Ou “Hobabe, sogro de Moisés”.

12 Comunicou-se então a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, havia subido ao monte Tabor.

13 Sísera convocou imediatamente todos os seus carros de guerra, os novecentos carros de guerra com foices de ferro, bem como todo o povo que havia com ele, de Harosete das nações para o vale da torrente de Quisom.

14 Débora disse então a Baraque: “Levanta-te, pois este é o dia em que Jeová te há de entregar Sísera na mão. Não é Jeová quem saiu na tua frente?” E Baraque foi descer do monte Tabor com dez mil homens atrás de si.

15 E Jeová começou a lançar em confusão tanto a Sísera como a todos os seus carros de guerra e todo o acampamento pelo fio da espada, diante de Baraque. Por fim, Sísera desceu do carro e pôs-se a fugir a pé.

16 E Baraque foi no encalço dos carros de guerra e do acampamento até Harosete das nações, de modo que todo o acampamento de Sísera caiu ao fio da espada. Não restou nem sequer um.

17 Quanto a Sísera, fugiu a pé para a tenda de Jael, esposa de Héber, o queneu, pois havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e os da casa de Héber, o queneu.

18 Jael saiu então ao encontro de Sísera e disse-lhe: “Desvia-te para cá, meu senhor, desvia-te para mim. Não tenhas medo.” De modo que se desviou para ela, entrando na tenda. Mais tarde ela o cobriu com um cobertor.

19 Então ele lhe disse: “Por favor, dá-me um pouco de água para beber, pois tenho sede.” Portanto, ela abriu um odre de leite e deu-lhe de beber, cobrindo-o depois.

20 E ele prosseguiu, dizendo-lhe: “Fica de pé à entrada da tenda, e tem de dar-se que, se alguém vier e deveras perguntar, e disser: ‘Há um homem aqui?’ então tens de dizer: ‘Não!’”

21 E Jael, esposa de Héber, passou a tomar uma estaca de tenda e a lançar mão do martelo. Então se chegou a ele sorrateiramente e cravou-lhe a estaca nas têmporas, e martelou-a no chão, enquanto ele estava em profundo sono*1 e esgotado. Assim morreu.

  1. Ou “roncava”.

22 E eis Baraque perseguindo a Sísera. Jael saiu então ao encontro dele e disse-lhe: “Vem e eu te mostrarei o homem que estás procurando.” De modo que foi ter com ela lá dentro, e eis que ali estava Sísera caído morto, com a estaca nas suas têmporas.

23 Assim subjugou Deus naquele dia a Jabim, rei de Canaã, diante dos filhos de Israel.

24 E a mão dos filhos de Israel ficou cada vez mais dura contra Jabim, rei de Canaã, até que tinham decepado a Jabim, rei de Canaã.