Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Juízes
Juízes, 13
1 E os filhos de Israel empreenderam novamente fazer o que era mau aos olhos de Jeová, de modo que Jeová os entregou na mão dos filisteus, por quarenta anos.
2 Entrementes aconteceu que havia certo homem de Zorá, da família dos danitas, e seu nome era Manoá. E sua esposa era estéril e não dera à luz nenhum filho.
3 Após um tempo apareceu à mulher o anjo de Jeová e disse-lhe: “Ora, eis que és estéril e não deste à luz nenhum filho. E certamente ficarás grávida e darás à luz um filho.
4 E agora guarda-te, por favor, e não bebas nem vinho nem bebida inebriante, e não comas nada impuro.
5 Pois, eis que ficarás grávida*1 e certamente darás à luz um filho, e não deve vir navalha sobre a cabeça dele, porque o rapazinho*2 se tornará nazireu de Deus ao sair do ventre; e será ele quem tomará a dianteira em salvar Israel da mão dos filisteus.”
|
6 Então a mulher foi e disse a seu esposo: “Veio a mim um homem do [verdadeiro] Deus, e sua aparência era igual à aparência do anjo do [verdadeiro] Deus, muito atemorizante. E eu não lhe perguntei nem donde era, nem me disse ele seu nome.
7 Mas, ele me disse: ‘Eis que ficarás grávida e certamente darás à luz um filho. E agora, não bebas nem vinho nem bebida inebriante, e não comas nada impuro, porque o rapazinho*1 se tornará nazireu de Deus desde a saída do ventre até o dia da sua morte.’”
|
8 E Manoá começou a suplicar a Jeová e a dizer: “Perdão, Jeová.*1 O homem do [verdadeiro] Deus que acabas de enviar, por favor, deixa-o vir novamente a nós e instruir-nos quanto a que devemos fazer com o rapazinho*2 que nascer.”
|
9 Por conseguinte, o [verdadeiro] Deus escutou a voz de Manoá, e o anjo do [verdadeiro] Deus veio novamente à mulher enquanto ela estava sentada no campo, e Manoá, seu esposo, não estava com ela.
10 A mulher apressou-se imediatamente, e correu e contou-o a seu esposo, e disse-lhe: “Eis que me apareceu o homem que outro dia viera a mim.”
11 Então, Manoá se levantou e acompanhou*1 sua esposa, e veio ao homem e disse-lhe: “És tu o homem que falou à mulher?” ao que ele disse: “Sou eu.”
|
12 Manoá disse então: “Agora, cumpram-se as tuas palavras. Qual virá a ser o modo de vida do rapazinho*1 e seu trabalho?”
|
13 O anjo de Jeová disse, pois, a Manoá: “De tudo o que mencionei à mulher, ela deve guardar-se.
14 Não deve comer absolutamente nada do que procede da videira vinífera, e não beba ela nem vinho nem bebida inebriante, e não coma nenhuma sorte de coisa impura. Guarde ela tudo o que lhe ordenei.”
15 Manoá disse então ao anjo de Jeová: “Por favor, permite-nos deter-te e aprontar um cabritinho diante de ti.”
16 Mas o anjo de Jeová disse a Manoá: “Se me detiveres, não me alimentarei do teu pão; mas se quiseres fazer uma oferta queimada a Jeová, poderás oferecê-la.” Pois, Manoá não sabia que era o anjo de Jeová.
17 Manoá disse então ao anjo de Jeová: “Qual é teu nome, para que certamente te honremos quando se cumprir a tua palavra?”
18 No entanto, o anjo de Jeová disse-lhe: “Por que é que me perguntarias assim pelo meu nome, quando ele é maravilhoso?”
19 E Manoá passou a tomar o cabritinho e a oferta de cereais, e passou a oferecê-la sobre a rocha a Jeová. E Ele fez algo dum modo maravilhoso enquanto Manoá e sua esposa olhavam.
20 Assim, sucedeu que, ao subir a chama do altar para o céu, então o anjo de Jeová subiu na chama do altar enquanto Manoá e sua esposa olhavam. E eles se lançaram imediatamente com as suas faces por terra.
21 E o anjo de Jeová não apareceu mais a Manoá e sua esposa. Foi então que Manoá ficou sabendo que tinha sido o anjo de Jeová.
22 Por conseguinte, Manoá disse à sua esposa: “Positivamente morreremos, pois temos visto a Deus.”
23 Mas a sua esposa disse-lhe: “Se Jeová tão-somente se tivesse agradado de nos entregar à morte, não teria aceitado a oferta queimada e a oferta de cereais da nossa mão, e não nos teria mostrado todas estas coisas, e não nos teria deixado agora ouvir nada disso.”
24 Mais tarde, a mulher deu à luz um filho e chamou-o pelo nome de Sansão; e o rapaz crescia e Jeová continuava a abençoá-lo.
25 Com o tempo, o espírito de Jeová principiou a impeli-lo em Maané-Dã,*1 entre Zorá e Estaol.
|