Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Números
Números, 3
1 Ora, estas eram as gerações*1 de Arão e de Moisés no dia em que Jeová falou com Moisés no monte Sinai.
|
2 E estes eram os nomes dos filhos de Arão: o primogênito Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar.
3 Estes eram os nomes dos filhos de Arão, os sacerdotes ungidos cujas mãos tinham sido enchidas de poder para atuarem como sacerdotes.
4 No entanto, Nadabe e Abiú morreram diante de Jeová quando ofereceram fogo ilegítimo perante Jeová no ermo de Sinai; e não vieram a ter filhos. Mas Eleazar e Itamar continuaram a atuar como sacerdotes junto com Arão, seu pai.
5 E Jeová passou a falar a Moisés, dizendo:
6 “Faze chegar a tribo de Levi e tens de fazê-los ficar de pé diante de Arão, o sacerdote, e eles têm de ministrar-lhe.
7 E têm de cuidar da sua obrigação para com ele e da sua obrigação para com toda a assembléia diante da tenda de reunião ao se desincumbirem do serviço do tabernáculo.
8 E têm de cuidar de todos os utensílios da tenda de reunião, sim, da obrigação dos filhos de Israel ao se desincumbirem do serviço do tabernáculo.
9 E os levitas tens de dar a Arão e a seus filhos. São os dados,*1 que foram dados a ele dentre os filhos de Israel.
|
10 E deves encarregar Arão e seus filhos, e eles têm de cuidar do seu sacerdócio; e qualquer estranho*1 que se chegar deve ser morto.”
|
11 E Jeová continuou a falar a Moisés, dizendo:
12 “Quanto a mim, eis que deveras tomo os levitas dentre os filhos de Israel em lugar de todos os primogênitos dos filhos de Israel, que abrem a madre; e os levitas têm de tornar-se meus.
13 Pois todo primogênito é meu. No dia em que golpeei todo primogênito na terra do Egito santifiquei para mim todo primogênito em Israel, desde o homem até o animal. Devem tornar-se meus. Eu sou Jeová.”
14 E Jeová falou mais a Moisés no ermo de Sinai, dizendo:
15 “Registra os filhos de Levi segundo a casa de seus pais, pelas suas famílias. Deves registrar todo macho da idade de um mês para cima.”
16 E Moisés começou a registrá-los segundo a ordem de Jeová, assim como se lhe ordenara.
17 E estes vieram a ser os filhos de Levi pelos seus nomes: Gérson e Coate, e Merari.
18 Ora, estes eram os nomes dos filhos de Gérson, pelas suas famílias: Libni e Simei.
19 E os filhos de Coate, pelas suas famílias, eram Anrão e Izar, Hébron e Uziel.
20 E os filhos de Merari, pelas suas famílias, eram Mali e Musi. Estas eram as famílias dos levitas segundo a casa de seus pais.
21 De Gérson havia a família dos libnitas e a família dos simeítas. Estas eram as famílias dos gersonitas.
22 Seus registrados eram por número de todos os machos da idade de um mês para cima. Seus registrados eram sete mil e quinhentos.
23 As famílias dos gersonitas ficavam atrás do tabernáculo. Acampavam-se ao oeste.
24 E o maioral da casa paterna dos gersonitas era Eliasafe, filho de Lael.
25 E a obrigação dos filhos de Gérson na tenda de reunião era o tabernáculo e a tenda, sua cobertura e o reposteiro da entrada da tenda de reunião,
26 e os cortinados do pátio e o reposteiro da entrada do pátio, que há em volta do tabernáculo e do altar, e seus cordões de tenda, para todo o seu serviço.
27 E de Coate havia a família dos anramitas, e a família dos izaritas, e a família dos hebronitas, e a família dos uzielitas. Estas eram as famílias dos coatitas.
28 Entre o número de todos os machos da idade de um mês para cima havia oito mil e seiscentos*1 cuidando da obrigação para com o lugar santo.
|
29 As famílias dos filhos de Coate estavam acampadas ao lado meridional do tabernáculo.
30 E o maioral da casa paterna das famílias dos coatitas era Elizafã, filho de Uziel.
31 E sua obrigação era a Arca e a mesa, e o candelabro, e os altares, e os utensílios do lugar santo com que ministravam, e o reposteiro, e todo o seu serviço.
32 E o maioral dos maiorais dos levitas era Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, que tinha a supervisão sobre os que cuidavam da obrigação para com o lugar santo.
33 De Merari havia a família dos malitas e a família dos musitas. Estas eram as famílias de Merari.
34 E seus registrados pelo número de todos os machos da idade de um mês para cima eram seis mil e duzentos.
35 E o maioral da casa paterna das famílias de Merari era Zuriel, filho de Abiail. Estavam acampados ao lado setentrional do tabernáculo.
36 E a supervisão que era da obrigação dos filhos de Merari era sobre as armações de painel do tabernáculo e suas trancas, e suas colunas, e seus pedestais de encaixe, e todos os seus utensílios, e todo o seu serviço,
37 e as colunas do pátio ao redor, e seus pedestais de encaixe, e suas estacas de tenda, e seus cordões de tenda.
38 E os que se acampavam diante do tabernáculo para o leste, diante da tenda de reunião, para o nascente, eram Moisés e Arão, e seus filhos, os que cuidavam da obrigação para com o santuário, como obrigação dos filhos de Israel. E qualquer estranho*1 que se chegava era morto.
|
39 Todos os registrados dos levitas, que Moisés e Arão*1 registraram por ordem de Jeová, segundo as suas famílias, todos os machos da idade de um mês para cima, eram vinte e dois mil.
|
40 Jeová disse então a Moisés: “Registra todos os machos primogênitos dos filhos de Israel, da idade de um mês para cima, e toma o número dos seus nomes.
41 E os levitas tens de tomar para mim — eu sou Jeová — em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de Israel, e os animais domésticos dos levitas em lugar de todos os primogênitos entre os animais domésticos dos filhos de Israel.”
42 E Moisés, assim como Jeová lhe mandara, passou a registrar todos os primogênitos entre os filhos de Israel.
43 E todos os machos primogênitos, pelo número dos nomes, da idade de um mês para cima, dos seus registrados, vieram a ser vinte e dois mil duzentos e setenta e três.
44 E Jeová continuou a falar a Moisés, dizendo:
45 “Toma os levitas em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de Israel e os animais domésticos dos levitas em lugar dos seus animais domésticos; e os levitas têm de tornar-se meus. Eu sou Jeová.
46 E como preço de resgate dos duzentos e setenta e três dos primogênitos dos filhos de Israel que excedem os levitas
47 tens de tomar cinco siclos por cabeça. Deves tomá-lo em siclos do lugar santo. Um siclo são vinte geras.
48 E tens de dar o dinheiro a Arão e a seus filhos como preço de resgate dos excedentes deles.”
49 Assim, Moisés tomou o dinheiro do preço de redenção daqueles que excediam o preço de resgate dos levitas.
50 Tomou o dinheiro dos primogênitos dos filhos de Israel, mil trezentos e sessenta e cinco siclos,*1 em siclos do lugar santo.
|
51 Moisés deu então o dinheiro do preço de resgate a Arão e a seus filhos por ordem de Jeová, assim como Jeová mandara a Moisés.