Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Números
Números, 14
1 Então toda a assembléia levantou a sua voz, e o povo continuou a vozear e a chorar toda aquela noite.
2 E todos os filhos de Israel começaram a murmurar contra Moisés e Arão, e toda a assembléia começou a dizer contra eles: “Se tão-somente tivéssemos morrido na terra do Egito ou se tão-somente tivéssemos morrido neste ermo!
3 E por que nos leva Jeová a esta terra para cairmos pela espada? Nossas esposas e nossos pequeninos ficarão por saque. Não é melhor voltarmos ao Egito?”
4 Foram até dizer uns aos outros: “Designemos um cabeça e voltemos ao Egito!”
5 Em vista disso, Moisés e Arão lançaram-se com as faces [por terra] diante de toda a congregação da assembléia dos filhos de Israel.
6 E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefuné, que eram dos que haviam espiado o país, rasgaram as suas vestes
7 e passaram a dizer o seguinte a toda a assembléia dos filhos de Israel: “A terra que percorremos para espiar é uma terra muitíssimo boa.
8 Se Jeová se agradou de nós, então nos levará certamente a esta terra e no-la dará, uma terra que mana leite e mel.
9 Somente não vos rebeleis contra Jeová; e vós, não temais o povo da terra, pois eles são para nós pão. Seu abrigo se retirou de cima deles e Jeová está conosco. Não os temais.”
10 No entanto, toda a assembléia falava em atirar pedras neles. E a glória de Jeová apareceu na tenda de reunião a todos os filhos de Israel.
11 Por fim, Jeová disse a Moisés: “Até quando me tratará este povo sem respeito e até quando não depositarão fé em mim, em vista de todos os sinais que realizei entre eles?
12 Deixa-me golpeá-los com pestilência e desalojá-los, e deixa-me fazer de ti uma nação maior e mais forte do que eles.”
13 Moisés, porém, disse a Jeová: “Então os egípcios forçosamente ouvirão que tu, pelo teu poder, fizeste este povo subir do meio deles.
14 E forçosamente o contarão aos habitantes desta terra. Ouviram que tu és Jeová no meio deste povo, tendo aparecido face a face.*1 Tu és Jeová e a tua nuvem está posta por cima deles, e de dia vais na frente deles na coluna de nuvem, e de noite, na coluna de fogo.
|
15 Se entregasses este povo à morte como se fosse um só homem, então as nações que ouviram [falar] da tua fama certamente diriam:
16 ‘Visto que Jeová não foi capaz de levar este povo à terra que lhes jurou, ele passou a matá-los no ermo.’
17 E agora, por favor, torne-se grande o teu poder,*1 ó Jeová,*2 assim como falaste, dizendo:
|
18 ‘Jeová, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência,*1 perdoando erro e transgressão, mas ele de modo algum eximirá da punição, trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos, sobre a terceira geração e sobre a quarta geração.’
|
19 Por favor, perdoa o erro deste povo segundo a grandeza da tua benevolência e assim como perdoaste a este povo desde o Egito até agora.”
20 Jeová disse então: “Deveras perdôo segundo a tua palavra.
21 E, por outro lado, assim como vivo, toda a terra se encherá da glória de Jeová.
22 Mas todos os homens que têm visto a minha glória e os meus sinais que realizei no Egito e no ermo, e que ainda assim persistiram em pôr-me à prova estas dez vezes e não escutaram a minha voz,
23 nunca verão*1 a terra que jurei aos seus pais, sim, todos os que me tratam sem respeito não a verão.
|
24 Quanto a meu servo Calebe, porque se mostrou haver com ele um espírito diferente e ele persistiu em seguir-me integralmente, certamente o levarei à terra a que ele foi, e sua descendência tomará posse dela.
25 Sendo que os amalequitas e os cananeus moram na baixada, virai-vos amanhã e parti, a fim de marchar para o ermo pelo caminho do Mar Vermelho.”
26 E Jeová prosseguiu, falando a Moisés e a Arão, dizendo:
27 “Até quando fará esta assembléia má tais resmungos contra mim? Ouvi os resmungos dos filhos de Israel com que resmungam contra mim.
28 Dize-lhes: ‘“Assim como vivo”, é a pronunciação de Jeová, “se não vos farei exatamente assim como falastes aos meus ouvidos!
29 Neste ermo cairão os vossos cadáveres, sim, todos os vossos registrados de todo o vosso número, da idade de vinte anos para cima, vós os que resmungastes contra mim.
30 Quanto a vós, não entrareis na terra a respeito da qual ergui minha mão [em juramento] para residir convosco, com exceção de Calebe, filho de Jefuné, e Josué, filho de Num.
31 “‘“E vossos pequeninos, que dissestes ficariam por saque — a estes também hei de fazer entrar e hão de conhecer a terra que rejeitastes.
32 Mas os vossos próprios cadáveres cairão neste ermo.
33 E vossos filhos se tornarão pastores*1 no ermo, por quarenta anos, e terão de responder pelos vossos atos de fornicação,*2 até que os vossos cadáveres cheguem ao seu fim neste ermo.
|
34 Segundo o número dos dias em que espiastes o país, quarenta dias, um dia por um ano, um dia por um ano, respondereis pelos vossos erros por quarenta anos, pois tereis de saber o que significa eu estar alheado.
35 “‘“Eu, Jeová, falei, se não é isto o que farei a toda esta assembléia má, estes que se combinaram contra mim: Neste ermo chegarão ao seu fim e ali morrerão.
36 E os homens que Moisés enviou para espiar o país e que, quando voltaram, começaram a fazer toda a assembléia resmungar contra ele,*1 dando um relato mau sobre o país,
|
37 sim, os homens que deram o relato mau sobre o país morrerão pelo flagelo diante de Jeová.
38 Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefuné, é que continuarão a viver dentre esses homens que foram espiar o país.”’”
39 Quando Moisés passou a falar estas palavras a todos os filhos de Israel, então o povo começou a prantear muito.
40 Além disso, levantaram-se de manhã cedo e tentaram subir ao cume do monte, dizendo: “Eis-nos aqui, e temos de subir ao lugar que Jeová mencionou. Pois pecamos.”
41 Moisés, porém, disse: “Por que é que infringis a ordem de Jeová? Mas isso não será bem sucedido.
42 Não subais, porque Jeová não está no vosso meio, para que não sejais derrotados diante dos vossos inimigos.
43 Pois os amalequitas e os cananeus estão ali diante de vós; e haveis de cair pela espada, pois, por terdes recuado de seguir a Jeová, Jeová não continuará convosco.”
44 No entanto, subiram presunçosamente ao cume do monte, mas a arca do pacto de Jeová e Moisés não se afastaram do meio do acampamento.
45 Desceram então os amalequitas e os cananeus que moravam naquele monte e começaram a golpeá-los e foram desbaratá-los até Hormá.